As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/286 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Antropologia |
id |
RCAP_07a9ccdf719018ac18ae4d126f0e787c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/286 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do MinhoDissertação de Mestrado em AntropologiaA presente dissertação debruça-se sobre as praxes académicas na Universidade do Minho. Estas “tradições” estudantis são analisadas enquanto rituais de passagem, isto é, conjuntos de práticas simbólicas que acompanham uma transição estatutária. No caso em estudo, a passagem relaciona-se com a entrada para o ensino superior e, a nível mais genérico, com a transição para a vida adulta. São aqui analisados vários eventos da praxe dos caloiros e da Semana do Enterro da Gata (festejos estudantis anuais), que condensam os momentos de separação, margem e agregação destes ritos. A abordagem performativa dos rituais, adoptada nesta investigação, permite questionar e aventar respostas acerca da capacidade dos rituais exercerem uma acção sobre a realidade. Neste sentido, os rituais da praxe académica logram o efeito de sublinharem, sob a forma simbólica, a estrutura hierárquica no seio da Universidade, reproduzindo ao nível do grupo dos estudantes a fractura hierárquica que encontramos, objectivamente, entre docente e discentes.La présente dissertation porte sur les bizutages académiques de l’Université du Minho. Ces “traditions” d’étudiants sont analysées en tant que rite de passage, c’est-à-dire des ensembles de pratiques symboliques qui accompagnent une transition statutaire. Dans le cas à l’étude, se passage se rapporte à l’entrée dans l’enseignement supérieur et, à un niveau plus géneral, à l’entrée dans la vie adulte. Nous analysons ici divers événements de bizutage des novices et de la semaine du “Enterro da Gata” (festivités étudiantines annuelles) qui condensent les moment de séparation, de marge et d’agrégation de ces rites. L'abordage performatif des rites, adopté dans notre recherche, permet de questioner et d’avancer des réponses au sujet dela capacité qu’ont les rituels d’exercer une influence sur la réalité. En ce sens, les rituels de bizutage académiques ont pour effet de souligner, sous une forme symbolique, la structure hiérarchique au sein de l’Université, en reproduisant au niveau du grupe des étudiants Ia fracture hiérarchique que nousconstatons objectivement entre professeurs et élêves.Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica - Programa PRAXIS XXI.Guedes, Armando MarquesMartins, Moisés de LemosUniversidade do MinhoRibeiro, Rita20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/286porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:22Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/286Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:54.540717Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho |
title |
As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho |
spellingShingle |
As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho Ribeiro, Rita |
title_short |
As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho |
title_full |
As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho |
title_fullStr |
As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho |
title_full_unstemmed |
As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho |
title_sort |
As lições dos aprendizes: as praxes académicas na Universidade do Minho |
author |
Ribeiro, Rita |
author_facet |
Ribeiro, Rita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Guedes, Armando Marques Martins, Moisés de Lemos Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rita |
description |
Dissertação de Mestrado em Antropologia |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/286 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132199735263232 |