As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Isabel Martins
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/455
Resumo: Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Especialidade de Línguas)
id RCAP_d5eddf111e6b4662c5375c70f48c949e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/455
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguasAvaliação de Desempenho DocenteCoordenador de Departamento CurricularLiderançaSupervisão PedagógicaHead of DepartmentLeadershipPedagogic SupervisionTeachers’ EvaluationDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Especialidade de Línguas)Com a implementação de um novo Estatuto da Carreira Docente, muitas foram as mudanças introduzidas na organização das escolas e na assunção de novas funções por parte de quem nelas tem a missão de ensinar. Particularmente aos coordenadores de departamento curricular são-lhes exigidas agora funções de maior relevo no domínio da liderança dos seus departamentos e da supervisão dos seus pares, dado que passam a ter uma intervenção directa na sua avaliação de desempenho. O objectivo da nossa investigação foi descrever as práticas e concepções dos coordenadores dos departamentos de línguas de duas escolas dos Açores, conhecer as expectativas em relação às novas responsabilidades que lhes são atribuídas, assim como os eventuais obstáculos ao exercício de uma liderança e supervisão eficazes. Optámos por um trabalho de natureza descritiva e comparativa e por uma metodologia de investigação que contempla os modelos quantitativo e qualitativo. Os dados foram recolhidos através de questionários e entrevistas que, posteriormente, foram alvo de tratamento estatístico e de procedimentos de análise do conteúdo, respectivamente. Os resultados obtidos indicam algumas diferenças nas práticas dos dois coordenadores, nomeadamente na forma como assumem o papel de supervisores da acção pedagógica dos seus pares, e conclui-se que uma formação especializada em áreas como a liderança, a supervisão e a avaliação poderão trazer benefícios para que a autoridade dos coordenadores seja reconhecida em matéria de observação de aulas, reflexão sobre o desempenho da função docente e consequente avaliação desse desempenho.ABSTRACT: The implementation of the new Statute of the Career Teacher brought about major changes to school organization. One of these changes is the assumption of a new role by teachers, particularly the heads of department, who are now required to assume a more important role not only in the leadership of their departments, but also in supervision since they have become active participants in the evaluation process of their peers. This study aims at describing the beliefs and thoughts and the practices of the language departments heads of two secondary schools in the Azores, in order to get to know their expectations towards their new responsibilities and the obstacles to an effective leadership and supervision that they may be eventually confronted with. We have opted for a descriptive-comparative approach and a mixed methodology combining quantitative and qualitative research. The data were collected through questionnaires and interviews and submitted to statistical and content analysis procedures respectively. The results suggest that there are some differences in the practices of the two heads of departments involved in the study, especially in the way they see their role as supervisors of their peers’ pedagogical practice. Specialized (in service) education in fields such as leadership, supervision and evaluation might be, therefore, appropriate, so that the authority of the head of department can be recognized as regards classroom observation, reflection on teachers’ performance and subsequent evaluation.Lima, Jorge Manuel Ávila deRepositório da Universidade dos AçoresCabral, Isabel Martins2010-03-24T16:38:45Z2009-12-152009-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:41Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:23.766402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas
title As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas
spellingShingle As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas
Cabral, Isabel Martins
Avaliação de Desempenho Docente
Coordenador de Departamento Curricular
Liderança
Supervisão Pedagógica
Head of Department
Leadership
Pedagogic Supervision
Teachers’ Evaluation
title_short As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas
title_full As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas
title_fullStr As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas
title_full_unstemmed As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas
title_sort As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas
author Cabral, Isabel Martins
author_facet Cabral, Isabel Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Jorge Manuel Ávila de
Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Isabel Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de Desempenho Docente
Coordenador de Departamento Curricular
Liderança
Supervisão Pedagógica
Head of Department
Leadership
Pedagogic Supervision
Teachers’ Evaluation
topic Avaliação de Desempenho Docente
Coordenador de Departamento Curricular
Liderança
Supervisão Pedagógica
Head of Department
Leadership
Pedagogic Supervision
Teachers’ Evaluation
description Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Especialidade de Línguas)
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-15
2009-12-15T00:00:00Z
2010-03-24T16:38:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/455
url http://hdl.handle.net/10400.3/455
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130679423795200