Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Ana Rafaela da Costa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28884
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_43f4e20b22155a9ab2e06601676af2fa
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28884
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafiosComunicaçãoLinguagem oralLinguagem escritaConsciência fonológicaCommunicationOral languageWritten languagePhonological awareness372.46373.2Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório expõe e analisa o projeto de intervenção pedagógica desenvolvido em contexto de jardim de infância e de creche no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pre Escolar. Este Projeto teve como finalidade promover a comunicação e a linguagem oral das crianças nos dois contextos e ampliar o interesse pela escrita, no Jardim de infância. Neste último contexto, a intervenção pedagógica desenvolvida conferiu à consciência fonológica um papel de relevo enquanto processo que opera a ligação entre a linguagem oral e a descoberta da escrita. Baseado nestes propósitos, a intervenção procurou adequar-se à especificidade de ambos os contextos e neste sentido, foram desenhadas estratégias que fossem sensíveis às necessidades e interesses das crianças. A leitura de histórias e a criação de momentos de diálogo foram estratégias privilegiadas em Creche. Em Jardim de Infância, procurou-se criar momentos de conversação, incentivar as crianças a reflectirem sobre a linguagem oral através de tarefas de consciência silábica e fonémica, jogos de palavras, rimas, travalínguas e adivinhas e da exploração de diversas formas de escrita. A intervenção pedagógica desenvolvida em ambos os contextos permitiu identificar alguns ganhos na aprendizagem das crianças com destaque, na creche, para um evidente envolvimento das crianças nas situações de interação e de conversação entre pares e com os adultos e na crescente curiosidade em torno do meio envolvente. Em Jardim de Infância constatou-se uma maior sensibilidade das crianças quanto à estrutura sonora das palavras, uma atenção especial aos seus modos de expressão oral e escrita e uma evolução das suas competências neste domínio.The present report exposes and analyses a pedagogical intervention project developed in kindergarten and Nursery in the sphere of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education Master. This Project aimed to encourage children’s communication and oral language in both contexts and increase the interest of written in Kindergarten. The pedagogical intervention that was developed in Kindergarten gave to phonological awareness a major role as a process that operates the connection between the oral language and writing discovery. Based on these purposes, the intervention tried to adapt to the specificity of both contexts and in this sense, strategies that were sensitive to children’s needs and interests were designed. Reading stories and creating dialogue moments were privileged strategies in Nursery. In Kindergarten we tried to encourage children to reflect, in a conscious way, about oral language through syllabic and phonemic awareness tasks, word games, rhymes, tongue twisters and riddles as well as through several writing forms exploration. The pedagogical intervention developed on both contexts helped identify some earnings in children’s learning, especially in Nursery, to an evident involvement of children in interaction and conversation situations among peers and with adults and growing curiosity about the environment. In Kindergarten we witnessed a greater sensitivity of children on the words sound structure, a special attention to their oral and written expression and their skills development in this area.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoCoelho, Ana Rafaela da Costa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28884por201471698info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:58Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28884Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:20.089617Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios
title Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios
spellingShingle Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios
Coelho, Ana Rafaela da Costa
Comunicação
Linguagem oral
Linguagem escrita
Consciência fonológica
Communication
Oral language
Written language
Phonological awareness
372.46
373.2
title_short Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios
title_full Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios
title_fullStr Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios
title_full_unstemmed Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios
title_sort Comunicação e linguagem na creche e no jardim de infância : alguns desafios
author Coelho, Ana Rafaela da Costa
author_facet Coelho, Ana Rafaela da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Ana Rafaela da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Linguagem oral
Linguagem escrita
Consciência fonológica
Communication
Oral language
Written language
Phonological awareness
372.46
373.2
topic Comunicação
Linguagem oral
Linguagem escrita
Consciência fonológica
Communication
Oral language
Written language
Phonological awareness
372.46
373.2
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28884
url http://hdl.handle.net/1822/28884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201471698
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132864255623168