Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13154 |
Resumo: | O aparecimento de novas maneiras para a marca promover e comunicar através do meio digital, criou o ambiente perfeito para o florescimento de uma nova figura que serve como o responsável da marca para os consumidores e o responsável dos consumidores para a marca: o Community Manager. Este trabalho discutirá o ambiente onde opera e o seu papel para o sucesso digital de uma marca, através da exposição da experiência pessoal nesse cargo, na agência de comunicação digital ALICE. Numa primeira parte, irão ser abordadas temáticas cruciais para o entendimento e a contextualização deste profissional no mundo online, começando pelo ambiente digital que possibilitou o aparecimento desta profissão, passando por bases teóricas de certas áreas do Marketing Digital e, finalmente, terminando numa caracterização do profissional em si. Numa segunda parte, não só irão ser apresentadas todas as atividades impostas ao Community Manager durante o estágio em questão, como será também fundamentada a base teórica apresentada anteriormente, através da descrição pessoal do que foi abordado e trabalhado na agência. Finalmente, será também incluído uma breve reflexão crítica, sobre o que possivelmente será deste profissional, quando as operações digitais se tornarem totalmente automatizadas pela inteligência artificial. |
id |
RCAP_0841048d028fb9fd02b0c4a18407f3f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13154 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICEAgências de Comunicação DigitalCommunity ManagerMarketing de ConteúdoMarketing DigitalSocial Media MarketingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::MarketingO aparecimento de novas maneiras para a marca promover e comunicar através do meio digital, criou o ambiente perfeito para o florescimento de uma nova figura que serve como o responsável da marca para os consumidores e o responsável dos consumidores para a marca: o Community Manager. Este trabalho discutirá o ambiente onde opera e o seu papel para o sucesso digital de uma marca, através da exposição da experiência pessoal nesse cargo, na agência de comunicação digital ALICE. Numa primeira parte, irão ser abordadas temáticas cruciais para o entendimento e a contextualização deste profissional no mundo online, começando pelo ambiente digital que possibilitou o aparecimento desta profissão, passando por bases teóricas de certas áreas do Marketing Digital e, finalmente, terminando numa caracterização do profissional em si. Numa segunda parte, não só irão ser apresentadas todas as atividades impostas ao Community Manager durante o estágio em questão, como será também fundamentada a base teórica apresentada anteriormente, através da descrição pessoal do que foi abordado e trabalhado na agência. Finalmente, será também incluído uma breve reflexão crítica, sobre o que possivelmente será deste profissional, quando as operações digitais se tornarem totalmente automatizadas pela inteligência artificial.The emergence of new ways for a brand to promote and communicate through the digital medium has created the perfect environment for a new figure to flourish who serves as the brand's representative to consumers and the consumers' representative to the brand: the Community Manager. This paper will discuss the environment in which he operates and his role in the digital success of a brand, through the exposure of personal experience in this position at the digital communications agency ALICE. In the first part, the crucial themes for understanding and contextualizing this professional in the online world will be addressed, starting with the digital environment that made the emergence of this profession possible, going through the theoretical basis of certain areas of Digital Marketing and, finally, ending with a characterization of the professional himself. In a second part, not only will all the activities imposed on the Community Manager during the internship in question be presented, but also the theoretical basis presented previously will be substantiated, through a personal description of what was covered and worked at the agency. Finally, a brief critical reflection will also be included, about what will possibly become of this professional, when digital operations become fully automated by artificial intelligence.Figueiredo, Vitor Manuel Pinto deuBibliorumSerra, Francisco da Cruz Real Paulino2023-02-20T16:55:05Z2022-07-222022-06-292022-07-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13154TID:203226690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-27T12:41:53Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-27T12:41:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE |
title |
Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE |
spellingShingle |
Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE Serra, Francisco da Cruz Real Paulino Agências de Comunicação Digital Community Manager Marketing de Conteúdo Marketing Digital Social Media Marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing |
title_short |
Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE |
title_full |
Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE |
title_fullStr |
Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE |
title_full_unstemmed |
Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE |
title_sort |
Uma caracterização do Community Manager em agências de comunicação de Portugal: estudo de caso na agência ALICE |
author |
Serra, Francisco da Cruz Real Paulino |
author_facet |
Serra, Francisco da Cruz Real Paulino |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Figueiredo, Vitor Manuel Pinto de uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, Francisco da Cruz Real Paulino |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agências de Comunicação Digital Community Manager Marketing de Conteúdo Marketing Digital Social Media Marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing |
topic |
Agências de Comunicação Digital Community Manager Marketing de Conteúdo Marketing Digital Social Media Marketing Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Marketing |
description |
O aparecimento de novas maneiras para a marca promover e comunicar através do meio digital, criou o ambiente perfeito para o florescimento de uma nova figura que serve como o responsável da marca para os consumidores e o responsável dos consumidores para a marca: o Community Manager. Este trabalho discutirá o ambiente onde opera e o seu papel para o sucesso digital de uma marca, através da exposição da experiência pessoal nesse cargo, na agência de comunicação digital ALICE. Numa primeira parte, irão ser abordadas temáticas cruciais para o entendimento e a contextualização deste profissional no mundo online, começando pelo ambiente digital que possibilitou o aparecimento desta profissão, passando por bases teóricas de certas áreas do Marketing Digital e, finalmente, terminando numa caracterização do profissional em si. Numa segunda parte, não só irão ser apresentadas todas as atividades impostas ao Community Manager durante o estágio em questão, como será também fundamentada a base teórica apresentada anteriormente, através da descrição pessoal do que foi abordado e trabalhado na agência. Finalmente, será também incluído uma breve reflexão crítica, sobre o que possivelmente será deste profissional, quando as operações digitais se tornarem totalmente automatizadas pela inteligência artificial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-22 2022-06-29 2022-07-22T00:00:00Z 2023-02-20T16:55:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/13154 TID:203226690 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/13154 |
identifier_str_mv |
TID:203226690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549671729463296 |