A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Afonso, Inês Carolina Ramos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/59815
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
id RCAP_825538bb95d647cc5ca7ca66d7e51180
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59815
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmaraPostura corporalProblemas físicosClarineteBody posturePhysical problemsClarinetCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaO presente relatório de estágio descreve a investigação feita através do projeto pedagógico de intervenção supervisionado, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música na Universidade do Minho, Braga no ano de 2017/2018. A investigação foi realizada no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga e teve como fundamento a observação da postura dos alunos, no decorrer das aulas práticas individuais e de conjunto através do estudo dos aspetos posturais de cada um com o objetivo de encontrar soluções para a obtenção de uma postura correta desde o início do estudo do instrumento. As conclusões a que se pretende chegar tem como finalidade a prevenção de futuras lesões. Para mim, enquanto investigadora deste tema, o objetivo principal foi mostrar aos alunos de instrumento que nós, músicos, podemos ser comparados a atletas de alta competição e como tal devemos ter uma preparação semelhante para as nossas práticas instrumentais, através da realização de exercícios de aquecimento/alongamento e relaxamento antes e após as práticas do instrumento. As metodologias da investigação basearam-se na recolha de bibliografia, recolha de dados através de fotografias e vídeos das aulas, que mais tarde foram analisados por uma especialista da área da saúde, e na entrega de inquéritos autoadministrados com perguntas fundamentais para o estudo. A informação obtida foi essencial para ter uma melhor visão sobre o tema, percebendo que existe uma grande lacuna no processo de ensino aprendizagem no que diz respeito ao funcionamento do nosso corpo e na consciencialização de futuras lesões. Contudo, depois do projeto de intervenção, os alunos refletiram sobre o assunto e alguns deles adotaram, para o seu quotidiano, a realização dos exercícios apresentados durante o projeto de intervenção.This internship report describes the research done through the supervised pedagogical project of intervention, developed during the Master Degree in Music Teaching in Universidade do Minho, Braga in the school year of 2017/2018. The research was done in Conservatório de Música Calouste Gulbenkian in Braga, and it was based on the observation of the students’ body posture during classes, on the studies of each student’s postural aspects, and also, on finding solutions to achieve a correct posture since the beginning of the instrument study to prevent injuries in the future. Personally the main aim was to the students understand that we, musicians, are like top level athletes and should prepare ourselves for our instrumental practice through warm-up, stretching and relaxation exercises before and after the instrument practice. The methodologies of the research were based on bibliographic survey, data capture through pictures and videos of the lessons, which were analysed by an expert in health matters, and on the presentation of self-administered surveys with fundamental questions for this study. The resultant information was essential to have a better vision about the topic, observing that there is an enormous deficiency in the teaching learning process concerning our body functioning and awareness of future injuries. However, after the intervention project, the students pondered the issue and some of them adopted the execution of the exercises presented during the project as a daily habit.Matos, Vítor Hugo Ferreira deUniversidade do MinhoAfonso, Inês Carolina Ramos20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/59815por202205959info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:14Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/59815Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:39.958080Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara
title A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara
spellingShingle A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara
Afonso, Inês Carolina Ramos
Postura corporal
Problemas físicos
Clarinete
Body posture
Physical problems
Clarinet
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara
title_full A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara
title_fullStr A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara
title_full_unstemmed A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara
title_sort A relação entre a postura e performance na aprendizagem do clarinete e em grupos de música de câmara
author Afonso, Inês Carolina Ramos
author_facet Afonso, Inês Carolina Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Afonso, Inês Carolina Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Postura corporal
Problemas físicos
Clarinete
Body posture
Physical problems
Clarinet
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Postura corporal
Problemas físicos
Clarinete
Body posture
Physical problems
Clarinet
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/59815
url http://hdl.handle.net/1822/59815
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202205959
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132953241976832