Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Ana Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/2956
Resumo: O desenvolvimento das competências de investigação constitui uma preocupação na formação académica de futuros psicólogos. Associada a essa preocupação aparece ainda a discussão sobre a opção metodológica mais adequada à investigação: a metodologia quantitativa, a metodologia qualitativa ou mista. Com este estudo pretende-se, de uma forma mais específica, refletir e discutir sobre a adequação e eficácia do ensino de metodologia qualitativa, através da apresentação de uma Unidade Curricular de Métodos de Investigação. Participaram 12 alunos (10 mulheres e 2 homens), com uma média de idade de 25,4 anos, que frequentavam a disciplina Métodos de Investigação II, integrada no 1º ano do plano curricular de um curso de 2º ciclo em Psicologia da Educação, numa universidade portuguesa. Os dados foram recolhidos através de uma narrativa individual sobre o funcionamento da disciplina em estudo e foram analisados com recurso a análise de conteúdo, em função de 2 tópicos. Em relação ao tópico de análise sobre a Dinâmica das Aulas registaram-se categorias como: Clima de aula e motivação, Estratégias pedagógicas e Papel do Professor; e, em relação ao tópico Abordagem Qualitativa registaram-se categorias como: Esclarecimento e conhecimento, Rigor e validade, Experienciação e Ética. Os resultados traduzem, na generalidade, satisfação com a dinâmica das aulas bem como a aquisição de conhecimento e de competências de investigação qualitativa, revelando adequação e eficácia no ensino de investigação qualitativa. Tecem-se algumas considerações e apresentam-se linhas orientadores para trabalhos futuros.
id RCAP_882485e16a3ae9ff7008d9e1b690daed
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/2956
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educaçãoInvestigação qualitativaPrática pedagógicaCompetências de investigaçãoPsicologia da educaçãoQualitative researchTeaching practiceResearch skillsEducational psychology.Faculdade de Artes e HumanidadesO desenvolvimento das competências de investigação constitui uma preocupação na formação académica de futuros psicólogos. Associada a essa preocupação aparece ainda a discussão sobre a opção metodológica mais adequada à investigação: a metodologia quantitativa, a metodologia qualitativa ou mista. Com este estudo pretende-se, de uma forma mais específica, refletir e discutir sobre a adequação e eficácia do ensino de metodologia qualitativa, através da apresentação de uma Unidade Curricular de Métodos de Investigação. Participaram 12 alunos (10 mulheres e 2 homens), com uma média de idade de 25,4 anos, que frequentavam a disciplina Métodos de Investigação II, integrada no 1º ano do plano curricular de um curso de 2º ciclo em Psicologia da Educação, numa universidade portuguesa. Os dados foram recolhidos através de uma narrativa individual sobre o funcionamento da disciplina em estudo e foram analisados com recurso a análise de conteúdo, em função de 2 tópicos. Em relação ao tópico de análise sobre a Dinâmica das Aulas registaram-se categorias como: Clima de aula e motivação, Estratégias pedagógicas e Papel do Professor; e, em relação ao tópico Abordagem Qualitativa registaram-se categorias como: Esclarecimento e conhecimento, Rigor e validade, Experienciação e Ética. Os resultados traduzem, na generalidade, satisfação com a dinâmica das aulas bem como a aquisição de conhecimento e de competências de investigação qualitativa, revelando adequação e eficácia no ensino de investigação qualitativa. Tecem-se algumas considerações e apresentam-se linhas orientadores para trabalhos futuros.The development of research skills is a concern in the academic training of future psychologists. Associated with this concern, there is also a discussion about the most appropriate methodological option for research: quantitative, qualitative or mixed methodology. The main goal of this study is to reflect and to discuss, in a more specific way, the adequacy and the effectiveness of teaching qualitative research, through the presentation of a course of Research Methods. Participants were 12 students (10 women and 2 men), with a mean age of 25.4 years old, who participated in the course of Research Methods II, integrated in the 1st year of the curricular plan of a 2nd cycle course in Educational Psychology, in a Portuguese university. The data were collected through an individual narrative about the functioning of the course and were analyzed using content analysis, based on 2 topics. In the topic Dynamics of Classes were registered categories such as: Classroom climate and motivation, Pedagogical strategies and Teacher’s role. In the topic Qualitative Approach there were categories such as: Clarification and knowledge, Rigor and validity, Experience, and Ethics. The results generally reflect satisfaction with the dynamics of the classes as well as the acquisition of knowledge and qualitative research skills, revealing adequacy and effectiveness of teaching qualitative research. Some considerations are discussed and guidelines for future work are presented.Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e TecnologiasDigitUMaAntunes, Ana Pereira2020-11-02T13:54:49Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/2956porAntunes, A. P. (2017). Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação. Revista Lusófona de Educação, (36), 147-161. 10.24140/issn.1645-7250.rle36.1010.24140/issn.1645-7250.rle36.10info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:55:49Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/2956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:05:47.631405Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação
title Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação
spellingShingle Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação
Antunes, Ana Pereira
Investigação qualitativa
Prática pedagógica
Competências de investigação
Psicologia da educação
Qualitative research
Teaching practice
Research skills
Educational psychology
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação
title_full Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação
title_fullStr Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação
title_full_unstemmed Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação
title_sort Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação
author Antunes, Ana Pereira
author_facet Antunes, Ana Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Ana Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação qualitativa
Prática pedagógica
Competências de investigação
Psicologia da educação
Qualitative research
Teaching practice
Research skills
Educational psychology
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Investigação qualitativa
Prática pedagógica
Competências de investigação
Psicologia da educação
Qualitative research
Teaching practice
Research skills
Educational psychology
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description O desenvolvimento das competências de investigação constitui uma preocupação na formação académica de futuros psicólogos. Associada a essa preocupação aparece ainda a discussão sobre a opção metodológica mais adequada à investigação: a metodologia quantitativa, a metodologia qualitativa ou mista. Com este estudo pretende-se, de uma forma mais específica, refletir e discutir sobre a adequação e eficácia do ensino de metodologia qualitativa, através da apresentação de uma Unidade Curricular de Métodos de Investigação. Participaram 12 alunos (10 mulheres e 2 homens), com uma média de idade de 25,4 anos, que frequentavam a disciplina Métodos de Investigação II, integrada no 1º ano do plano curricular de um curso de 2º ciclo em Psicologia da Educação, numa universidade portuguesa. Os dados foram recolhidos através de uma narrativa individual sobre o funcionamento da disciplina em estudo e foram analisados com recurso a análise de conteúdo, em função de 2 tópicos. Em relação ao tópico de análise sobre a Dinâmica das Aulas registaram-se categorias como: Clima de aula e motivação, Estratégias pedagógicas e Papel do Professor; e, em relação ao tópico Abordagem Qualitativa registaram-se categorias como: Esclarecimento e conhecimento, Rigor e validade, Experienciação e Ética. Os resultados traduzem, na generalidade, satisfação com a dinâmica das aulas bem como a aquisição de conhecimento e de competências de investigação qualitativa, revelando adequação e eficácia no ensino de investigação qualitativa. Tecem-se algumas considerações e apresentam-se linhas orientadores para trabalhos futuros.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017-01-01T00:00:00Z
2020-11-02T13:54:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/2956
url http://hdl.handle.net/10400.13/2956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Antunes, A. P. (2017). Formação académica em metodologia qualitativa: prática pedagógica em psicologia da educação. Revista Lusófona de Educação, (36), 147-161. 10.24140/issn.1645-7250.rle36.10
10.24140/issn.1645-7250.rle36.10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento (CeiED) do Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129928702099456