O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Inara Louize
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/27604
Resumo: A Responsabilidade Social das Organizações (RSO) tornou-se gradualmente uma das práticas comuns de negócio. Tais práticas incluem preocupações de carácter social e ambiental nas suas atividades e estratégias, de forma a criar um conjunto de valores que envolvam todos os stakeholders. Um dos principais e mais importantes stakeholders é o trabalhador, uma vez que permite a concretização dos objetivos organizacionais. As práticas de RSO têm uma influência significativa nas atitudes do trabalhador. Assim, é de grande valia para as organizações perceber de que forma este se relaciona com a responsabilidade social, e como a experiência com a RSO pode resultar em comportamentos mais positivos do trabalhador face à organização. Neste sentido, para a presente dissertação foi recolhida uma amostra de 130 trabalhadores de diversas organizações, a partir de um questionário online, tendo como objetivos explorar a relação entre as diferentes dimensões de RSO e as perceções dos trabalhadores, bem como averiguar se esta relação contribui para a melhoria da motivação, satisfação, commitment e perceção de justiça distributiva. Os resultados obtidos revelam uma relação positiva e significativa entre as perceções RSO, ao longo das suas dimensões (interna e externa), e a motivação intrínseca, satisfação no trabalho, commitment afetivo e perceção de justiça distributiva. Para além disso, existe uma relação positiva entre a perceção de justiça distributiva e as perceções de RSO interna e externa, como também com os outcomes atitudinais e comportamentais dos trabalhadores, atuando como variável mediadora da relação entre a RSO interna e a motivação, satisfação e commitment.
id RCAP_075a4201d467798ea70f32cbf89d20fc
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27604
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacionalResponsabilidade social das organizaçõesDimensões interna e externa da RSOMotivação intrínsecaSatisfação no trabalho -- Job satisfactionCommitment afetivoJustiça distributivaCorporate social responsibilityInternal and external dimensions of CSRIntrinsic motivationAffective commitmentDistributive justiceA Responsabilidade Social das Organizações (RSO) tornou-se gradualmente uma das práticas comuns de negócio. Tais práticas incluem preocupações de carácter social e ambiental nas suas atividades e estratégias, de forma a criar um conjunto de valores que envolvam todos os stakeholders. Um dos principais e mais importantes stakeholders é o trabalhador, uma vez que permite a concretização dos objetivos organizacionais. As práticas de RSO têm uma influência significativa nas atitudes do trabalhador. Assim, é de grande valia para as organizações perceber de que forma este se relaciona com a responsabilidade social, e como a experiência com a RSO pode resultar em comportamentos mais positivos do trabalhador face à organização. Neste sentido, para a presente dissertação foi recolhida uma amostra de 130 trabalhadores de diversas organizações, a partir de um questionário online, tendo como objetivos explorar a relação entre as diferentes dimensões de RSO e as perceções dos trabalhadores, bem como averiguar se esta relação contribui para a melhoria da motivação, satisfação, commitment e perceção de justiça distributiva. Os resultados obtidos revelam uma relação positiva e significativa entre as perceções RSO, ao longo das suas dimensões (interna e externa), e a motivação intrínseca, satisfação no trabalho, commitment afetivo e perceção de justiça distributiva. Para além disso, existe uma relação positiva entre a perceção de justiça distributiva e as perceções de RSO interna e externa, como também com os outcomes atitudinais e comportamentais dos trabalhadores, atuando como variável mediadora da relação entre a RSO interna e a motivação, satisfação e commitment.Corporate Social Responsibility (CSR) has gradually became one of the common practices in business. Such practices include concerns of social and environmental character in its activities and strategies, to create a cluster of values that evolve all stakeholders. One of the main and most important stakeholders is the employee, since this one allows the concretization of corporate goals. CSR practices have a significant influence on the employee’s attitudes, so it is a great perk to organizations to realize in which form this relates to corporate social responsibility, and how the experience with CSR can result in more positive employee behaviors towards the organization. In this sense, in the present dissertation a sample of 130 employees of diverse organizations was collected, through an online questionnaire, having as goals to explore the relation between the different dimensions of CSR and