Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, João Pedro Rosa Mota
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97412
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_0787cfe2d5e4c8b43ddaa0fcfce4934b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97412
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19Teacher Training Final Report Realized at Escola Secundária Infanta Dona Maria in the 2020/2021 Academic Year (MEEFEBS) - Motivations of Basic and Secondary Education Students for Physical Education: Comparative Study (Gender and School Level) Carried Out During a Year with the Covid-19 PandemicEstágio PedagógicoEducação FísicaMotivaçãoProcesso Ensino-AprendizagemTeacher PracticePhysical EducationMotivationTeaching-LearningRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO Estágio Pedagógico é um momento de fulcral importância naquilo que é a formação do futuro docente. É neste período que o estudante em Ensino tem oportunidade de aplicar todos os seus conhecimentos e correspondentes capacidades num ambiente semelhante àquele que vivenciará na sua vida profissional. Através desta aplicação da teoria anteriormente aprendida, a um meio tão imprevisível quanto real, e com uma prática orientada, surge o ambiente fundamental para a existência de uma aprendizagem sustentada de conhecimentos relativos à docência. A realização deste relatório inclui-se nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico e de Relatório de Estágio, presentes no 2º ano do plano curricular do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário (MEEFEBS), pertencente à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra. O estágio apresentado neste documento foi realizado na Escola Secundária da Infanta Dona Maria, na turma G, do 11º de escolaridade, no ano letivo de 2020/2021.Este trabalho está organizado em 3 grandes partes, que se exprimem no mesmo número de capítulos. Num primeiro momento, é realizado um enquadramento das práticas desenvolvidas, através da caraterização da escola, da turma e do contexto do estágio e da explicitação das expetativas iniciais existentes aquando do início deste Estágio Pedagógico. No segundo capítulo, expõe-se uma análise reflexiva acerca das práticas e das aprendizagens realizadas, tanto pelo professor estagiário como pelos alunos, ao longo do ano letivo. Aqui, é feita uma análise ao que foi feito, nomeadamente, no que toca às tarefas relativas ao planeamento, à realização (onde se inclui a intervenção pedagógica), e à avaliação. Neste capítulo estarão ainda presentes outros pontos, como por exemplo, as dificuldades sentidas ao longo do processo e questões dilemáticas. No último ponto, está aprofundado um tema problema no campo da intervenção da Educação Física. O tema é relativo às “Motivações dos estudantes do ensino básico e secundário para a Educação Física”, tendo sido um trabalho realizado ao longo do ano.The Teacher Training is a moment of crucial importance in the formation of the future teacher. It is during this period that the student in Education has the opportunity to apply all his knowledge and corresponding skills in an environment similar to the one he will experience in his professional life. Through this application of the previously learned theory, to an environment as unpredictable as it is real, and with a guided practice, emerge the conditions for the existence of a sustained learning of knowledge related to teaching.The realization of this report is included in curricular units of Teacher Training and Teacher Training Report, both considered in the course syllabus (2nd year) of the Master in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level, of the College of Sciences of Sport and Physical Education from the University of Coimbra. The internship presented at this document was realized at Escola Secundária Infanta Dona Maria, Class G, of the 11th form, in the academic year of 2020/2021. This work is organized in 3 major parts, which are expressed in the same number of chapters. At first, a framework of the practices developed is carried out, through the characterization of the school, the class, the context of the internship and the explanation of the initial expectations existing at the beginning of this Teacher Training period. At the second chapter, is exposed a reflective analysis of the practices and learning carried out throughout the school year, both by the trainee teacher and by the students. Here, is made an analysis of what has been done, with regard to tasks related to planning, implementation (including pedagogical intervention), and evaluation. Still in this chapter, other points will also be addressed, such as, for example, the difficulties experienced during the process and dilemmatic issues.In the last point, it is approached a topic related to a field of Physical Education intervention. The theme is related to the “Motivations of students from basic and secondary education to Physical Education” and this was a study made throughout all the school year.2021-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97412http://hdl.handle.net/10316/97412TID:202809366porSaraiva, João Pedro Rosa Motainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:47:26Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97412Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:28.025895Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
Teacher Training Final Report Realized at Escola Secundária Infanta Dona Maria in the 2020/2021 Academic Year (MEEFEBS) - Motivations of Basic and Secondary Education Students for Physical Education: Comparative Study (Gender and School Level) Carried Out During a Year with the Covid-19 Pandemic
title Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
spellingShingle Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
Saraiva, João Pedro Rosa Mota
Estágio Pedagógico
Educação Física
Motivação
Processo Ensino-Aprendizagem
Teacher Practice
Physical Education
Motivation
Teaching-Learning
title_short Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
title_full Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
title_fullStr Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
title_full_unstemmed Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
title_sort Relatório Final de Estágio Pedagógico Desenvolvido na Escola Secundária Infanta Dona Maria no Ano Letivo 2020/2021 (MEEFEBS) - Motivações dos Estudantes do Ensino Básico e Secundário para a Educação Física: Estudo Comparativo Entre Alunos de Diferentes Sexos e Ciclos de Escolaridade Realizado ao Longo de um Ano Marcado pela Pandemia do Covid-19
author Saraiva, João Pedro Rosa Mota
author_facet Saraiva, João Pedro Rosa Mota
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, João Pedro Rosa Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Motivação
Processo Ensino-Aprendizagem
Teacher Practice
Physical Education
Motivation
Teaching-Learning
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Motivação
Processo Ensino-Aprendizagem
Teacher Practice
Physical Education
Motivation
Teaching-Learning
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97412
http://hdl.handle.net/10316/97412
TID:202809366
url http://hdl.handle.net/10316/97412
identifier_str_mv TID:202809366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134051552985088