O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/5474 |
Resumo: | Com este estudo, pretendeu-se realizar uma reflexão sobre a problemática dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) e sua inclusão na comunidade educativa. Para isso, procurou-se resposta à pergunta inicial “Qual o contributo da Arte/Expressão Plástica, na inclusão de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas”. A intervenção, passou por trabalhar a Expressão Artística com sete alunos do segundo ciclo, com DAE, integrados numa Oficina de Artes, denominada “Oficina SentirArte”, com recurso a estratégias de intervenção diversificadas e motivadoras. Atendendo à problemática proposta a estudo, e à questão de partida à qual se pretendeu responder, recorreu-se a um estudo quase-experimental, com pré-teste e pós-teste, numa perspetiva de Investigação-Ação, em que a Expressão Plástica, proporcionou a estes alunos a exploração das suas capacidades e o seu desenvolvimento, servindo para descobrir a emoção estética que reside, justamente, na satisfação que todos experimentam ao sentir-se capazes de explorar ao máximo as próprias capacidades de perceção e expressão. Concluiu-se, através de observação direta, da aplicação de um inquérito por questionário e de uma entrevista aos alunos, que a Expressão Artística e nomeadamente a Expressão Plástica teve um papel primordial, quer na promoção de competências como a de comunicação, a criatividade e a socialização, quer na da autoestima, da autoconfiança e do autoconceito, quer na inclusão destas crianças na escola e até na sociedade. |
id |
RCAP_0793cbd0935acefffd5634f8b59ee14b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/5474 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal ContinentalDificuldades de Aprendizagem EspecíficasInclusãoEstratégias InclusivasAutoestimaAutoconceitoArteExpressão PlásticaSpecific Learning DisabilitiesInclusionInclusion StrategiesSelf-esteemSelf-conceptArtPlastic ExpressionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaCom este estudo, pretendeu-se realizar uma reflexão sobre a problemática dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) e sua inclusão na comunidade educativa. Para isso, procurou-se resposta à pergunta inicial “Qual o contributo da Arte/Expressão Plástica, na inclusão de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas”. A intervenção, passou por trabalhar a Expressão Artística com sete alunos do segundo ciclo, com DAE, integrados numa Oficina de Artes, denominada “Oficina SentirArte”, com recurso a estratégias de intervenção diversificadas e motivadoras. Atendendo à problemática proposta a estudo, e à questão de partida à qual se pretendeu responder, recorreu-se a um estudo quase-experimental, com pré-teste e pós-teste, numa perspetiva de Investigação-Ação, em que a Expressão Plástica, proporcionou a estes alunos a exploração das suas capacidades e o seu desenvolvimento, servindo para descobrir a emoção estética que reside, justamente, na satisfação que todos experimentam ao sentir-se capazes de explorar ao máximo as próprias capacidades de perceção e expressão. Concluiu-se, através de observação direta, da aplicação de um inquérito por questionário e de uma entrevista aos alunos, que a Expressão Artística e nomeadamente a Expressão Plástica teve um papel primordial, quer na promoção de competências como a de comunicação, a criatividade e a socialização, quer na da autoestima, da autoconfiança e do autoconceito, quer na inclusão destas crianças na escola e até na sociedade.The aim of this study was to carry out a reflection on the students with Specific Learning Disabilities (SLD) and their inclusion into the educational community. With that purpose we tried to find out an answer to the starting question, “Which is the contribution of Art / Artistic Expression in the inclusion of students with Specific Learning Disabilities?” The intervention consisted on working with seven students of the 5th and 6th grades with Specific Learning Disabilities. They took part in an Arts workshop called “Oficina Sentir Arte” where we used different and motivating strategies. Having in mind the issue of study and the starting question we designed a quasi- experimental study with a pre-test and a post-test. This was made on a research-action perspective where the Plastic Expression gave these students the opportunity to search and to explore their skills and to improve their own development. It also gave them the opportunity to find out the aesthetic feeling that we all have when we are able to make maximum use of our own capacities of perception and expression. Through a questionnaire, an interview and direct observation, we have got to the conclusion that the Artistic Expression had an essential role not only on the promotion of communicative, creative and socializing skills, but also on the promotion of self-esteem, self-confidence and self-concept. It was also essential for the inclusion of these children in school and in society.Ventura, TerezaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaAlves, Álvaro António Carteado2016-07-18T11:12:02Z2016-06-17T00:00:00Z2016-06-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/5474202442608porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:48Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/5474Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:42:20.221691Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental |
title |
O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental |
spellingShingle |
O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental Alves, Álvaro António Carteado Dificuldades de Aprendizagem Específicas Inclusão Estratégias Inclusivas Autoestima Autoconceito Arte Expressão Plástica Specific Learning Disabilities Inclusion Inclusion Strategies Self-esteem Self-concept Art Plastic Expression Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental |
title_full |
O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental |
title_fullStr |
O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental |
title_full_unstemmed |
O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental |
title_sort |
O contributo da arte/expressão plástica na inclusão de alunos com dificuldades de aprendizagem específicas: estudo de caso em Portugal Continental |
author |
Alves, Álvaro António Carteado |
author_facet |
Alves, Álvaro António Carteado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ventura, Tereza Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Álvaro António Carteado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de Aprendizagem Específicas Inclusão Estratégias Inclusivas Autoestima Autoconceito Arte Expressão Plástica Specific Learning Disabilities Inclusion Inclusion Strategies Self-esteem Self-concept Art Plastic Expression Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Dificuldades de Aprendizagem Específicas Inclusão Estratégias Inclusivas Autoestima Autoconceito Arte Expressão Plástica Specific Learning Disabilities Inclusion Inclusion Strategies Self-esteem Self-concept Art Plastic Expression Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Com este estudo, pretendeu-se realizar uma reflexão sobre a problemática dos alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas (DAE) e sua inclusão na comunidade educativa. Para isso, procurou-se resposta à pergunta inicial “Qual o contributo da Arte/Expressão Plástica, na inclusão de alunos com Dificuldades de Aprendizagem Específicas”. A intervenção, passou por trabalhar a Expressão Artística com sete alunos do segundo ciclo, com DAE, integrados numa Oficina de Artes, denominada “Oficina SentirArte”, com recurso a estratégias de intervenção diversificadas e motivadoras. Atendendo à problemática proposta a estudo, e à questão de partida à qual se pretendeu responder, recorreu-se a um estudo quase-experimental, com pré-teste e pós-teste, numa perspetiva de Investigação-Ação, em que a Expressão Plástica, proporcionou a estes alunos a exploração das suas capacidades e o seu desenvolvimento, servindo para descobrir a emoção estética que reside, justamente, na satisfação que todos experimentam ao sentir-se capazes de explorar ao máximo as próprias capacidades de perceção e expressão. Concluiu-se, através de observação direta, da aplicação de um inquérito por questionário e de uma entrevista aos alunos, que a Expressão Artística e nomeadamente a Expressão Plástica teve um papel primordial, quer na promoção de competências como a de comunicação, a criatividade e a socialização, quer na da autoestima, da autoconfiança e do autoconceito, quer na inclusão destas crianças na escola e até na sociedade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-18T11:12:02Z 2016-06-17T00:00:00Z 2016-06-17T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/5474 202442608 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/5474 |
identifier_str_mv |
202442608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130290108497920 |