A sinistralidade rodoviária urbana: o caso de Vila Real

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Duarte Miguel Moreira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2662
Resumo: A Sinistralidade Rodoviária é um grande problema nos tempos actuais. Apesar de alguns esforços do governo, como a aprovação de leis mais rigorosas de estradas e criação de inspecções frequentes nos veículos, a taxa de sinistralidade em Portugal ainda está abaixo da média da União Europeia. Isto vem mostrar que, na maioria dos casos, estas medidas não são suficientes, especialmente em áreas urbanas que apresentam características muito distintas. Sendo que a grande percentagem dos acidentes ocorrem em meio urbano, torna-se muito importante o seu estudo, a nível da via assim como das principais causas dos acidentes que nele ocorrem. Ao encontrar soluções para diminuir os acidentes nestas zonas está-se a colaborar directamente para um melhor nível de vida das pessoas que nele coabitam. Torna-se indispensável definir uma boa rede viária urbana, pois devido a um grande volume de tráfego é necessário garantir uma excelente mobilidade e boas acessibilidades, pois as vias em geral possuem um elevado número de utilizadores, havendo assim determinados trechos de acumulação de acidentes que se torna indispensável resolver. Nesta dissertação foi feita uma metodologia com vista a analisar e avaliar os acidentes ocorridos em Vila Real entre 2004 e 2008, para assim se determinar os pontos negros presentes. Através da verificação das principais características da sinistralidade nestes locais, propôs-se algumas possíveis propostas de intervenção correctivas sobre a infra-estrutura rodoviária.
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