O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Álvaro António Carteado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/5474
Resumo: Com este estudo, pretendeu-se realizar uma reflexão sobre a problemática dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) e sua inclusão na comunidade educativa. Para isso, procurou-se resposta à pergunta inicial “Qual o contributo da Arte/Expressão Plástica, na inclusão de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas”. A intervenção, passou por trabalhar a Expressão Artística com sete alunos do segundo ciclo, com DAE, integrados numa Oficina de Artes, denominada “Oficina SentirArte”, com recurso a estratégias de intervenção diversificadas e motivadoras. Atendendo à problemática proposta a estudo, e à questão de partida à qual se pretendeu responder, recorreu-se a um estudo quase-experimental, com pré-teste e pós-teste, numa perspetiva de Investigação-Ação, em que a Expressão Plástica, proporcionou a estes alunos a exploração das suas capacidades e o seu desenvolvimento, servindo para descobrir a emoção estética que reside, justamente, na satisfação que todos experimentam ao sentir-se capazes de explorar ao máximo as próprias capacidades de perceção e expressão. Concluiu-se, através de observação direta, da aplicação de um inquérito por questionário e de uma entrevista aos alunos, que a Expressão Artística e nomeadamente a Expressão Plástica teve um papel primordial, quer na promoção de competências como a de comunicação, a criatividade e a socialização, quer na da autoestima, da autoconfiança e do autoconceito, quer na inclusão destas crianças na escola e até na sociedade.
id RCAP_0793cbd0935acefffd5634f8b59ee14b
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/5474
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal ContinentalDificuldades de Aprendizagem EspecíficasInclusãoEstratégias InclusivasAutoestimaAutoconceitoArteExpressão PlásticaSpecific Learning DisabilitiesInclusionInclusion StrategiesSelf-esteemSelf-conceptArtPlastic ExpressionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaCom este estudo, pretendeu-se realizar uma reflexão sobre a problemática dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) e sua inclusão na comunidade educativa. Para isso, procurou-se resposta à pergunta inicial “Qual o contributo da Arte/Expressão Plástica, na inclusão de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas”. A intervenção, passou por trabalhar a Expressão Artística com sete alunos do segundo ciclo, com DAE, integrados numa Oficina de Artes, denominada “Oficina SentirArte”, com recurso a estratégias de intervenção diversificadas e motivadoras. Atendendo à problemática proposta a estudo, e à questão de partida à qual se pretendeu responder, recorreu-se a um estudo quase-experimental, com pré-teste e pós-teste, numa perspetiva de Investigação-Ação, em que a Expressão Plástica, proporcionou a estes alunos a exploração das suas capacidades e o seu desenvolvimento, servindo para descobrir a emoção estética que reside, justamente, na satisfação que todos experimentam ao sentir-se capazes de explorar ao máximo as próprias capacidades de perceção e expressão. Concluiu-se, através de observação direta, da aplicação de um inquérito por questionário e de uma entrevista aos alunos, que a Expressão Artística e nomeadamente a Expressão Plástica teve um papel primordial, quer na promoção de competências como a de comunicação, a criatividade e a socialização, quer na da autoestima, da autoconfiança e do autoconceito, quer na inclusão destas crianças na escola e até na sociedade.The aim of this study was to carry out a reflection on the students with Specific Learning Disabilities (SLD) and their inclusion into the educational community. With that purpose we tried to find out an answer to the starting question, “Which is the contribution of Art / Artistic Expression in the inclusion of students with Specific Learning Disabilities?” The intervention consisted on working with seven students of the 5th and 6th grades with Specific Learning Disabilities. They took part in an Arts workshop called “Oficina Sentir Arte” where we used different and motivating strategies. Having in mind the issue of study and the starting question we designed a quasi- experimental study with a pre-test and a post-test. This was made on a research-action perspective where the Plastic Expression gave these students the opportunity to search and to explore their skills and to improve their own development. It also gave them the opportunity to find out the aesthetic feeling that we all have when we are able to make maximum use of our own capacities of perception and expression. Through a questionnaire, an interview and direct observation, we have got to the conclusion that the Artistic Expression had an essential role not only on the promotion of communicative, creative and socializing skills, but also on the promotion of self-esteem, self-confidence and self-concept. It was also essential for the inclusion of these children in school and in society.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAlves, Álvaro António Carteado2016-07-18T11:12:02Z2016-06-17T00:00:00Z2016-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5474202442608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:48Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:20.221691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental
title O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental
spellingShingle O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental
Alves, Álvaro António Carteado
Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Inclusão
Estratégias Inclusivas
Autoestima
Autoconceito
Arte
Expressão Plástica
Specific Learning Disabilities
Inclusion
Inclusion Strategies
Self-esteem
Self-concept
Art
Plastic Expression
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental
title_full O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental
title_fullStr O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental
title_full_unstemmed O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental
title_sort O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental
author Alves, Álvaro António Carteado
author_facet Alves, Álvaro António Carteado
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ventura, Tereza
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Álvaro António Carteado
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Inclusão
Estratégias Inclusivas
Autoestima
Autoconceito
Arte
Expressão Plástica
Specific Learning Disabilities
Inclusion
Inclusion Strategies
Self-esteem
Self-concept
Art
Plastic Expression
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Dificuldades de Aprendizagem Específicas
Inclusão
Estratégias Inclusivas
Autoestima
Autoconceito
Arte
Expressão Plástica
Specific Learning Disabilities
Inclusion
Inclusion Strategies
Self-esteem
Self-concept
Art
Plastic Expression
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Com este estudo, pretendeu-se realizar uma reflexão sobre a problemática dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) e sua inclusão na comunidade educativa. Para isso, procurou-se resposta à pergunta inicial “Qual o contributo da Arte/Expressão Plástica, na inclusão de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas”. A intervenção, passou por trabalhar a Expressão Artística com sete alunos do segundo ciclo, com DAE, integrados numa Oficina de Artes, denominada “Oficina SentirArte”, com recurso a estratégias de intervenção diversificadas e motivadoras. Atendendo à problemática proposta a estudo, e à questão de partida à qual se pretendeu responder, recorreu-se a um estudo quase-experimental, com pré-teste e pós-teste, numa perspetiva de Investigação-Ação, em que a Expressão Plástica, proporcionou a estes alunos a exploração das suas capacidades e o seu desenvolvimento, servindo para descobrir a emoção estética que reside, justamente, na satisfação que todos experimentam ao sentir-se capazes de explorar ao máximo as próprias capacidades de perceção e expressão. Concluiu-se, através de observação direta, da aplicação de um inquérito por questionário e de uma entrevista aos alunos, que a Expressão Artística e nomeadamente a Expressão Plástica teve um papel primordial, quer na promoção de competências como a de comunicação, a criatividade e a socialização, quer na da autoestima, da autoconfiança e do autoconceito, quer na inclusão destas crianças na escola e até na sociedade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-18T11:12:02Z
2016-06-17T00:00:00Z
2016-06-17T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/5474
202442608
url http://hdl.handle.net/10284/5474
identifier_str_mv 202442608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130290108497920