A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2870 |
Resumo: | A Educação no século XXI está a adaptar-se a um conjunto de alterações profundas que advêm da sociedade atual e têm implicações na escola e no processo de ensinoaprendizagem. Este artigo pretende analisar o que pensam os seus interlocutores sobre a escola ideal, já que a mesma só ganha sentido se a sua comunidade escolar puder refletir sobre ela com vista a perspetivar o seu futuro. O artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a ilustração contemporânea como uma ferramenta pedagógica na promoção de uma transformação social. Deste projeto emergem os seguintes objetivos: i) perceber como a ilustração pode contribuir para uma educação transformadora; ii) compreender o seu impacto na aprendizagem das crianças e na prática profissional dos educadores de infância e iii) elencar um conjunto de ideias sobre a construção de uma escola ideal, tendo em consideração o testemunho dos educadores e das crianças. Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa. Como instrumentos para recolha de dados utilizou-se a análise documental e a narrativa individual. Os resultados demostraram que o contacto com a ilustração contemporânea induz as crianças a serem agentes transformadores na comunidade em que vivem e possibilitam aos educadores uma nova forma de trabalhar, capaz de atender às exigências da contemporaneidade que visam a construção de uma cidadania ativa. |
id |
RCAP_06e67b22063185bc1310ac2b393459e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2870 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Ilustração Contemporânea para uma Educação TransformadoraIlustração ContemporâneaEducação Pré-escolarA Educação no século XXI está a adaptar-se a um conjunto de alterações profundas que advêm da sociedade atual e têm implicações na escola e no processo de ensinoaprendizagem. Este artigo pretende analisar o que pensam os seus interlocutores sobre a escola ideal, já que a mesma só ganha sentido se a sua comunidade escolar puder refletir sobre ela com vista a perspetivar o seu futuro. O artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a ilustração contemporânea como uma ferramenta pedagógica na promoção de uma transformação social. Deste projeto emergem os seguintes objetivos: i) perceber como a ilustração pode contribuir para uma educação transformadora; ii) compreender o seu impacto na aprendizagem das crianças e na prática profissional dos educadores de infância e iii) elencar um conjunto de ideias sobre a construção de uma escola ideal, tendo em consideração o testemunho dos educadores e das crianças. Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa. Como instrumentos para recolha de dados utilizou-se a análise documental e a narrativa individual. Os resultados demostraram que o contacto com a ilustração contemporânea induz as crianças a serem agentes transformadores na comunidade em que vivem e possibilitam aos educadores uma nova forma de trabalhar, capaz de atender às exigências da contemporaneidade que visam a construção de uma cidadania ativa.ESE de Coimbra2020-03-31T08:54:13Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2870por1646-9526Oliveira, Mónicainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:19Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:35.683998Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora |
title |
A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora |
spellingShingle |
A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora Oliveira, Mónica Ilustração Contemporânea Educação Pré-escolar |
title_short |
A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora |
title_full |
A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora |
title_fullStr |
A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora |
title_full_unstemmed |
A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora |
title_sort |
A Ilustração Contemporânea para uma Educação Transformadora |
author |
Oliveira, Mónica |
author_facet |
Oliveira, Mónica |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Mónica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ilustração Contemporânea Educação Pré-escolar |
topic |
Ilustração Contemporânea Educação Pré-escolar |
description |
A Educação no século XXI está a adaptar-se a um conjunto de alterações profundas que advêm da sociedade atual e têm implicações na escola e no processo de ensinoaprendizagem. Este artigo pretende analisar o que pensam os seus interlocutores sobre a escola ideal, já que a mesma só ganha sentido se a sua comunidade escolar puder refletir sobre ela com vista a perspetivar o seu futuro. O artigo resulta de um projeto de investigação centrado na necessidade de equacionar a ilustração contemporânea como uma ferramenta pedagógica na promoção de uma transformação social. Deste projeto emergem os seguintes objetivos: i) perceber como a ilustração pode contribuir para uma educação transformadora; ii) compreender o seu impacto na aprendizagem das crianças e na prática profissional dos educadores de infância e iii) elencar um conjunto de ideias sobre a construção de uma escola ideal, tendo em consideração o testemunho dos educadores e das crianças. Este trabalho privilegia uma investigação qualitativa. Como instrumentos para recolha de dados utilizou-se a análise documental e a narrativa individual. Os resultados demostraram que o contacto com a ilustração contemporânea induz as crianças a serem agentes transformadores na comunidade em que vivem e possibilitam aos educadores uma nova forma de trabalhar, capaz de atender às exigências da contemporaneidade que visam a construção de uma cidadania ativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01T00:00:00Z 2019 2020-03-31T08:54:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2870 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2870 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-9526 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ESE de Coimbra |
publisher.none.fl_str_mv |
ESE de Coimbra |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131630984495104 |