Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/12195 |
Resumo: | O ensino de investigação qualitativa associa-se ao estudo dos processos pedagógicos mais adequados à aquisição de competências de investigação. Assim, pretende-se contribuir para o (re)conhecimento da importância da investigação qualitativa e da sua lecionação, através da análise do impacto percebido pelos alunos da frequência de uma unidade curricular de métodos de investigação. Participaram 10 alunos na primeira fase do estudo e 11 alunos na segunda fase, que frequentavam um curso de 2.º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020. A recolha de dados foi feita através de narrativa, tendo sido alvo de análise de conteúdo por duas codificadoras, numa lógica dedutiva e indutiva. O ensino de investigação qualitativa teve impacto nos alunos, destacando-se a evolução e aprofundamento ao nível da caracterização da metodologia qualitativa e da sua importância, bem como o desenvolvimento de competências investigativas e de possibilidade de transferência da aprendizagem. Os alunos reconheceram ainda a pertinência da unidade curricular ao nível do mestrado em questão, sugerindo a iniciação à mesma mais cedo no percurso académico. O estudo contribui para o reconhecimento da lecionação de investigação qualitativa, com possíveis implicações na revisão dos planos de estudo do primeiro ciclo em Psicologia. |
id |
RCAP_e06f84084e6cf11d651e0369bc50daf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12195 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestradoEDUCAÇÃOINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAENSINOAPRENDIZAGEMEDUCATIONQUALITATIVE RESEARCHTEACHINGLEARNINGO ensino de investigação qualitativa associa-se ao estudo dos processos pedagógicos mais adequados à aquisição de competências de investigação. Assim, pretende-se contribuir para o (re)conhecimento da importância da investigação qualitativa e da sua lecionação, através da análise do impacto percebido pelos alunos da frequência de uma unidade curricular de métodos de investigação. Participaram 10 alunos na primeira fase do estudo e 11 alunos na segunda fase, que frequentavam um curso de 2.º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020. A recolha de dados foi feita através de narrativa, tendo sido alvo de análise de conteúdo por duas codificadoras, numa lógica dedutiva e indutiva. O ensino de investigação qualitativa teve impacto nos alunos, destacando-se a evolução e aprofundamento ao nível da caracterização da metodologia qualitativa e da sua importância, bem como o desenvolvimento de competências investigativas e de possibilidade de transferência da aprendizagem. Os alunos reconheceram ainda a pertinência da unidade curricular ao nível do mestrado em questão, sugerindo a iniciação à mesma mais cedo no percurso académico. O estudo contribui para o reconhecimento da lecionação de investigação qualitativa, com possíveis implicações na revisão dos planos de estudo do primeiro ciclo em Psicologia.Qualitative research teaching is related to the study of the most appropriate pedagogical processes for the acquisition of qualitative research skills. This study aims to contribute to the recognition of the importance of qualitative research and its teaching through the analysis of the perceived impact by students attending a research methods course. The participants in the first phase of the study were 10 students and in the second phase were 11 students. In both cases they were attending a 2nd cycle course, in Educational Psychology, at a Portuguese Public University, in the academic year 2019/2020. The data collection was done through a narrative that was written individually by the students. Content analysis of the narratives was performed by two coders following deductive and inductive processes. Qualitative research teaching had an impact on students, highlighting the evolution and deepening in the characterization of qualitative methodology and its importance, as well as the development of investigative skills and the possibility of learning transfer. The students also recognized the relevance of this course in the master’s degree in Educational Psychology and they suggested its initiation earlier in the academic degree. The study contributes to the recognition of qualitative research teaching, with possible implications for the revision of the study plans of the first cycle in Psychology.L’enseignement de la recherche qualitative est associé à l’étude des processus pédagogiques les plus appropriés pour l’acquisition des compétences de recherche. Ainsi, cette étude veut contribuer à la (re)connaissance de l’importance de la recherche qualitative et de son enseignement à travers l’analyse de l’impact perçu par les étudiants à partir de la fréquentation d’une unité d’enseignement de méthodes de recherche. 