A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14858 |
Resumo: | Mestrado em Ciências Empresariais |
id |
RCAP_933b91a459eddb722825677cca0fe67d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10400.5/14858 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A prática de community manager e social media manager : casos em Portugalcommunity managersocial media managersocial mediasocial media managementmarketing digitaldigital marketingMestrado em Ciências EmpresariaisO Social Media Marketing (SMMkt) está a ser cada vez mais utilizado e o número de empresas a desenvolver a sua presença em social media está a crescer. Como consequência, aparecem novos perfis profissionais como o de Community Manager e de Social Media Manager. Este trabalho teve como objetivo compreender o perfil profissional de Comunity Manager e Social Media Manager, a composição e estrutura das equipas de agência onde se inserem os Social Media Managers e Community Managers, e as barreiras e dificuldades percecionadas por estes profissionais na gestão de social media nas agências em Portugal. A abordagem metodológica foi exploratória e qualitativa com recurso a entrevistas semi-estruturadas para recolha de dados primários, complementada com a análise de anúncios de emprego enquanto dados secundários. Os resultados indicam que as agências revelam ter já umas noções das competências e perfis necessários para estes profissionais que gerem o Social Media Marketing. Apesar disso, existe ainda um trabalho a ser feito na divisão de funções e responsabilidades nas equipas de social media em Portugal. Compreendeu-se também que as principais barreiras e dificuldades com que estes profissionais se deparam nas agências são geradas pelo cliente e portanto torna-se essencial existir uma maior noção e preparação por parte destes para o mundo digital.Social Media Marketing (SMMkt) is being increasingly used and the number of companies developing their presence in social media is growing. As a consequence, new professional profiles such as Community Manager and Social Media Manager appear. The objective of this work was to understand the professional profile of Comunity Man-ager and Social Media Manager, the composition and structure of the agency teams that integrate Social Media Managers and Community Managers, and the barriers and difficulties perceived by these professionals in the management of social media in agencies in Portugal. The methodological approach was exploratory and qualitative using semi-structured interviews for primary data collection, complemented with the analysis of job advertisements as secondary data. The results indicate that the agencies reveal that they already have some notions of the skills and profiles required for these professionals who manage Social Media Marketing. Despite this, there is still work to be done in the division of roles and responsibilities in social media teams in Portugal. It was also understood that the main barriers and difficulties faced by these professionals in the agencies are generated by the client and therefore it is essential to have a greater understanding and preparation by the client for the digital world.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, SandraTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Luísa Sá2018-02-02T13:21:11Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14858porAlmeida, Luísa Sá (2017). "A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:45:53Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/14858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:45:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal |
title |
A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal |
spellingShingle |
A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal Almeida, Luísa Sá community manager social media manager social media social media management marketing digital digital marketing |
title_short |
A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal |
title_full |
A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal |
title_fullStr |
A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal |
title_full_unstemmed |
A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal |
title_sort |
A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal |
author |
Almeida, Luísa Sá |
author_facet |
Almeida, Luísa Sá |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Oliveira, Sandra Tavares, Patrícia Nunes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luísa Sá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
community manager social media manager social media social media management marketing digital digital marketing |
topic |
community manager social media manager social media social media management marketing digital digital marketing |
description |
Mestrado em Ciências Empresariais |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10 2017-10-01T00:00:00Z 2018-02-02T13:21:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14858 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14858 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Almeida, Luísa Sá (2017). "A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817549364099284992 |