As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Rita
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/286
Resumo: Dissertação de Mestrado em Antropologia
id RCAP_07a9ccdf719018ac18ae4d126f0e787c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/286
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do MinhoDissertação de Mestrado em AntropologiaA presente dissertação debruça-se sobre as praxes académicas na Universidade do Minho. Estas “tradições” estudantis são analisadas enquanto rituais de passagem, isto é, conjuntos de práticas simbólicas que acompanham uma transição estatutária. No caso em estudo, a passagem relaciona-se com a entrada para o ensino superior e, a nível mais genérico, com a transição para a vida adulta. São aqui analisados vários eventos da praxe dos caloiros e da Semana do Enterro da Gata (festejos estudantis anuais), que condensam os momentos de separação, margem e agregação destes ritos. A abordagem performativa dos rituais, adoptada nesta investigação, permite questionar e aventar respostas acerca da capacidade dos rituais exercerem uma acção sobre a realidade. Neste sentido, os rituais da praxe académica logram o efeito de sublinharem, sob a forma simbólica, a estrutura hierárquica no seio da Universidade, reproduzindo ao nível do grupo dos estudantes a fractura hierárquica que encontramos, objectivamente, entre docente e discentes.La présente dissertation porte sur les bizutages académiques de l’Université du Minho. Ces “traditions” d’étudiants sont analysées en tant que rite de passage, c’est-à-dire des ensembles de pratiques symboliques qui accompagnent une transition statutaire. Dans le cas à l’étude, se passage se rapporte à l’entrée dans l’enseignement supérieur et, à un niveau plus géneral, à l’entrée dans la vie adulte. Nous analysons ici divers événements de bizutage des novices et de la semaine du “Enterro da Gata” (festivités étudiantines annuelles) qui condensent les moment de séparation, de marge et d’agrégation de ces rites. L'abordage performatif des rites, adopté dans notre recherche, permet de questioner et d’avancer des réponses au sujet dela capacité qu’ont les rituels d’exercer une influence sur la réalité. En ce sens, les rituels de bizutage académiques ont pour effet de souligner, sous une forme symbolique, la structure hiérarchique au sein de l’Université, en reproduisant au niveau du grupe des étudiants Ia fracture hiérarchique que nousconstatons objectivement entre professeurs et élêves.Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica - Programa PRAXIS XXI.Guedes, Armando MarquesMartins, Moisés de LemosUniversidade do MinhoRibeiro, Rita20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:54.540717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho
title As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho
spellingShingle As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho
Ribeiro, Rita
title_short As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho
title_full As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho
title_fullStr As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho
title_full_unstemmed As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho
title_sort As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho
author Ribeiro, Rita
author_facet Ribeiro, Rita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Guedes, Armando Marques
Martins, Moisés de Lemos
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Rita
description Dissertação de Mestrado em Antropologia
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/286
url http://hdl.handle.net/1822/286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132199735263232