Linguagem formal em situações orais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Margarida Torres da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21108
Resumo: Relatório de investigação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_28410aa1e2e25b6f723c3e13ee75e244
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Linguagem formal em situações orais372.46Relatório de investigação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo, levado a cabo pela estagiária investigadora em 2011/2012 com uma turma de ensino do 4.º ano de escolaridade, foi desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, lecionado na Universidade do Minho. Visou a promoção da linguagem formal em situações orais, procurando atender às necessidades e interesses dos alunos, conciliando-as com as exigências do sistema educativo (programas escolares) e projetos educativos em decurso na turma. Os objetivos de estudo foram: (1) promover a aprendizagem consciente de dois géneros textuais implicados nas competências específicas da compreensão e da expressão oral formal, nomeadamente o da entrevista e o da reportagem; (2) identificar o impacto das estratégias pedagógicas no alargamento das competências linguísticas dos alunos; (3) identificar o impacto das estratégias pedagógicas na consciencialização dos alunos acerca dos géneros linguísticos estudados. Tratou-se de um estudo enquadrado na metodologia de investigação-ação, com recurso a estratégias de recolha de informação predominantemente qualitativas e com uma função simultaneamente pedagógica e investigativa: textos escritos, aprendizagens dos alunos, análise de dados de interação pedagógica (vídeo gravados e transcritos) e diário reflexivo da estagiária. A avaliação dos dados recolhidos permitiu concluir que a experiência despertou os alunos para uma maior consciencialização acerca da temática em estudo e desenvolveu a sua capacidade de aprender a aprender. Ao assumirem um papel ativo nas suas aprendizagens, os alunos tornam-se capazes de construir o seu próprio conhecimento, num processo coletivo que alterou significativamente os modos de aprender e ensinar a língua.The present study was elaborated by a pre-service teacher in 2011/2012 with a fourth grade class. It was developed in the practicum component of the Master in Pre-School Education and Teaching in Basic Education, taught in University of Minho. The study was developed as action research, with a simultaneous pedagogical and investigative function. It aimed to promote the use of formal language in oral situations, seeking to meet the needs and interests of students, combining them with the formal requirements (mostly school programs) and educational projects in progress in the class. The goals were: (1) to promote the learning of two different textual genres involved in formal oral comprehension and expression, namely the interview and the oral report; (2) to identify the impact of the teaching strategies on the growth of the students’ language skills; (3) to identify the impact of the teaching strategies on students’ awareness about the linguistic genres studied. It was developed as a didactic sequence (designed to help students’ learn how to prepare an interview), a writing cycle (planned to help students’ learn how to produce an oral report), and a self-evaluation questionnaire (prepared to help students think about their learning and how they learned). Qualitative and quantitative data were collected, using data collecting techniques such as: texts written and orally produced by children, questionnaires, pedagogical interaction (recorded and transcribed) and the teachers’ reflexive journal. The analysis of the data revealed that the pedagogical experience promoted students’ learning, helping them to develop knowledge and awareness about the topics that were studied, besides developing their ability to learn how to learn by doing so. The teacher ends up reflecting about the relevance of this experience in her own professional learning.Pereira, Iris Susana PiresUniversidade do MinhoSilva, Margarida Torres da20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:33.481790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem formal em situações orais
title Linguagem formal em situações orais
spellingShingle Linguagem formal em situações orais
Silva, Margarida Torres da
372.46
title_short Linguagem formal em situações orais
title_full Linguagem formal em situações orais
title_fullStr Linguagem formal em situações orais
title_full_unstemmed Linguagem formal em situações orais
title_sort Linguagem formal em situações orais
author Silva, Margarida Torres da
author_facet Silva, Margarida Torres da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Iris Susana Pires
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Margarida Torres da
dc.subject.por.fl_str_mv 372.46
topic 372.46
description Relatório de investigação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21108
url http://hdl.handle.net/1822/21108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132315271561216