A pluridocência no 1º Ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8309 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_085104a98f6cacd689a7563f1ccfc240 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8309 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pluridocência no 1º CicloEnsino básicoEducaçãoPrimeiro cicloDocentesSucesso educativoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014No âmbito dos estudos realizados com professores, o modelo de ensino mais adequado é uma problemática fundamental que é debatida nos diversos países. Se o que se preconiza é um ensino de sucesso que gere crianças críticas da sociedade em que se inserem, importa investigar, quebrar barreiras, apostar na mudança e inovação educativas e aplicar a melhor e mais adequada intervenção pedagógica. O nosso país tem assistido nos últimos anos a transformações políticas, sociais e económicas que, intrinsecamente, alteraram a sociedade e, consequentemente, o sistema educativo. As atuais exigências educativas e sociais moveram para a escola tarefas que antigamente pertenciam às famílias, e com isso a profissão de professor do primeiro ciclo foi afetada, mais propriamente sobrecarregada. Aliada a estas transformações encontra-se a falta de condições de trabalho, a degradação dos vencimentos e a perda de estatuto socioprofissional. Tendo por base a legislação e as ideias atuais sobre a escola, o primeiro ciclo, a intervenção educativa e o sucesso educativo, importa, então refletir sobre as questões ligadas aos modelos de ensino: monodocência e pluridocência. Neste enquadramento, esta investigação debruça-se sobre algumas estratégias educativas de monodocência e pluridocência como modelos de prática pedagógica e realidades organizacionais levadas a cabo em Portugal. Em relação à opção metodológica, o estudo assumiu a forma de uma investigação de cariz fenomenológico - interpretativo que favorece o caráter descritivo, indutivo, exploratório e interpretativo e cuja finalidade é conhecer que tipo de docência é utilizado pelos professores do primeiro ciclo, na sua sala de aula, tendo em vista o sucesso educativo dos seus alunos. Em termos de conclusão da presente investigação, e com suporte nos dados recolhidos, pretende-se justificar a opção por um ou outro modelo – monodocência ou pluridocência – como meio facilitador das aprendizagens dos alunos e vinculador de bem estar na profissão docente.Sousa, Carolina Moreira da Silva Fernandes deSapientiaCoelho, Sandrina Isabel Rodrigues2016-05-20T16:00:11Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8309TID:202179877porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:34Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:30.809098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pluridocência no 1º Ciclo |
title |
A pluridocência no 1º Ciclo |
spellingShingle |
A pluridocência no 1º Ciclo Coelho, Sandrina Isabel Rodrigues Ensino básico Educação Primeiro ciclo Docentes Sucesso educativo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A pluridocência no 1º Ciclo |
title_full |
A pluridocência no 1º Ciclo |
title_fullStr |
A pluridocência no 1º Ciclo |
title_full_unstemmed |
A pluridocência no 1º Ciclo |
title_sort |
A pluridocência no 1º Ciclo |
author |
Coelho, Sandrina Isabel Rodrigues |
author_facet |
Coelho, Sandrina Isabel Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sousa, Carolina Moreira da Silva Fernandes de Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Sandrina Isabel Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico Educação Primeiro ciclo Docentes Sucesso educativo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino básico Educação Primeiro ciclo Docentes Sucesso educativo Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-05-20T16:00:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8309 TID:202179877 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8309 |
identifier_str_mv |
TID:202179877 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133229145391104 |