employees’ perceptions, as well as ascertain if this relation contributes to the improvement of motivation, satisfaction, commitment and distributive justice perception. The results obtained reveal a positive and significant relation between social responsibility perceptions, throughout its dimensions (internal and external), and intrinsic motivation, work satisfaction, affective commitment, and distributive justice perception. Furthermore, a positive relation exists between the distributive justice perception and the internal and external social responsibility perceptions, as well as employee’s attitudinal outcomes and behaviors, acting as a mediator variable of the relation between internal CSR and motivation, satisfaction, and commitment.2024-01-09T00:00:00Z2023-01-09T00:00:00Z2023-01-092022-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/27604TID:203180003porFrancisco, Inara Louizeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:18:28Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/27604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:25:10.869093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional
title O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional
spellingShingle O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional
Francisco, Inara Louize
Responsabilidade social das organizações
Dimensões interna e externa da RSO
Motivação intrínseca
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Commitment afetivo
Justiça distributiva
Corporate social responsibility
Internal and external dimensions of CSR
Intrinsic motivation
Affective commitment
Distributive justice
title_short O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional
title_full O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional
title_fullStr O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional
title_full_unstemmed O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional
title_sort O impacto da responsabilidade social nos comportamentos dos trabalhadores em contexto organizacional
author Francisco, Inara Louize
author_facet Francisco, Inara Louize
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Inara Louize
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social das organizações
Dimensões interna e externa da RSO
Motivação intrínseca
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Commitment afetivo
Justiça distributiva
Corporate social responsibility
Internal and external dimensions of CSR
Intrinsic motivation
Affective commitment
Distributive justice
topic Responsabilidade social das organizações
Dimensões interna e externa da RSO
Motivação intrínseca
Satisfação no trabalho -- Job satisfaction
Commitment afetivo
Justiça distributiva
Corporate social responsibility
Internal and external dimensions of CSR
Intrinsic motivation
Affective commitment
Distributive justice
description A Responsabilidade Social das Organizações (RSO) tornou-se gradualmente uma das práticas comuns de negócio. Tais práticas incluem preocupações de carácter social e ambiental nas suas atividades e estratégias, de forma a criar um conjunto de valores que envolvam todos os stakeholders. Um dos principais e mais importantes stakeholders é o trabalhador, uma vez que permite a concretização dos objetivos organizacionais. As práticas de RSO têm uma influência significativa nas atitudes do trabalhador. Assim, é de grande valia para as organizações perceber de que forma este se relaciona com a responsabilidade social, e como a experiência com a RSO pode resultar em comportamentos mais positivos do trabalhador face à organização. Neste sentido, para a presente dissertação foi recolhida uma amostra de 130 trabalhadores de diversas organizações, a partir de um questionário online, tendo como objetivos explorar a relação entre as diferentes dimensões de RSO e as perceções dos trabalhadores, bem como averiguar se esta relação contribui para a melhoria da motivação, satisfação, commitment e perceção de justiça distributiva. Os resultados obtidos revelam uma relação positiva e significativa entre as perceções RSO, ao longo das suas dimensões (interna e externa), e a motivação intrínseca, satisfação no trabalho, commitment afetivo e perceção de justiça distributiva. Para além disso, existe uma relação positiva entre a perceção de justiça distributiva e as perceções de RSO interna e externa, como também com os outcomes atitudinais e comportamentais dos trabalhadores, atuando como variável mediadora da relação entre a RSO interna e a motivação, satisfação e commitment.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11
2023-01-09T00:00:00Z
2023-01-09
2024-01-09T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/27604
TID:203180003
url http://hdl.handle.net/10071/27604
identifier_str_mv TID:203180003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134814706597888