A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2662 |
Resumo: | A Sinistralidade Rodoviária é um grande problema nos tempos actuais. Apesar de alguns esforços do governo, como a aprovação de leis mais rigorosas de estradas e criação de inspecções frequentes nos veículos, a taxa de sinistralidade em Portugal ainda está abaixo da média da União Europeia. Isto vem mostrar que, na maioria dos casos, estas medidas não são suficientes, especialmente em áreas urbanas que apresentam características muito distintas. Sendo que a grande percentagem dos acidentes ocorrem em meio urbano, torna-se muito importante o seu estudo, a nível da via assim como das principais causas dos acidentes que nele ocorrem. Ao encontrar soluções para diminuir os acidentes nestas zonas está-se a colaborar directamente para um melhor nível de vida das pessoas que nele coabitam. Torna-se indispensável definir uma boa rede viária urbana, pois devido a um grande volume de tráfego é necessário garantir uma excelente mobilidade e boas acessibilidades, pois as vias em geral possuem um elevado número de utilizadores, havendo assim determinados trechos de acumulação de acidentes que se torna indispensável resolver. Nesta dissertação foi feita uma metodologia com vista a analisar e avaliar os acidentes ocorridos em Vila Real entre 2004 e 2008, para assim se determinar os pontos negros presentes. Através da verificação das principais características da sinistralidade nestes locais, propôs-se algumas possíveis propostas de intervenção correctivas sobre a infra-estrutura rodoviária. |
id |
RCAP_07b4b1135131aaee3f607291915764a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/2662 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila RealSinistralidade rodoviária urbanaVila Real (Portugal)Rede viária urbanaTrechos de acumulação de acidentesA Sinistralidade Rodoviária é um grande problema nos tempos actuais. Apesar de alguns esforços do governo, como a aprovação de leis mais rigorosas de estradas e criação de inspecções frequentes nos veículos, a taxa de sinistralidade em Portugal ainda está abaixo da média da União Europeia. Isto vem mostrar que, na maioria dos casos, estas medidas não são suficientes, especialmente em áreas urbanas que apresentam características muito distintas. Sendo que a grande percentagem dos acidentes ocorrem em meio urbano, torna-se muito importante o seu estudo, a nível da via assim como das principais causas dos acidentes que nele ocorrem. Ao encontrar soluções para diminuir os acidentes nestas zonas está-se a colaborar directamente para um melhor nível de vida das pessoas que nele coabitam. Torna-se indispensável definir uma boa rede viária urbana, pois devido a um grande volume de tráfego é necessário garantir uma excelente mobilidade e boas acessibilidades, pois as vias em geral possuem um elevado número de utilizadores, havendo assim determinados trechos de acumulação de acidentes que se torna indispensável resolver. Nesta dissertação foi feita uma metodologia com vista a analisar e avaliar os acidentes ocorridos em Vila Real entre 2004 e 2008, para assim se determinar os pontos negros presentes. Através da verificação das principais características da sinistralidade nestes locais, propôs-se algumas possíveis propostas de intervenção correctivas sobre a infra-estrutura rodoviária.Traffic accidents are a major problem in current times. Despite some government efforts, such as the passing of stricter road laws and establishment of frequent vehicle inspections, the accident rate in Portugal is still bellow European Union average. This comes to show that in most cases these measurements do not suffice, specially in urban areas which have very distinct characteristics. Because a large percentage of traffic accidents occur in urban areas, it is important to study them, as the pathway and the main causes for the accidents that occur in it. Finding solutions to reduce the number of accidents present on this environment is a direct contribute to a better standard of living for the people who live in it. Due to the large volume of traffic in urban areas, a good urban road network is indispensable to ensure excellent access and mobility, as the high number of users generally creates traffic black spots that are indispensable to solve. In this thesis a methodology was developed to analyze and evaluate the number of traffic accidents in the city of Vila Real from 2004 to 2008, in order to determine the black spots present. Through the verification of the main characteristics of accidents at these sites, possible correction proposals on the road infrastructure have been made.2013-08-27T13:59:16Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2662pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Duarte Miguel Moreirareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:36:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2662Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:01:35.757727Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real |
title |
A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real |
spellingShingle |
A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real Ribeiro, Duarte Miguel Moreira Sinistralidade rodoviária urbana Vila Real (Portugal) Rede viária urbana Trechos de acumulação de acidentes |
title_short |
A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real |
title_full |
A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real |
title_fullStr |
A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real |
title_full_unstemmed |
A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real |
title_sort |
A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real |
author |
Ribeiro, Duarte Miguel Moreira |
author_facet |
Ribeiro, Duarte Miguel Moreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Duarte Miguel Moreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sinistralidade rodoviária urbana Vila Real (Portugal) Rede viária urbana Trechos de acumulação de acidentes |
topic |
Sinistralidade rodoviária urbana Vila Real (Portugal) Rede viária urbana Trechos de acumulação de acidentes |
description |
A Sinistralidade Rodoviária é um grande problema nos tempos actuais. Apesar de alguns esforços do governo, como a aprovação de leis mais rigorosas de estradas e criação de inspecções frequentes nos veículos, a taxa de sinistralidade em Portugal ainda está abaixo da média da União Europeia. Isto vem mostrar que, na maioria dos casos, estas medidas não são suficientes, especialmente em áreas urbanas que apresentam características muito distintas. Sendo que a grande percentagem dos acidentes ocorrem em meio urbano, torna-se muito importante o seu estudo, a nível da via assim como das principais causas dos acidentes que nele ocorrem. Ao encontrar soluções para diminuir os acidentes nestas zonas está-se a colaborar directamente para um melhor nível de vida das pessoas que nele coabitam. Torna-se indispensável definir uma boa rede viária urbana, pois devido a um grande volume de tráfego é necessário garantir uma excelente mobilidade e boas acessibilidades, pois as vias em geral possuem um elevado número de utilizadores, havendo assim determinados trechos de acumulação de acidentes que se torna indispensável resolver. Nesta dissertação foi feita uma metodologia com vista a analisar e avaliar os acidentes ocorridos em Vila Real entre 2004 e 2008, para assim se determinar os pontos negros presentes. Através da verificação das principais características da sinistralidade nestes locais, propôs-se algumas possíveis propostas de intervenção correctivas sobre a infra-estrutura rodoviária. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2013-08-27T13:59:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/2662 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/2662 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137100181798912 |