Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/31557 |
Resumo: | O presente relatório visa a reflexão e análise das atividades desenvolvidas no âmbito da Unidade Curricular: Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem – Porto da Universidade Católica Portuguesa. O estágio foi desenvolvido em dois contextos de prática, um serviço de urgência e uma unidade de cuidados intensivos polivalentes. A descrição das atividades de estágio e a consequente reflexão foi efetuada de acordo com as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica. Para a aquisição de competências na área do cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, é feita a descrição de intervenções, pesquisa e reflexão em áreas como o cuidado ao doente na sala de emergência, o transporte intra-hospitalar, as complicações da ventilação mecânica e as intervenções não farmacológicas na gestão da analgesia, sedação e delírio. No que se relaciona com as competências na área da resposta em situações de emergência, é abordada a importância da promoção de uma comunicação eficaz entre profissionais em situações de emergência e o papel do enfermeiro na implementação de um plano de resposta multivítimas. Para a aquisição de competências relacionadas com a maximização da prevenção, intervenção e controlo da infeção e resistência a antimicrobianos é feita a descrição e análise as oportunidades de intervenção encontradas nos dois contextos de estágio como a aplicação de grelhas de observação para os momentos de higiene das mãos, uso de luvas e elaboração de instruções de trabalho de higiene e limpeza de equipamentos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica ao basear a sua tomada de decisão assente em padrões de conhecimento válidos, atuais e pertinentes está em posição de, em equipa, discutir e refletir sobre as opções terapêuticas, minimizando os impactos que as intervenções cada vez mais complexas têm na dimensão dos cuidados prestados ao doente crítico. É necessário que se efetue uma reflexão sob o ponto de vista ético, legal, pessoal e científico que concorram para a promoção de cuidados seguros e de qualidade. O estudo da enfermagem a nível de Mestrado é imprescindível para que os enfermeiros, apoiados pelas escolas de enfermagem e as instituições de saúde, continuem a promover o desenvolvimento da profissão e o conhecimento em Enfermagem. |
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Relatório de estágioInternship reportEnfermeiro especialistaCompetências específicasDoente críticoDelírioNurse specialistSpecific skillsCritical patientDeliriumDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório visa a reflexão e análise das atividades desenvolvidas no âmbito da Unidade Curricular: Estágio Final e Relatório do Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem – Porto da Universidade Católica Portuguesa. O estágio foi desenvolvido em dois contextos de prática, um serviço de urgência e uma unidade de cuidados intensivos polivalentes. A descrição das atividades de estágio e a consequente reflexão foi efetuada de acordo com as competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação crítica. Para a aquisição de competências na área do cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, é feita a descrição de intervenções, pesquisa e reflexão em áreas como o cuidado ao doente na sala de emergência, o transporte intra-hospitalar, as complicações da ventilação mecânica e as intervenções não farmacológicas na gestão da analgesia, sedação e delírio. No que se relaciona com as competências na área da resposta em situações de emergência, é abordada a importância da promoção de uma comunicação eficaz entre profissionais em situações de emergência e o papel do enfermeiro na implementação de um plano de resposta multivítimas. Para a aquisição de competências relacionadas com a maximização da prevenção, intervenção e controlo da infeção e resistência a antimicrobianos é feita a descrição e análise as oportunidades de intervenção encontradas nos dois contextos de estágio como a aplicação de grelhas de observação para os momentos de higiene das mãos, uso de luvas e elaboração de instruções de trabalho de higiene e limpeza de equipamentos. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica ao basear a sua tomada de decisão assente em padrões de conhecimento válidos, atuais e pertinentes está em posição de, em equipa, discutir e refletir sobre as opções terapêuticas, minimizando os impactos que as intervenções cada vez mais complexas têm na dimensão dos cuidados prestados ao doente crítico. É necessário que se efetue uma reflexão sob o ponto de vista ético, legal, pessoal e científico que concorram para a promoção de cuidados seguros e de qualidade. O estudo da enfermagem a nível de Mestrado é imprescindível para que os enfermeiros, apoiados pelas escolas de enfermagem e as instituições de saúde, continuem a promover o desenvolvimento da profissão e o conhecimento em Enfermagem.This report aims to reflect and analyze the activities developed within the scope of the Curricular Unit: Final Stage and Report of the Master Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing by School of Nursing – Porto Universidade Católica Portuguesa. The internship was developed in two contexts of practice, an emergency service and an intensive care unit. The description of the internship activities and the consequent reflection was carried out according to the specific competences of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the nursing area to the person in critical situation. For the acquisition of skills in the area of care of the person experiencing complex processes of critical illness, a description of interventions, research and reflection is made in areas such as care for the patient in the emergency room, intrahospital transportation, complications of mechanical ventilation and nonpharmacological interventions in the management of analgesia, sedation and delirium. Concerning emergency response skills, the importance of promoting effective communication between professionals in emergencies and the role of nurses in the implementation of a multi-victim response plan is addressed. To acquire skills related to maximizing prevention, intervention and control of infection and antimicrobial resistance, the description and analysis of the intervention opportunities found in the two stage contexts, such as the application of observation grids for the moments of hygiene of the hands, use of gloves and elaboration of hygiene work instructions and cleaning of equipment. The Specialist Nurse Practitioner in Medical-Surgical Nursing basing his decision-making based on valid, current and relevant knowledge standards is in a position to, as a team, discuss and reflect on therapeutic options, minimizing the impacts that increasingly in the dimension of the care provided to the critical patient. It is necessary to carry out ethical, legal, personal and scientific reflection that contribute to the promotion of safe and quality care. The study of nursing at Masters level is essential so that nurses, supported by nursing schools and health institutions, continue to promote the development of the profession and knowledge in Nursing.Oliveira, Irene Maria SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLuís, Cátia Liliana Loureiro Ferreira2021-01-05T11:26:42Z2019-07-1820192019-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/31557TID:202299716porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:37:02Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/31557Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:25:24.273814Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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