10 étudiants ont participé à la première phase de l’étude et 11 étudiants à la deuxième phase - tous fréquentant un cursus de 2ème cycle, en Psychologie Éducative, dans une université publique portugaise, au cours de l’année universitaire 2019/2020. La collecte des données s’est faite par récit, après avoir fait l’objet d’une analyse de contenu par deux codeurs, dans une logique déductive et inductive. L’enseignement de la recherche qualitative a eu un impact sur les étudiants, mettant en évidence l’évolution et l’approfondissement en termes de caractérisation de la méthodologie qualitative et de son importance, ainsi que le développement des compétences d’investigation et la possibilité de transférer les apprentissages. Les étudiants ont également reconnue la pertinence de l’unité d’enseignement au niveau du master en question, suggérant une initiation à celui-ci plus tôt dans le parcours académique. L’étude contribue à la reconnaissance de l’enseignement de la recherche qualitative, avec des implications possibles au sein de la révision des plans d’études du premier cycle en psychologie.La enseñanza de la investigación cualitativa está asociada al estudio de los processos pedagógicos más adecuados para la adquisición de habilidades investigativas. Así, se pretende contribuir al (re)conocimiento de la importancia de la investigación cualitativa y su docencia, a través del análisis del impacto percibido por los estudiantes que asistieron a una unidad curricular de métodos de investigación. Participaron 10 estudiantes, en la primera fase del estudio, y 11 estudiantes, en la segunda fase, los cuales asistían a un curso de segundo ciclo, en Psicología de la Educación, en una Universidad Pública Portuguesa, en el año académico 2019/2020. La recolección de datos se realizó a través de la narrativa, habiendo sido objeto de análisis de contenido por dos codificadores, en una lógica deductiva e inductiva. La docencia de la investigación cualitativa tuvo un impacto en los estudiantes, destacándose la evolución y profundización en la caracterización de la metodología cualitativa y su importancia, así como el desarrollo de habilidades investigativas y la posibilidad de transferir aprendizajes. Los estudantes también reconocieron la relevancia de la unidad curricular a nivel del máster en cuestión, sugiriendo su iniciación más temprana en la trayectoria académica. El estudio contribuye al reconocimiento de la docencia de la investigación cualitativa, con posibles implicaciones en la revisión de los planes de estudio del primer ciclo en Psicología.Edições Universitárias Lusófonas2021-10-14T15:54:42Z2021-07-01T00:00:00Z2021-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12195por1645-7250Antunes, Ana PereiraAraújo, Sara Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-08T01:32:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:13:48.126433Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestrado |
title |
Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestrado |
spellingShingle |
Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestrado Antunes, Ana Pereira EDUCAÇÃO INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA ENSINO APRENDIZAGEM EDUCATION QUALITATIVE RESEARCH TEACHING LEARNING |
title_short |
Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestrado |
title_full |
Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestrado |
title_fullStr |
Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestrado |
title_full_unstemmed |
Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestrado |
title_sort |
Ensino de investigação qualitativa em psicologia (da educação): impacto percebido em alunos de mestrado |
author |
Antunes, Ana Pereira |
author_facet |
Antunes, Ana Pereira Araújo, Sara Barros |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Sara Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Ana Pereira Araújo, Sara Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA ENSINO APRENDIZAGEM EDUCATION QUALITATIVE RESEARCH TEACHING LEARNING |
topic |
EDUCAÇÃO INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA ENSINO APRENDIZAGEM EDUCATION QUALITATIVE RESEARCH TEACHING LEARNING |
description |
O ensino de investigação qualitativa associa-se ao estudo dos processos pedagógicos mais adequados à aquisição de competências de investigação. Assim, pretende-se contribuir para o (re)conhecimento da importância da investigação qualitativa e da sua lecionação, através da análise do impacto percebido pelos alunos da frequência de uma unidade curricular de métodos de investigação. Participaram 10 alunos na primeira fase do estudo e 11 alunos na segunda fase, que frequentavam um curso de 2.º ciclo, em Psicologia da Educação, numa Universidade Pública Portuguesa, no ano letivo 2019/2020. A recolha de dados foi feita através de narrativa, tendo sido alvo de análise de conteúdo por duas codificadoras, numa lógica dedutiva e indutiva. O ensino de investigação qualitativa teve impacto nos alunos, destacando-se a evolução e aprofundamento ao nível da caracterização da metodologia qualitativa e da sua importância, bem como o desenvolvimento de competências investigativas e de possibilidade de transferência da aprendizagem. Os alunos reconheceram ainda a pertinência da unidade curricular ao nível do mestrado em questão, sugerindo a iniciação à mesma mais cedo no percurso académico. O estudo contribui para o reconhecimento da lecionação de investigação qualitativa, com possíveis implicações na revisão dos planos de estudo do primeiro ciclo em Psicologia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-14T15:54:42Z 2021-07-01T00:00:00Z 2021-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/12195 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/12195 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1645-7250 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131234979282944 |