As convicções pedagógicas e a prática educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Benedita Nugent Ribeiro Sottomayor
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2187
Resumo: O presente relatório de estágio pretende espelhar, o mais próximo da realidade possível, todo o percurso percorrido nos dois estágios profissionalizantes, realizados em contextos de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Devidamente fundamentada a nível teórico, a ação educativa foi sendo construída a par, de uma investigação naturalista, de cariz exploratório, qualitativo e descritivo. Esta permitiu responder às exigências colocadas ao professor das duas valências, assim como responder às necessidades que os grupos apresentavam, tentando sempre promover aprendizagens ativas, significativas e motivadoras. Toda a intervenção educativa foi apoiada pela constante necessidade de reflexão que permitiu o “confronto” entre o que se acredita e o que se aplica, entre as “convicções pedagógicas” e a prática. A reflexão visava, também, o aperfeiçoamento da prática pedagógica, estando na base de todo o processo de avaliação, quer quando incidia sobre as aprendizagens dos alunos, quer quando o objetivo era analisar a intervenção da estagiária. Ao longo dos estágios profissionalizantes, viu-se como principal preocupação a desconstrução curricular de forma a adaptar e transformar o currículo de acordo com as necessidades dos alunos, recorrendo a metodologias ativas que permitissem corresponder aos pressupostos defendidos no construtivismo. Uma vez que os estágios decorreram no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, foi possível, com base nas experiências vividas, refletir sobre as semelhanças e divergências entre as duas valências e o que se espera de um professor com dupla habilitação.
id RCAP_0847464b8b2f5b7cd658eeab4fbbdf1b
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2187
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As convicções pedagógicas e a prática educativaEnsino Básico1º-2º CicloConstrutivismoPrática educativaO presente relatório de estágio pretende espelhar, o mais próximo da realidade possível, todo o percurso percorrido nos dois estágios profissionalizantes, realizados em contextos de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Devidamente fundamentada a nível teórico, a ação educativa foi sendo construída a par, de uma investigação naturalista, de cariz exploratório, qualitativo e descritivo. Esta permitiu responder às exigências colocadas ao professor das duas valências, assim como responder às necessidades que os grupos apresentavam, tentando sempre promover aprendizagens ativas, significativas e motivadoras. Toda a intervenção educativa foi apoiada pela constante necessidade de reflexão que permitiu o “confronto” entre o que se acredita e o que se aplica, entre as “convicções pedagógicas” e a prática. A reflexão visava, também, o aperfeiçoamento da prática pedagógica, estando na base de todo o processo de avaliação, quer quando incidia sobre as aprendizagens dos alunos, quer quando o objetivo era analisar a intervenção da estagiária. Ao longo dos estágios profissionalizantes, viu-se como principal preocupação a desconstrução curricular de forma a adaptar e transformar o currículo de acordo com as necessidades dos alunos, recorrendo a metodologias ativas que permitissem corresponder aos pressupostos defendidos no construtivismo. Uma vez que os estágios decorreram no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, foi possível, com base nas experiências vividas, refletir sobre as semelhanças e divergências entre as duas valências e o que se espera de um professor com dupla habilitação.The following internship report intends to show the route of the two work placements as closely to reality as possible held on Primary and Secondary School. Given the applied theory, educational activities were built alongside with natural, exploratory, descriptive and qualitative research. This allowed the satisfaction of the requirements set to the teacher, as well as the needs that the students presented, always trying to promote active, significant and motivating learning. The educational intervention was supported by the constant need for reflection, which allowed the "confrontation" between what is believed and what is applied, among the "pedagogical convictions" and practice. The reflection was aimed also for the improvement of pedagogical practices, and for the entire evaluation process, either when focused on student learning or when the goal was to analyze the intervention of the intern. Over the professional internship, curriculum deconstruction was seen as a major concern, in order to adapt and transform the curriculum according to students needs, using active methods enabling to meet the assumptions defended on constructivism. Since the internship took place on Primary and Secondary School, it was possible, based on these experiences, to reflect on the similarities and differences between both contexts and what is expected of a teacher with dual qualification.2015-07-08T10:25:17Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2187TID:201465086porBarbosa, Maria Benedita Nugent Ribeiro Sottomayorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2187Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.966655Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As convicções pedagógicas e a prática educativa
title As convicções pedagógicas e a prática educativa
spellingShingle As convicções pedagógicas e a prática educativa
Barbosa, Maria Benedita Nugent Ribeiro Sottomayor
Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Construtivismo
Prática educativa
title_short As convicções pedagógicas e a prática educativa
title_full As convicções pedagógicas e a prática educativa
title_fullStr As convicções pedagógicas e a prática educativa
title_full_unstemmed As convicções pedagógicas e a prática educativa
title_sort As convicções pedagógicas e a prática educativa
author Barbosa, Maria Benedita Nugent Ribeiro Sottomayor
author_facet Barbosa, Maria Benedita Nugent Ribeiro Sottomayor
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Maria Benedita Nugent Ribeiro Sottomayor
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Construtivismo
Prática educativa
topic Ensino Básico
1º-2º Ciclo
Construtivismo
Prática educativa
description O presente relatório de estágio pretende espelhar, o mais próximo da realidade possível, todo o percurso percorrido nos dois estágios profissionalizantes, realizados em contextos de 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. Devidamente fundamentada a nível teórico, a ação educativa foi sendo construída a par, de uma investigação naturalista, de cariz exploratório, qualitativo e descritivo. Esta permitiu responder às exigências colocadas ao professor das duas valências, assim como responder às necessidades que os grupos apresentavam, tentando sempre promover aprendizagens ativas, significativas e motivadoras. Toda a intervenção educativa foi apoiada pela constante necessidade de reflexão que permitiu o “confronto” entre o que se acredita e o que se aplica, entre as “convicções pedagógicas” e a prática. A reflexão visava, também, o aperfeiçoamento da prática pedagógica, estando na base de todo o processo de avaliação, quer quando incidia sobre as aprendizagens dos alunos, quer quando o objetivo era analisar a intervenção da estagiária. Ao longo dos estágios profissionalizantes, viu-se como principal preocupação a desconstrução curricular de forma a adaptar e transformar o currículo de acordo com as necessidades dos alunos, recorrendo a metodologias ativas que permitissem corresponder aos pressupostos defendidos no construtivismo. Uma vez que os estágios decorreram no 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, foi possível, com base nas experiências vividas, refletir sobre as semelhanças e divergências entre as duas valências e o que se espera de um professor com dupla habilitação.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08T10:25:17Z
2015-07-07T00:00:00Z
2015-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2187
TID:201465086
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2187
identifier_str_mv TID:201465086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624196014080