As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/455 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Especialidade de Línguas) |
id |
RCAP_d5eddf111e6b4662c5375c70f48c949e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/455 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguasAvaliação de Desempenho DocenteCoordenador de Departamento CurricularLiderançaSupervisão PedagógicaHead of DepartmentLeadershipPedagogic SupervisionTeachers’ EvaluationDissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Especialidade de Línguas)Com a implementação de um novo Estatuto da Carreira Docente, muitas foram as mudanças introduzidas na organização das escolas e na assunção de novas funções por parte de quem nelas tem a missão de ensinar. Particularmente aos coordenadores de departamento curricular são-lhes exigidas agora funções de maior relevo no domínio da liderança dos seus departamentos e da supervisão dos seus pares, dado que passam a ter uma intervenção directa na sua avaliação de desempenho. O objectivo da nossa investigação foi descrever as práticas e concepções dos coordenadores dos departamentos de línguas de duas escolas dos Açores, conhecer as expectativas em relação às novas responsabilidades que lhes são atribuídas, assim como os eventuais obstáculos ao exercício de uma liderança e supervisão eficazes. Optámos por um trabalho de natureza descritiva e comparativa e por uma metodologia de investigação que contempla os modelos quantitativo e qualitativo. Os dados foram recolhidos através de questionários e entrevistas que, posteriormente, foram alvo de tratamento estatístico e de procedimentos de análise do conteúdo, respectivamente. Os resultados obtidos indicam algumas diferenças nas práticas dos dois coordenadores, nomeadamente na forma como assumem o papel de supervisores da acção pedagógica dos seus pares, e conclui-se que uma formação especializada em áreas como a liderança, a supervisão e a avaliação poderão trazer benefícios para que a autoridade dos coordenadores seja reconhecida em matéria de observação de aulas, reflexão sobre o desempenho da função docente e consequente avaliação desse desempenho.ABSTRACT: The implementation of the new Statute of the Career Teacher brought about major changes to school organization. One of these changes is the assumption of a new role by teachers, particularly the heads of department, who are now required to assume a more important role not only in the leadership of their departments, but also in supervision since they have become active participants in the evaluation process of their peers. This study aims at describing the beliefs and thoughts and the practices of the language departments heads of two secondary schools in the Azores, in order to get to know their expectations towards their new responsibilities and the obstacles to an effective leadership and supervision that they may be eventually confronted with. We have opted for a descriptive-comparative approach and a mixed methodology combining quantitative and qualitative research. The data were collected through questionnaires and interviews and submitted to statistical and content analysis procedures respectively. The results suggest that there are some differences in the practices of the two heads of departments involved in the study, especially in the way they see their role as supervisors of their peers’ pedagogical practice. Specialized (in service) education in fields such as leadership, supervision and evaluation might be, therefore, appropriate, so that the authority of the head of department can be recognized as regards classroom observation, reflection on teachers’ performance and subsequent evaluation.Lima, Jorge Manuel Ávila deRepositório da Universidade dos AçoresCabral, Isabel Martins2010-03-24T16:38:45Z2009-12-152009-12-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/455porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:27:41Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/455Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:23.766402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas |
title |
As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas |
spellingShingle |
As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas Cabral, Isabel Martins Avaliação de Desempenho Docente Coordenador de Departamento Curricular Liderança Supervisão Pedagógica Head of Department Leadership Pedagogic Supervision Teachers’ Evaluation |
title_short |
As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas |
title_full |
As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas |
title_fullStr |
As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas |
title_full_unstemmed |
As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas |
title_sort |
As funções supervisivas dos coordenadores de departamento de línguas |
author |
Cabral, Isabel Martins |
author_facet |
Cabral, Isabel Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Jorge Manuel Ávila de Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Isabel Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de Desempenho Docente Coordenador de Departamento Curricular Liderança Supervisão Pedagógica Head of Department Leadership Pedagogic Supervision Teachers’ Evaluation |
topic |
Avaliação de Desempenho Docente Coordenador de Departamento Curricular Liderança Supervisão Pedagógica Head of Department Leadership Pedagogic Supervision Teachers’ Evaluation |
description |
Dissertação de Mestrado em Supervisão Pedagógica (Especialidade de Línguas) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-15 2009-12-15T00:00:00Z 2010-03-24T16:38:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/455 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/455 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130679423795200 |