Simulação para Controlo de Tráfego Automóvel na Interseção do Amial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/19809 |
Resumo: | O aumento do número de veículos, públicos e privados, originou um problema de tráfego na cidade do Porto. Face a esta questão a Câmara Municipal do Porto foi obrigada a encontrar soluções que reduzissem o trânsito e priorizassem os peões, utilizando um sistema de controlo de tráfego automóvel. Algumas das medidas implementadas passaram pela diminuição do número de veículos na estrada e o incentivo ao transporte público. Todavia, é ainda necessário criar uma boa infraestrutura para mobilidade e acessibilidade. Os últimos são dois conceitos fundamentais para a mobilidade urbana tendo como prioridade o peão. Gerar essa infraestrutura requer o conhecimento dos volumes de tráfego na zona, assim como a procura de peões. Atualmente, existem softwares que permitem simular o comportamento dos vários elementos que constituem uma rede viária, como por exemplo, o SUMO. Neste projeto considera-se a interseção da Estrada da Circunvalação com a Rua do Amial e simula-se o tráfego automóvel e a procura de peões, usando o software SUMO. São considerados vários cenários, diferindo na presença ou ausência de conflitos e no número de passadeiras. Obtêm-se dados de Duração do percurso, Tempo de espera, Tempo perdido, entre outros. Discutem-se os resultados e sugere-se o cenário mais adequado, a implementar na interseção. Neste caso, o melhor cenário foi o Cenário Um, onde se mantêm os movimentos atuais, mas acrescentam-se duas passadeiras. Uma antes da interseção no sentido Nascente-Poente e outra após a interseção no sentido PoenteNascente. Estas alterações permitem diminuir a distância e o tempo perdidos pelos peões. Aumenta ainda a sua segurança, dado que a tendência dos mesmos para atravessar a rua fora da passadeira é menor. Apesar de ser o cenário com maior número de conflitos, os resultados da sua simulação são os mais favoráveis para condutores e peões. Para trabalho futuro, sugere-se a inclusão de espiras no SUMO, que contribuem para regular o tempo de luz verde de um semáforo dependendo da sua procura. Adicionalmente, dever-se-ia recorrer a mais ferramentas Python disponibilizadas pelo SUMO; simular mais cenários a mais horas de ponta distintas. |
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Atualmente, existem softwares que permitem simular o comportamento dos vários elementos que constituem uma rede viária, como por exemplo, o SUMO. Neste projeto considera-se a interseção da Estrada da Circunvalação com a Rua do Amial e simula-se o tráfego automóvel e a procura de peões, usando o software SUMO. São considerados vários cenários, diferindo na presença ou ausência de conflitos e no número de passadeiras. Obtêm-se dados de Duração do percurso, Tempo de espera, Tempo perdido, entre outros. Discutem-se os resultados e sugere-se o cenário mais adequado, a implementar na interseção. Neste caso, o melhor cenário foi o Cenário Um, onde se mantêm os movimentos atuais, mas acrescentam-se duas passadeiras. Uma antes da interseção no sentido Nascente-Poente e outra após a interseção no sentido PoenteNascente. Estas alterações permitem diminuir a distância e o tempo perdidos pelos peões. Aumenta ainda a sua segurança, dado que a tendência dos mesmos para atravessar a rua fora da passadeira é menor. Apesar de ser o cenário com maior número de conflitos, os resultados da sua simulação são os mais favoráveis para condutores e peões. Para trabalho futuro, sugere-se a inclusão de espiras no SUMO, que contribuem para regular o tempo de luz verde de um semáforo dependendo da sua procura. Adicionalmente, dever-se-ia recorrer a mais ferramentas Python disponibilizadas pelo SUMO; simular mais cenários a mais horas de ponta distintas.The increase in the number of vehicles, public and private, created a traffic problem in the city of Porto. Faced with this issue, the Porto City Council was forced to find solutions that would reduce traffic and prioritize pedestrians, using an automobile traffic control system. Some of the measures implemented included reducing the number of vehicles on the road and encouraging public transport. However, it is still necessary to create a good infrastructure for mobility and accessibility. The latter are two fundamental concepts for urban mobility with pedestrians as a priority. Generating this infrastructure requires knowledge of the traffic volumes in the area, as well pedestrians’ demands. Currently, there are software that allow simulating the behavior of the various elements that make up a road network, such as SUMO. In this project, the intersection of Estrada da Circunvalação and Rua do Amial is considered and car traffic and pedestrian demand are simulated using SUMO software. Several scenarios are considered, differing in the presence or absence of conflicts and in the number of crossings. Is get data on Duration of the trip, Waiting time, Lost time, among others. The results are discussed and the most suitable scenario is suggested, to be implemented in the intersection. In this case, the best scenario was Scenario One, where current movements are maintained, but two crosswalks are added. One before the EastWest intersection and the other after the West-East intersection. These changes make it possible to reduce the distance and time lost by pedestrians. It also increases their safety, as their tendency to cross the street outside the crosswalk is lower. Despite being the scenario with the highest number of conflicts, the results of its simulation are the most favorable for drivers and pedestrians. For future work, it is suggested to include turns in SUMO, which help to regulate the green light time of a traffic light depending on its demand. Additionally, one should use more Python tools provided by SUMO; simulate more scenarios at more distinct peak hours.Pinto, Carla Manuela AlvesRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBrito, Mariana Rodrigues20212024-11-08T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/19809TID:202796868porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:42Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19809Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:52.918075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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