Investigação qualitativa “baseada em evidência”: análise de dissertações de mestrado em psicologia da educação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/2952 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é analisar como a metodologia qualitativa tem sido aceite e reconhecida na área da Psicologia. Especificamente, pretende-se analisar as dissertações de mestrado realizadas num curso de mestrado em Psicologia da Educação, entre os anos 2010 e 2018, numa universidade pública portuguesa, e que estavam disponíveis online, no repositório digital institucional. A busca no repositório decorreu em duas fases, em fevereiro e em dezembro de 2018, mediante os descritores definidos. Encontraram-se 82 dissertações de mestrado, sendo 63 (77%) estudos quantitativos e 19 (23%) estudos com recurso a metodologia qualitativa [8 (10%) estudos qualitativos e 11 (13%) estudos mistos]. Nos estudos qualitativos verificou-se diversidade em termos de temática e de paradigmas adotados. Nos estudos mistos, vários eram caracterizados como estudos de caso e combinavam formas distintas de recolha de dados. Os dados permitem verificar um predomínio do recurso à metodologia quantitativa nas dissertações de mestrado produzidas. |
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Investigação qualitativa “baseada em evidência”: análise de dissertações de mestrado em psicologia da educaçãoInvestigação qualitativaMetodologia mistaFormação graduadaPsicologiaQualitative researchMixed methodsGraduate educationPsychology.Faculdade de Artes e HumanidadesO objetivo deste estudo é analisar como a metodologia qualitativa tem sido aceite e reconhecida na área da Psicologia. Especificamente, pretende-se analisar as dissertações de mestrado realizadas num curso de mestrado em Psicologia da Educação, entre os anos 2010 e 2018, numa universidade pública portuguesa, e que estavam disponíveis online, no repositório digital institucional. A busca no repositório decorreu em duas fases, em fevereiro e em dezembro de 2018, mediante os descritores definidos. Encontraram-se 82 dissertações de mestrado, sendo 63 (77%) estudos quantitativos e 19 (23%) estudos com recurso a metodologia qualitativa [8 (10%) estudos qualitativos e 11 (13%) estudos mistos]. Nos estudos qualitativos verificou-se diversidade em termos de temática e de paradigmas adotados. Nos estudos mistos, vários eram caracterizados como estudos de caso e combinavam formas distintas de recolha de dados. Os dados permitem verificar um predomínio do recurso à metodologia quantitativa nas dissertações de mestrado produzidas.The purpose of this paper is to analyse how qualitative research has been accepted and recognised in the area of Psychology. Specifically, is intended to analyse the master's dissertations carried out under a master's degree course in Educational Psychology, between 2010 and 2018, in a Portuguese public university, which were available online, in the institutional digital repository. The search in the repository was carried out in two phases, using the defined descriptors, in February and in December of 2018. There were 82 master's dissertations, 63 (77%) were quantitative studies and 19 (23%) were studies using qualitative methodology [8 (10%) qualitative studies and 11 (13%) mixed studies]. In the qualitative studies there was diversity in the themes and paradigms adopted. In the mixed studies, several of them were characterised as case studies and combined distinct forms of data collection. The data allow to verify a predominance of the quantitative methodology in the master’s dissertations produced.Facultad de Educación de la Universidad de ExtremaduraDigitUMaAntunes, Ana Pereira2020-10-30T15:40:39Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2952porAntunes, A. P. (2019). Investigação qualitativa “baseada em evidência”: análise de dissertações de mestrado em psicologia da educação. Campo Abierto. Revista de Educación, 38(2), 229-240.10.17398/0213-9529.38.2.229info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-26T03:38:18Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:47.364334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O objetivo deste estudo é analisar como a metodologia qualitativa tem sido aceite e reconhecida na área da Psicologia. Especificamente, pretende-se analisar as dissertações de mestrado realizadas num curso de mestrado em Psicologia da Educação, entre os anos 2010 e 2018, numa universidade pública portuguesa, e que estavam disponíveis online, no repositório digital institucional. A busca no repositório decorreu em duas fases, em fevereiro e em dezembro de 2018, mediante os descritores definidos. Encontraram-se 82 dissertações de mestrado, sendo 63 (77%) estudos quantitativos e 19 (23%) estudos com recurso a metodologia qualitativa [8 (10%) estudos qualitativos e 11 (13%) estudos mistos]. Nos estudos qualitativos verificou-se diversidade em termos de temática e de paradigmas adotados. Nos estudos mistos, vários eram caracterizados como estudos de caso e combinavam formas distintas de recolha de dados. Os dados permitem verificar um predomínio do recurso à metodologia quantitativa nas dissertações de mestrado produzidas. |
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