Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Serra, Francisco da Cruz Real Paulino
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13154
Resumo: O aparecimento de novas maneiras para a marca promover e comunicar através do meio digital, criou o ambiente perfeito para o florescimento de uma nova figura que serve como o responsável da marca para os consumidores e o responsável dos consumidores para a marca: o Community Manager. Este trabalho discutirá o ambiente onde opera e o seu papel para o sucesso digital de uma marca, através da exposição da experiência pessoal nesse cargo, na agência de comunicação digital ALICE. Numa primeira parte, irão ser abordadas temáticas cruciais para o entendimento e a contextualização deste profissional no mundo online, começando pelo ambiente digital que possibilitou o aparecimento desta profissão, passando por bases teóricas de certas áreas do Marketing Digital e, finalmente, terminando numa caracterização do profissional em si. Numa segunda parte, não só irão ser apresentadas todas as atividades impostas ao Community Manager durante o estágio em questão, como será também fundamentada a base teórica apresentada anteriormente, através da descrição pessoal do que foi abordado e trabalhado na agência. Finalmente, será também incluído uma breve reflexão crítica, sobre o que possivelmente será deste profissional, quando as operações digitais se tornarem totalmente automatizadas pela inteligência artificial.
id RCAP_0841048d028fb9fd02b0c4a18407f3f5
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICEAgências de Comunicação DigitalCommunity ManagerMarketing de ConteúdoMarketing DigitalSocial Media MarketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::MarketingO aparecimento de novas maneiras para a marca promover e comunicar através do meio digital, criou o ambiente perfeito para o florescimento de uma nova figura que serve como o responsável da marca para os consumidores e o responsável dos consumidores para a marca: o Community Manager. Este trabalho discutirá o ambiente onde opera e o seu papel para o sucesso digital de uma marca, através da exposição da experiência pessoal nesse cargo, na agência de comunicação digital ALICE. Numa primeira parte, irão ser abordadas temáticas cruciais para o entendimento e a contextualização deste profissional no mundo online, começando pelo ambiente digital que possibilitou o aparecimento desta profissão, passando por bases teóricas de certas áreas do Marketing Digital e, finalmente, terminando numa caracterização do profissional em si. Numa segunda parte, não só irão ser apresentadas todas as atividades impostas ao Community Manager durante o estágio em questão, como será também fundamentada a base teórica apresentada anteriormente, através da descrição pessoal do que foi abordado e trabalhado na agência. Finalmente, será também incluído uma breve reflexão crítica, sobre o que possivelmente será deste profissional, quando as operações digitais se tornarem totalmente automatizadas pela inteligência artificial.The emergence of new ways for a brand to promote and communicate through the digital medium has created the perfect environment for a new figure to flourish who serves as the brand's representative to consumers and the consumers' representative to the brand: the Community Manager. This paper will discuss the environment in which he operates and his role in the digital success of a brand, through the exposure of personal experience in this position at the digital communications agency ALICE. In the first part, the crucial themes for understanding and contextualizing this professional in the online world will be addressed, starting with the digital environment that made the emergence of this profession possible, going through the theoretical basis of certain areas of Digital Marketing and, finally, ending with a characterization of the professional himself. In a second part, not only will all the activities imposed on the Community Manager during the internship in question be presented, but also the theoretical basis presented previously will be substantiated, through a personal description of what was covered and worked at the agency. Finally, a brief critical reflection will also be included, about what will possibly become of this professional, when digital operations become fully automated by artificial intelligence.Figueiredo, Vitor Manuel Pinto deuBibliorumSerra, Francisco da Cruz Real Paulino2023-02-20T16:55:05Z2022-07-222022-06-292022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13154TID:203226690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:38.607593Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
title Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
spellingShingle Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
Serra, Francisco da Cruz Real Paulino
Agências de Comunicação Digital
Community Manager
Marketing de Conteúdo
Marketing Digital
Social Media Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing
title_short Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
title_full Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
title_fullStr Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
title_full_unstemmed Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
title_sort Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
author Serra, Francisco da Cruz Real Paulino
author_facet Serra, Francisco da Cruz Real Paulino
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Figueiredo, Vitor Manuel Pinto de
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Serra, Francisco da Cruz Real Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Agências de Comunicação Digital
Community Manager
Marketing de Conteúdo
Marketing Digital
Social Media Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing
topic Agências de Comunicação Digital
Community Manager
Marketing de Conteúdo
Marketing Digital
Social Media Marketing
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing
description O aparecimento de novas maneiras para a marca promover e comunicar através do meio digital, criou o ambiente perfeito para o florescimento de uma nova figura que serve como o responsável da marca para os consumidores e o responsável dos consumidores para a marca: o Community Manager. Este trabalho discutirá o ambiente onde opera e o seu papel para o sucesso digital de uma marca, através da exposição da experiência pessoal nesse cargo, na agência de comunicação digital ALICE. Numa primeira parte, irão ser abordadas temáticas cruciais para o entendimento e a contextualização deste profissional no mundo online, começando pelo ambiente digital que possibilitou o aparecimento desta profissão, passando por bases teóricas de certas áreas do Marketing Digital e, finalmente, terminando numa caracterização do profissional em si. Numa segunda parte, não só irão ser apresentadas todas as atividades impostas ao Community Manager durante o estágio em questão, como será também fundamentada a base teórica apresentada anteriormente, através da descrição pessoal do que foi abordado e trabalhado na agência. Finalmente, será também incluído uma breve reflexão crítica, sobre o que possivelmente será deste profissional, quando as operações digitais se tornarem totalmente automatizadas pela inteligência artificial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22
2022-06-29
2022-07-22T00:00:00Z
2023-02-20T16:55:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13154
TID:203226690
url http://hdl.handle.net/10400.6/13154
identifier_str_mv TID:203226690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414642733056