O percurso académico do aluno : a importância da postura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/3159
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
id RCAP_07c63d602876be7ca507c58696979e1b
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3159
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O percurso académico do aluno : a importância da posturaRelatório final da prática de ensino supervisionadaEnsino de músicaClarineteLMERTPosturaTeaching musicClarinetPRMPPostureDomínio/Área Científica::HumanidadesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.O presente relatório reflete a prática de ensino desenvolvida no estágio curricular no âmbito da disciplina de “Prática de Ensino Supervisionada” designadamente no Conservatório Regional de Artes do Montijo no ano letivo de 2014/2015, assim como o trabalho de investigação desenvolvido no âmbito da disciplina de “Projeto de Ensino Artístico”. A primeira parte remete à Prática de Ensino Supervisionada onde é feita a caracterização da escola e dos alunos, apresentadas as planificações e relatórios de aula, e no final uma conclusão ao trabalho proveniente deste ano de estágio. Na segunda parte do relatório é apresentado o estudo intitulado “O percurso académico do aluno: a importância da Postura”. Este estudo foi realizado com o intuito de intervir nos alunos de música da vertente de clarinete. Por haver um elevado risco de aparecimento e desenvolvimento de lesões musculoesqueléticas (LMERT), escolhi este grupo de alunos, para intervir e introduzir um plano de exercícios de aquecimento e alongamento musculares de modo a prevenir lesões e a diminuir a sua sintomatologia. Esta intervenção tinha como objetivo verificar a influência de um programa de exercícios específicos no melhoramento e fortalecimento muscular, para que posteriormente seja adotada uma correta postura corporal durante a prática instrumental, e a demonstração da importância destes exercícios físicos como estratégia de aumento da qualidade de vida dos músicos.Abstract: This report reflects the teaching practice developed in stage performed for the curricular unity of “Practice of Supervised Education", particularly in Conservatório Regional de Artes do Montijo by the academic year of 2014/2015, as well as the research work developed for the discipline of "Artistic Teaching Project". The first part refers to the Practice of Supervised Education, which describes the characterization of the school and students, and it’s presented the lesson plans and classroom reports, also reporting a critical reflection of the developed stage from this year. The second part presents the study entitled "The academic path of the student: the importance of posture." This study was conducted in order to intervene in the clarinet students. Because there is a high risk of appearance and development of playing-related musculoskeletal problems (PRMP), I chose this group of students, to intervene and introduce a warming and stretching exercise plan to prevent injuries and decrease the symptoms. This intervention aimed to verify the influence of a specific exercise program in improving and strengthening exercises, to be later adopted a correct body posture during the instrumental practice, and demonstrating the importance of physical exercise as strategy of increasing quality of life in musicians.Ladeira, Miguel ReixaRodrigues, Abel Maria Agostinho de LimaRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSardinha, Adriano Ricardo Farrajota2016-01-05T12:44:36Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/3159TID:201040964porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:33Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/3159Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:20.111855Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O percurso académico do aluno : a importância da postura
Relatório final da prática de ensino supervisionada
title O percurso académico do aluno : a importância da postura
spellingShingle O percurso académico do aluno : a importância da postura
Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota
Ensino de música
Clarinete
LMERT
Postura
Teaching music
Clarinet
PRMP
Posture
Domínio/Área Científica::Humanidades
title_short O percurso académico do aluno : a importância da postura
title_full O percurso académico do aluno : a importância da postura
title_fullStr O percurso académico do aluno : a importância da postura
title_full_unstemmed O percurso académico do aluno : a importância da postura
title_sort O percurso académico do aluno : a importância da postura
author Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota
author_facet Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ladeira, Miguel Reixa
Rodrigues, Abel Maria Agostinho de Lima
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Sardinha, Adriano Ricardo Farrajota
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de música
Clarinete
LMERT
Postura
Teaching music
Clarinet
PRMP
Posture
Domínio/Área Científica::Humanidades
topic Ensino de música
Clarinete
LMERT
Postura
Teaching music
Clarinet
PRMP
Posture
Domínio/Área Científica::Humanidades
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-05T12:44:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/3159
TID:201040964
url http://hdl.handle.net/10400.11/3159
identifier_str_mv TID:201040964
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130805011742720