Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/9985 |
Resumo: | Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). |
id |
RCAP_087cf4122a3bf045829ac8bf3dc5e116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9985 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidadeWikipédiaEducação abertaEnsino superior onlinePerceções e práticasDocentes e estudantesWikipediaOpen educationOnline higher educationPerceptions and practicesTeachers and studentsIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).O estudo sustenta a primeira implementação em Portugal do Programa Wikipédia na Universidade, correspondendo nomeadamente à fase de diagnóstico, e pretende compreender como professores e estudantes do Ensino Superior Português percebem e usam a Wikipédia em contextos educacionais. Metodologicamente optou-se por uma abordagem mista e foram desenvolvidos dois questionários, disponibilizados online. Foi possível concluir que professores e estudantes acedem e têm uma conceção positiva relativamente à Wikipédia. No entanto, ainda é raro seu uso em práticas educacionais. Os alunos o adotam para trabalhos académicos e não académicos, e os professores o utilizam para pesquisa de informação não académica. Quanto à sua credibilidade, para os estudantes é fácil presumir a correção dos artigos na Wikipédia; por parte dos professores, há alguma reserva. Em suma, embora as conceções e práticas de professores e estudantes sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente no ensino superior.The study sustains the first implementation in Portugal of the Wikipedia Program at the University and intends to understand how teachers and students of Portuguese Higher Education perceive and use Wikipedia educational contexts. Methodologically, a mixed approach was chosen, and two questionnaires were made available online. It was possible to conclude that both teachers and students access and have a positive conception regarding Wikipedia. However, it is still rare its use in educational practices. The students adopt it for academic and non-academic work, and the teachers use it for research of non-academic information. As for its credibility, for the students the correctness of the articles in Wikipedia is easily assumed; on the part of the teachers, there is some reservation. In short, although the conceptions and practices of teachers and students are favorable to Wikipedia, more training will be necessary so that it can be consistently integrated in Higher Education.Internet Latent Corpus JournalRepositório AbertoPestana, FilomenaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2020-09-09T14:47:31Z2020-08-082020-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9985porPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Wikipédia como um REA no Ensino Superior: um Caminho da Utopia à Realidade “Internet Latent Corpus Journal” [Em linha]. ISSN 1647-7308. Vol. 9, n. 1 (2019), pp. 80-93.1647-7308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:03Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:38.424039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade |
title |
Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade |
spellingShingle |
Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade Pestana, Filomena Wikipédia Educação aberta Ensino superior online Perceções e práticas Docentes e estudantes Wikipedia Open education Online higher education Perceptions and practices Teachers and students |
title_short |
Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade |
title_full |
Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade |
title_fullStr |
Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade |
title_full_unstemmed |
Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade |
title_sort |
Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade |
author |
Pestana, Filomena |
author_facet |
Pestana, Filomena Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author_role |
author |
author2 |
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pestana, Filomena Cardoso, Teresa Margarida Loureiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Wikipédia Educação aberta Ensino superior online Perceções e práticas Docentes e estudantes Wikipedia Open education Online higher education Perceptions and practices Teachers and students |
topic |
Wikipédia Educação aberta Ensino superior online Perceções e práticas Docentes e estudantes Wikipedia Open education Online higher education Perceptions and practices Teachers and students |
description |
Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-09T14:47:31Z 2020-08-08 2020-08-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/9985 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/9985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Wikipédia como um REA no Ensino Superior: um Caminho da Utopia à Realidade “Internet Latent Corpus Journal” [Em linha]. ISSN 1647-7308. Vol. 9, n. 1 (2019), pp. 80-93. 1647-7308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Internet Latent Corpus Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135081469575168 |