Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Inês Gomes
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4938
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
id RCAP_06c31c103b31a8c2780584a26d03951c
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4938
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolarAvaliação de programasEducação para a carreiraAbandono escolarTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011No âmbito da Educação para a Carreira este estudo pretende avaliar a eficácia do programa “Eu sei, eu quero!” construído e desenvolvido com alunos de duas turmas do 7.º ano de escolaridade com elevado risco de abandono escolar e integrado na minha prática enquanto psicóloga do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) da escola situada na freguesia da Damaia. Pretende-se, assim, identificar evidências dos efeitos positivos da intervenção, no âmbito do desenvolvimento pessoal, vocacional e académico dos alunos, bem como dados que permitam aperfeiçoar o programa. O programa, com fundamentação nas perspectivas sócio-cognitiva, desenvolvimentista e contextualista, visa apoiar os alunos na construção dos seus projectos de vida envolvendo a comunidade educativa (professores, encarregados de educação, antigos alunos) e recorrendo principalmente a actividades de modelação, exercícios escritos e às novas tecnologias. Foi realizada a avaliação das necessidades, do processo e dos resultados. As respostas dos alunos foram analisadas através da técnica de análise de conteúdo temática. No final da intervenção, a maioria dos alunos afirmou querer continuar a estudar, conseguindo definir um objectivo e um projecto de vida (escolar e/ou profissional) e identificando alternativas realistas dentro do sistema educativo. A maioria revelou uma visão positiva face ao futuro, de persistência e confiança. O impacto foi registado também na melhoria do desempenho escolar, tendo aumentado a taxa de transição, diminuído as retenções repetidas e não havendo abandono escolar. O programa foi considerado pertinente, útil e eficaz, reforçando o papel do psicólogo e dos programas de educação da carreira no combate ao insucesso e abandono escolar.In the scope of Career Education, the present study aims to evaluate the effectiveness of the program “I know, I want!”. This program was developed with students in two classes of the 7th grade showing high school dropout risk, incorporated in my activity as a Psychologist in the Counselling and Psychology Service in a school in the locality of Damaia. The aim was to identify evidence on the positive effects of this intervention, regarding the personal, vocational and academic development of students, as well as data to enhance the program. The program, based on social-cognitive, development and contextual perspectives, seeks to help students building their life projects, with the support of the school community (teachers, parents/guardians, and former students), mainly using modelling activities, written exercises and new technologies. We have also conducted a needs, process and results assessment. To review the answers of students, we used the thematic content analysis. By the end of the intervention, the majority of students declared they wanted to continue studies, which proves they have succeeded at establishing a career goal and life project (academic and/or professional) and identifying real alternatives within the school system. The majority of students demonstrated a positive attitude toward the future, showing perseverance and confidence. The school performance also improved – the school transition rate increased, repeated school failure decreased and there were no cases of school dropout. The program was considered to be appropriate, useful, and efficient, reinforcing the role of the Psychologist and career education programs in combating school failure and dropout.Teixeira, Maria Odília, 1957-Repositório da Universidade de LisboaFaria, Inês Gomes2012-01-20T13:43:20Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4938porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4938Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:28.893738Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar
title Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar
spellingShingle Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar
Faria, Inês Gomes
Avaliação de programas
Educação para a carreira
Abandono escolar
Teses de mestrado - 2011
title_short Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar
title_full Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar
title_fullStr Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar
title_full_unstemmed Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar
title_sort Avaliação de um programa de educação para a carreira com alunos do 7.º ano de escolaridade em risco de abandono escolar
author Faria, Inês Gomes
author_facet Faria, Inês Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Maria Odília, 1957-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Inês Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de programas
Educação para a carreira
Abandono escolar
Teses de mestrado - 2011
topic Avaliação de programas
Educação para a carreira
Abandono escolar
Teses de mestrado - 2011
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2011
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-20T13:43:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4938
url http://hdl.handle.net/10451/4938
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134192383033344