Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Danilo Lins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28612
Resumo: Na fronteira, é possível descolonizar a estética? Reivindicar as identidades e subjetividades? Manter-se como artista em processos de migração? São os questionamentos que alimentam a investigação deste percurso. O trabalho aqui apresentado, tem caráter de uma pesquisa continuada e que, por isso, não se encerra em um produto arte, e sim, apresenta a vivência com a arte, permitindo a criação de alternativas e desvios. O trabalho de projeto tem o objetivo de relatar a pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais da Universidade de Évora, relacionando as teorias decoloniais com práticas artísticas contemporâneas em crítica à colonialidade e analisando o desenvolvimento do conceito de estética-decolonial, a partir dos conceitos de colonialidade do Poder, do Ser, do Conhecimento e da Natureza. Aponto a transmodernidade como alternativa à pós-modernidade. Assim, proponho visita às obras das artistas Tanja Ostojic, Jota Mombaça, Grada Kilomba e Tania Bruguera e exponho a minha produção artística, desenvolvida no período de atividade no curso, refletindo sobre os sistemas de educação e matrizes de conhecimento, masculinidade e a colonialidade das instituições; Abstract: Decolonial aesthetics and border identity in the production of migrant artists On the border: is it possible to decolonize aesthetics? To reclaim identities and subjectivities? To remain an artist in the process of immigration? These are the questions that drive this investigation forward. The presented work is a continuous research, and therefore it does not conclude in a product, but rather it presents an art process, allowing space for creation of alterations. This work aims to reflect on the research developed during the course in Visual Arts at the University of Évora. Relating decolonial theories with contemporary artistic practice as a critique to modernity and colonialism, it analyzes the development of the concept of decolonial aesthetics. It presents the concepts of colonialism: the Power, the Being, the Knowledge and the Nature and proposes trans-modernity as an alternative to post-modernity. Thus, it revises the artistic works of Tanja Ostojic, Jota Mombaça, Grada Kilomba and Tania Brugueiro and exposes my own artistic process developed during the course, reflecting on the education system and matrices of knowledge, masculinity and the colonialism of the institutions
id RCAP_0816fde636fa2065d804f1881c14a9ea
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28612
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantesDecolonialAesthesisMigraçãoEducaçãoArteDecolonialAesthesisMigrationEducationArteNa fronteira, é possível descolonizar a estética? Reivindicar as identidades e subjetividades? Manter-se como artista em processos de migração? São os questionamentos que alimentam a investigação deste percurso. O trabalho aqui apresentado, tem caráter de uma pesquisa continuada e que, por isso, não se encerra em um produto arte, e sim, apresenta a vivência com a arte, permitindo a criação de alternativas e desvios. O trabalho de projeto tem o objetivo de relatar a pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais da Universidade de Évora, relacionando as teorias decoloniais com práticas artísticas contemporâneas em crítica à colonialidade e analisando o desenvolvimento do conceito de estética-decolonial, a partir dos conceitos de colonialidade do Poder, do Ser, do Conhecimento e da Natureza. Aponto a transmodernidade como alternativa à pós-modernidade. Assim, proponho visita às obras das artistas Tanja Ostojic, Jota Mombaça, Grada Kilomba e Tania Bruguera e exponho a minha produção artística, desenvolvida no período de atividade no curso, refletindo sobre os sistemas de educação e matrizes de conhecimento, masculinidade e a colonialidade das instituições; Abstract: Decolonial aesthetics and border identity in the production of migrant artists On the border: is it possible to decolonize aesthetics? To reclaim identities and subjectivities? To remain an artist in the process of immigration? These are the questions that drive this investigation forward. The presented work is a continuous research, and therefore it does not conclude in a product, but rather it presents an art process, allowing space for creation of alterations. This work aims to reflect on the research developed during the course in Visual Arts at the University of Évora. Relating decolonial theories with contemporary artistic practice as a critique to modernity and colonialism, it analyzes the development of the concept of decolonial aesthetics. It presents the concepts