Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/3638 |
Resumo: | A formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico. |
id |
RCAP_0717eea92d4342cbc4e731c1ee173d33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3638 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professoresSTEM1.º Cicloformação de professoresintegração curricularA formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico.Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESERepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémMartins, ClaraCorreia, Marisa2021-09-21T15:10:30Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/3638porMartins, M. C., & Correia, M. (2019). Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores. In B., Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (pp. 54-59). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE.978-989-54541-0-5info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:35:38Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/3638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:55:23.312724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores |
title |
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores |
spellingShingle |
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores Martins, Clara STEM 1.º Ciclo formação de professores integração curricular |
title_short |
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores |
title_full |
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores |
title_fullStr |
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores |
title_full_unstemmed |
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores |
title_sort |
Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores |
author |
Martins, Clara |
author_facet |
Martins, Clara Correia, Marisa |
author_role |
author |
author2 |
Correia, Marisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Clara Correia, Marisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
STEM 1.º Ciclo formação de professores integração curricular |
topic |
STEM 1.º Ciclo formação de professores integração curricular |
description |
A formação inicial de professores e educadores do século XXI deve contemplar abordagens pedagógicas inovadoras, numa perspetiva cada vez mais interdis-ciplinar e promotora do desenvolvimento de áreas STEM (Science, Technolo-gy, Engineering and Mathematics). Nesta comunicação analisamos as perspetivas de futuros professores sobre a implementação de atividades STEM após a realização de duas atividades no âmbito de unidades curriculares da licenciatura em educação básica e após a planificação e dinamização de atividades para/com crianças do 1.º ciclo. Este estudo segue um paradigma interpretativo, com uma abordagem qualitati-va. Os dados foram recolhidos a partir da análise documental das produções dos estudantes, da observação de aulas durante a realização de atividades STEM e implementação de atividades desenvolvidas pelos estudantes e uma entrevista de grupo focado. Os resultados sugerem que os futuros professores estão sensibilizados para a importância de promover de forma articulada aprendizagens no âmbito de diferentes áreas, são capazes de refletir sobre as condições favoráveis à prática do professor, mas também reconhecem constrangimentos e referem dificulda-des que têm subjacente o seu próprio conhecimento pedagógico e científico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z 2021-09-21T15:10:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/3638 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/3638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, M. C., & Correia, M. (2019). Abordagem integradora das STEM: perspetivas de futuros professores. In B., Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). ebook do encontro IEMC2019 Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências (pp. 54-59). Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE. 978-989-54541-0-5 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Santarém - UI_IPS/ESE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137043224199168 |