Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pestana, Filomena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/9985
Resumo: Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
id RCAP_087cf4122a3bf045829ac8bf3dc5e116
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9985
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidadeWikipédiaEducação abertaEnsino superior onlinePerceções e práticasDocentes e estudantesWikipediaOpen educationOnline higher educationPerceptions and practicesTeachers and studentsIntegrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).O estudo sustenta a primeira implementação em Portugal do Programa Wikipédia na Universidade, correspondendo nomeadamente à fase de diagnóstico, e pretende compreender como professores e estudantes do Ensino Superior Português percebem e usam a Wikipédia em contextos educacionais. Metodologicamente optou-se por uma abordagem mista e foram desenvolvidos dois questionários, disponibilizados online. Foi possível concluir que professores e estudantes acedem e têm uma conceção positiva relativamente à Wikipédia. No entanto, ainda é raro seu uso em práticas educacionais. Os alunos o adotam para trabalhos académicos e não académicos, e os professores o utilizam para pesquisa de informação não académica. Quanto à sua credibilidade, para os estudantes é fácil presumir a correção dos artigos na Wikipédia; por parte dos professores, há alguma reserva. Em suma, embora as conceções e práticas de professores e estudantes sejam favoráveis à Wikipédia, será necessária mais formação para que possa ser integrada de modo consistente no ensino superior.The study sustains the first implementation in Portugal of the Wikipedia Program at the University and intends to understand how teachers and students of Portuguese Higher Education perceive and use Wikipedia educational contexts. Methodologically, a mixed approach was chosen, and two questionnaires were made available online. It was possible to conclude that both teachers and students access and have a positive conception regarding Wikipedia. However, it is still rare its use in educational practices. The students adopt it for academic and non-academic work, and the teachers use it for research of non-academic information. As for its credibility, for the students the correctness of the articles in Wikipedia is easily assumed; on the part of the teachers, there is some reservation. In short, although the conceptions and practices of teachers and students are favorable to Wikipedia, more training will be necessary so that it can be consistently integrated in Higher Education.Internet Latent Corpus JournalRepositório AbertoPestana, FilomenaCardoso, Teresa Margarida Loureiro2020-09-09T14:47:31Z2020-08-082020-08-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/9985porPestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Wikipédia como um REA no Ensino Superior: um Caminho da Utopia à Realidade “Internet Latent Corpus Journal” [Em linha]. ISSN 1647-7308. Vol. 9, n. 1 (2019), pp. 80-93.1647-7308info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:34:03Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/9985Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:49:38.424039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
title Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
spellingShingle Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
Pestana, Filomena
Wikipédia
Educação aberta
Ensino superior online
Perceções e práticas
Docentes e estudantes
Wikipedia
Open education
Online higher education
Perceptions and practices
Teachers and students
title_short Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
title_full Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
title_fullStr Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
title_full_unstemmed Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
title_sort Wikipédia como um REA no ensino superior: um caminho da utopia à realidade
author Pestana, Filomena
author_facet Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author_role author
author2 Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pestana, Filomena
Cardoso, Teresa Margarida Loureiro
dc.subject.por.fl_str_mv Wikipédia
Educação aberta
Ensino superior online
Perceções e práticas
Docentes e estudantes
Wikipedia
Open education
Online higher education
Perceptions and practices
Teachers and students
topic Wikipédia
Educação aberta
Ensino superior online
Perceções e práticas
Docentes e estudantes
Wikipedia
Open education
Online higher education
Perceptions and practices
Teachers and students
description Integrado em investigação do Mestrado em Pedagogia do Elearning, curso do Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e no âmbito de projeto da UID4372-LE@D, Laboratório de Educação a Distância e Elearning (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-09T14:47:31Z
2020-08-08
2020-08-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/9985
url http://hdl.handle.net/10400.2/9985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pestana, Filomena; Cardoso, Teresa - Wikipédia como um REA no Ensino Superior: um Caminho da Utopia à Realidade “Internet Latent Corpus Journal” [Em linha]. ISSN 1647-7308. Vol. 9, n. 1 (2019), pp. 80-93.
1647-7308
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal
publisher.none.fl_str_mv Internet Latent Corpus Journal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135081469575168