A influência das atividades laboratoriais do tipo P.O.E com recurso à utilização de modelos na reconstrução do conhecimento dos alunos : um estudo centrado na temática "Atividade vulcânica" do 7º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimenta, José Rafael Oliveira Gonçalves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25278
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
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spelling A influência das atividades laboratoriais do tipo P.O.E com recurso à utilização de modelos na reconstrução do conhecimento dos alunos : um estudo centrado na temática "Atividade vulcânica" do 7º ano de escolaridade501:372.85372.85:501371.388Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino SecundárioApesar da discussão, com mais de um século, em torno da questão da utilização das atividades laboratoriais (AL) no ensino das ciências, elas são constantemente consideradas como um recurso de grande valor na educação em ciências e, particularmente, na educação em Geologia, cujas especificidades, como a grande escala temporal e dimensão geográfica, dificultam ou impossibilitam a reprodução de alguns dos seus fenómenos nos laboratórios de ciências. A solução poderá passar pelo recurso, em laboratório escolar, a modelos de fenómenos e de processos geológicos, ultrapassando-se, assim, pelo menos de forma parcial, as dificuldades associadas à realização de AL no ensino das ciências da Terra. As AL predominantes nos manuais escolares exigem um reduzido envolvimento do aluno, sobretudo a nível cognitivo. Recorrendo a AL do tipo Prevê-Observa-Explica (P.O.E.) contribuir-se-á para contrariar esta tendência, uma vez que estas pretendem que a aprendizagem de conhecimento conceptual se realize por intermédio da promoção da (re)construção das ideias que os alunos possuem sobre determinado assunto, e que precisam de testar de maneira a encontrarem dados que as suportem ou as coloquem em causa, implicando, assim, uma participação mais ativa da parte deles. Este Projeto consistiu, pois, na realização de duas AL do tipo P.O.E., com recurso à utilização de modelos, que incidiram na abordagem de assuntos relativos à temática ‘Atividade vulcânica’, do 7º ano de escolaridade. Pretende-se, com ele, perceber, sobretudo, da influência dessas atividades na reconstrução do conhecimento dos alunos, nos assuntos abordados. Os resultados obtidos mostram, na generalidade, uma clara evolução nas ideias manifestadas pelos alunos e, consequentemente, no seu conhecimento acerca dos assuntos tratados, mas também uma muito boa recetividade da parte deles em relação ao tipo de atividades implementadas. Recomenda-se, portanto, um maior recurso a este tipo de AL nas aulas de ciências.Although the discussion with more than a century, around the issue of the use of laboratory activities (LA), they are constantly considered as a resource of great value in science education, particularly in the instruction of Geology, whose specificities, as the large-scale temporal and geographical size, difficult or make impossible to demonstrate some of its phenomena in science labs. The solution could be the use of models which simulate phenomena and geological processes, in school lab, to overcome, at least partially, the difficulties associated with conducting laboratory activities in the teaching of Earth science. The prevalent LA included in textbooks require a reduced student involvement, especially at the cognitive level. Using the LA type Preview-Observe-Explain (P.O.E.) will help to counteract this trend, since they claim that the learning of conceptual knowledge takes place through the promotion of (re)construction of the ideas that students have about a certain subject, and they need to test in order to find data that support those ideas or put them in question, thus implying a more active participation on their part. This project consisted therefore in achieving two LA type P.O.E., with the use of models, which focused on approaching issues related to the theme 'Volcanic activity', from 7th grade. The main purpose is to realize the influence of those activities on the reconstruction of students' knowledge in the subjects covered. The results show, in general, a clear evolution in the ideas expressed by the students and, consequently, on their understanding of the subject matter, but also a very good receptivity from them regarding the type of activities implemented. It is recommended, therefore, an increased use of this type of LA in science classes.Sousa, Maria Manuela Fonseca eBorges, Francisco Alberto MarquesUniversidade do MinhoPimenta, José Rafael Oliveira Gonçalves20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25278porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25278Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:36.553733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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