of colonialism: the Power, the Being, the Knowledge and the Nature and proposes trans-modernity as an alternative to post-modernity. Thus, it revises the artistic works of Tanja Ostojic, Jota Mombaça, Grada Kilomba and Tania Brugueiro and exposes my own artistic process developed during the course, reflecting on the education system and matrices of knowledge, masculinity and the colonialism of the institutionsUniversidade de Évora2021-01-06T16:40:41Z2021-01-062020-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/28612http://hdl.handle.net/10174/28612TID:202562069porDepartamento de Artes e Designdanilolinsgalvao@gmail.com203Galvão, Danilo Linsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:15Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28612Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:34.863318Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantes
title Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantes
spellingShingle Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantes
Galvão, Danilo Lins
Decolonial
Aesthesis
Migração
Educação
Arte
Decolonial
Aesthesis
Migration
Education
Arte
title_short Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantes
title_full Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantes
title_fullStr Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantes
title_full_unstemmed Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantes
title_sort Estética decolonial e identidade fronteiriça na produção de artistas migrantes
author Galvão, Danilo Lins
author_facet Galvão, Danilo Lins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Danilo Lins
dc.subject.por.fl_str_mv Decolonial
Aesthesis
Migração
Educação
Arte
Decolonial
Aesthesis
Migration
Education
Arte
topic Decolonial
Aesthesis
Migração
Educação
Arte
Decolonial
Aesthesis
Migration
Education
Arte
description Na fronteira, é possível descolonizar a estética? Reivindicar as identidades e subjetividades? Manter-se como artista em processos de migração? São os questionamentos que alimentam a investigação deste percurso. O trabalho aqui apresentado, tem caráter de uma pesquisa continuada e que, por isso, não se encerra em um produto arte, e sim, apresenta a vivência com a arte, permitindo a criação de alternativas e desvios. O trabalho de projeto tem o objetivo de relatar a pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado em Práticas Artísticas em Artes Visuais da Universidade de Évora, relacionando as teorias decoloniais com práticas artísticas contemporâneas em crítica à colonialidade e analisando o desenvolvimento do conceito de estética-decolonial, a partir dos conceitos de colonialidade do Poder, do Ser, do Conhecimento e da Natureza. Aponto a transmodernidade como alternativa à pós-modernidade. Assim, proponho visita às obras das artistas Tanja Ostojic, Jota Mombaça, Grada Kilomba e Tania Bruguera e exponho a minha produção artística, desenvolvida no período de atividade no curso, refletindo sobre os sistemas de educação e matrizes de conhecimento, masculinidade e a colonialidade das instituições; Abstract: Decolonial aesthetics and border identity in the production of migrant artists On the border: is it possible to decolonize aesthetics? To reclaim identities and subjectivities? To remain an artist in the process of immigration? These are the questions that drive this investigation forward. The presented work is a continuous research, and therefore it does not conclude in a product, but rather it presents an art process, allowing space for creation of alterations. This work aims to reflect on the research developed during the course in Visual Arts at the University of Évora. Relating decolonial theories with contemporary artistic practice as a critique to modernity and colonialism, it analyzes the development of the concept of decolonial aesthetics. It presents the concepts of colonialism: the Power, the Being, the Knowledge and the Nature and proposes trans-modernity as an alternative to post-modernity. Thus, it revises the artistic works of Tanja Ostojic, Jota Mombaça, Grada Kilomba and Tania Brugueiro and exposes my own artistic process developed during the course, reflecting on the education system and matrices of knowledge, masculinity and the colonialism of the institutions
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-18T00:00:00Z
2021-01-06T16:40:41Z
2021-01-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28612
http://hdl.handle.net/10174/28612
TID:202562069
url http://hdl.handle.net/10174/28612
identifier_str_mv TID:202562069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Artes e Design
danilolinsgalvao@gmail.com
203
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136667584430080