O percurso académico do aluno : a importância da postura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/3159 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto. |
id |
RCAP_07c63d602876be7ca507c58696979e1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3159 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O percurso académico do aluno : a importância da posturaRelatório final da prática de ensino supervisionadaEnsino de músicaClarineteLMERTPosturaTeaching musicClarinetPRMPPostureDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio curricular no âmbito da disciplina de “Prática de Ensino Supervisionada” designadamente no Conservatório Regional de Artes do Montijo no ano letivo de 2014/2015, assim como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da disciplina de “Projeto de Ensino Artístico”. A primeira parte remete à Prática de Ensino Supervisionada onde é feita a caracterização da escola e dos alunos, apresentadas as planificações e relatórios de aula, e no final uma conclusão ao trabalho proveniente deste ano de estágio. Na segunda parte do relatório é apresentado o estudo intitulado “O percurso académico do aluno: a importância da Postura”. Este estudo foi realizado com o intuito de intervir nos alunos de música da vertente de clarinete. Por haver um elevado risco de aparecimento e desenvolvimento de lesões musculoesqueléticas (LMERT), escolhi este grupo de alunos, para intervir e introduzir um plano de exercícios de aquecimento e alongamento musculares de modo a prevenir lesões e a diminuir a sua sintomatologia. Esta intervenção tinha como objetivo verificar a influência de um programa de exercícios específicos no melhoramento e fortalecimento muscular, para que posteriormente seja adotada uma correta postura corporal durante a prática instrumental, e a demonstração da importância destes exercícios físicos como estratégia de aumento da qualidade de vida dos músicos.Abstract: This report reflects the teaching practice developed in stage performed for the curricular unity of “Practice of Supervised Education", particularly in Conservatório Regional de Artes do Montijo by the academic year of 2014/2015, as well as the research work developed for the discipline of "Artistic Teaching Project". The first part refers to the Practice of Supervised Education, which describes the characterization of the school and students, and it’s presented the lesson plans and classroom reports, also reporting a critical reflection of the developed stage from this year. The second part presents the study entitled "The academic path of the student: the importance of posture." This study was conducted in order to intervene in the clarinet students. Because there is a high risk of appearance and development of playing-related musculoskeletal problems (PRMP), I chose this group of students, to intervene and introduce a warming and stretching exercise plan to prevent injuries and decrease the symptoms. This intervention aimed to verify the influence of a specific exercise program in improving and strengthening exercises, to be later adopted a correct body posture during the instrumental practice, and demonstrating the importance of physical exercise as strategy of increasing quality of life in musicians.Ladeira, Miguel ReixaRodrigues, Abel Maria Agostinho de LimaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSardinha, Adriano Ricardo Farrajota2016-01-05T12:44:36Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3159TID:201040964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:20.111855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O percurso académico do aluno : a importância da postura Relatório final da prática de ensino supervisionada |
title |
O percurso académico do aluno : a importância da postura |
spellingShingle |
O percurso académico do aluno : a importância da postura Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota Ensino de música Clarinete LMERT Postura Teaching music Clarinet PRMP Posture Domínio/Área Científica::Humanidades |
title_short |
O percurso académico do aluno : a importância da postura |
title_full |
O percurso académico do aluno : a importância da postura |
title_fullStr |
O percurso académico do aluno : a importância da postura |
title_full_unstemmed |
O percurso académico do aluno : a importância da postura |
title_sort |
O percurso académico do aluno : a importância da postura |
author |
Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota |
author_facet |
Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ladeira, Miguel Reixa Rodrigues, Abel Maria Agostinho de Lima Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de música Clarinete LMERT Postura Teaching music Clarinet PRMP Posture Domínio/Área Científica::Humanidades |
topic |
Ensino de música Clarinete LMERT Postura Teaching music Clarinet PRMP Posture Domínio/Área Científica::Humanidades |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-05T12:44:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/3159 TID:201040964 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/3159 |
identifier_str_mv |
TID:201040964 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130805011742720 |