A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luísa Sá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14858
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_933b91a459eddb722825677cca0fe67d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10400.5/14858
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A prática de community manager e social media manager : casos em Portugalcommunity managersocial media managersocial mediasocial media managementmarketing digitaldigital marketingMestrado em Ciências EmpresariaisO Social Media Marketing (SMMkt) está a ser cada vez mais utilizado e o número de empresas a desenvolver a sua presença em social media está a crescer. Como consequência, aparecem novos perfis profissionais como o de Community Manager e de Social Media Manager. Este trabalho teve como objetivo compreender o perfil profissional de Comunity Manager e Social Media Manager, a composição e estrutura das equipas de agência onde se inserem os Social Media Managers e Community Managers, e as barreiras e dificuldades percecionadas por estes profissionais na gestão de social media nas agências em Portugal. A abordagem metodológica foi exploratória e qualitativa com recurso a entrevistas semi-estruturadas para recolha de dados primários, complementada com a análise de anúncios de emprego enquanto dados secundários. Os resultados indicam que as agências revelam ter já umas noções das competências e perfis necessários para estes profissionais que gerem o Social Media Marketing. Apesar disso, existe ainda um trabalho a ser feito na divisão de funções e responsabilidades nas equipas de social media em Portugal. Compreendeu-se também que as principais barreiras e dificuldades com que estes profissionais se deparam nas agências são geradas pelo cliente e portanto torna-se essencial existir uma maior noção e preparação por parte destes para o mundo digital.Social Media Marketing (SMMkt) is being increasingly used and the number of companies developing their presence in social media is growing. As a consequence, new professional profiles such as Community Manager and Social Media Manager appear. The objective of this work was to understand the professional profile of Comunity Man-ager and Social Media Manager, the composition and structure of the agency teams that integrate Social Media Managers and Community Managers, and the barriers and difficulties perceived by these professionals in the management of social media in agencies in Portugal. The methodological approach was exploratory and qualitative using semi-structured interviews for primary data collection, complemented with the analysis of job advertisements as secondary data. The results indicate that the agencies reveal that they already have some notions of the skills and profiles required for these professionals who manage Social Media Marketing. Despite this, there is still work to be done in the division of roles and responsibilities in social media teams in Portugal. It was also understood that the main barriers and difficulties faced by these professionals in the agencies are generated by the client and therefore it is essential to have a greater understanding and preparation by the client for the digital world.Instituto Superior de Economia e GestãoOliveira, SandraTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaAlmeida, Luísa Sá2018-02-02T13:21:11Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14858porAlmeida, Luísa Sá (2017). "A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-11-20T18:45:53Zoai:repositorio.ul.pt:10400.5/14858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-11-20T18:45:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal
title A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal
spellingShingle A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal
Almeida, Luísa Sá
community manager
social media manager
social media
social media management
marketing digital
digital marketing
title_short A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal
title_full A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal
title_fullStr A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal
title_full_unstemmed A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal
title_sort A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal
author Almeida, Luísa Sá
author_facet Almeida, Luísa Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Sandra
Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luísa Sá
dc.subject.por.fl_str_mv community manager
social media manager
social media
social media management
marketing digital
digital marketing
topic community manager
social media manager
social media
social media management
marketing digital
digital marketing
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-02-02T13:21:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14858
url http://hdl.handle.net/10400.5/14858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Almeida, Luísa Sá (2017). "A prática de community manager e social media manager : casos em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817549364099284992