O coordenador enquanto "líder" do departamento curricular: conceções de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sónia Maria Vicente Catarino de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/633
Resumo: A presente dissertação foi elaborada no âmbito do Mestrado em Administração e Gestão da Educação e resulta de um estudo efetuado em dois agrupamentos de escolas da área metropolitana do Porto. O estudo reflete conceções de professores sobre o coordenador enquanto “líder” do departamento curricular e partindo do problema - Quais os contributos de liderança do coordenador ao nível das dinâmicas de trabalho docente, desenvolvidas no departamento curricular? definiram-se os seguintes objetivos: analisar o papel e as funções do coordenador de departamento curricular na perspetiva dos diplomas legais; compreender perceções do coordenador em relação ao desempenho do cargo; compreender que práticas são adotadas pelos coordenadores, em relação ao seu departamento curricular, na sua ação diária; compreender perceções de docentes em relação ao exercício das funções de coordenador; compreender a influência do coordenador nas dinâmicas do trabalho docente ao nível do departamento curricular; identificar aspetos que docentes consideram importantes para reconhecer liderança ao coordenador de departamento. Para o efeito, recorremos a uma abordagem de natureza essencialmente qualitativa, numa aproximação ao estudo de caso, com recurso às técnicas de inquérito por questionário e entrevistas. O enquadramento teórico incidiu, inicialmente, numa análise do enquadramento legal ao nível dos normativos legislativos, essencialmente, no que concerne ao cargo de coordenador do departamento curricular e/ou similar; posteriormente, abordamos os conceitos de liderança, através de um breve historial acerca das teorias de liderança. Com base na análise das opiniões dos docentes sobre as funções e influência do coordenador, nomeadamente ao nível da representação, comunicação, interação, colaboração, promoção da iniciativa pessoal, resolução de problemas e objetivos comuns, concluimos que as perceções dos docentes apontam para um coordenador com uma liderança predominantemente transformacional. The present dissertation was written within the scope of the Master in Administration and Management of Education and it is the result of a study accomplished in two clusters of schools in the metropolitan area of Porto. The study reflects upon the perceptions teachers have about the coordinator as the "leader" of the curricular department and based on the problem: “What are the contributions of the coordinator’s leadership at the dynamics of teaching, developed in the curricular department? The following aims were defined: to analyze the role and functions of the coordinator of the curricular department in the perspective of the statutes; to understand the coordinator’s perception in relation to job accomplishment; to understand which practices are adopted by the coordinator, concerning its curricular department, in its daily action; to understand teachers’ perceptions with regard to the exercise of the coordinator’s tasks; to understand the coordinator’s influence upon teacher’s teaching practices; to identify features that teachers consider important to acknowledge leadership to the department coordinator. To accomplish this, a qualitative approach has been used, similar to a case study, by means of techniques such as surveys and interviews. Initially, the theoretical framework focused on an analysis of the legal framing in what concerns the legislative regulations, essentially regarding the position of the coordinator of the curricular department or similar and, then, the concepts of leadership are also discussed, through a brief history about the theories of leadership. Based on the analysis of the teacher’s points of views about the tasks and the coordinator’s influence, namely, in relation to the representation of the department, communication, interaction, cooperation, the promotion of personal initiative, problem-solving and common objectives, thereby concluding that teacher’s perceptions point to a coordinator with a predominantly transformational leadership.
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