O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prata, Gregória Maria Barata Rosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1525
Resumo: Visando atender aos objectivos propostos neste Relatório Final, apresentado à Universidade da Beira Interior para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, segmenta-se a sua apresentação em duas partes. Na primeira parte, que se refere à investigação, partindo da revisão bibliográfica, bem como da análise de ideias de autores, analisa-se a importância do papel da disciplina de EVT no currículo do 2º ciclo e a sua importância enquanto promotora de diversas competências necessárias ao desenvolvimento integral do aluno. Utilizámos como suporte para a secção da análise e interpretação dos resultados a teoria de Dewey, Nóvoa e Perrenoud, entre outros. Na metodologia recorreu-se ao paradigma qualitativo utilizando-se como estratégia a entrevista semi-estruturada, aplicada individualmente a um encarregado de educação (EE), a dois professores (de Português/Inglês e Matemática/Ciências da Natureza), a um psicólogo dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), a um Ajunto da Direção de um Agrupamento de Escolas e a um Presidente do Conselho Geral de um Agrupamento de Escolas na qualidade de Presidente de uma Junta de Freguesia. Os dados recolhidos apontam para o facto de a EVT ser considerada uma disciplina tão importante como as outras e possuir um papel nitidamente marcado, no 2º Ciclo do Ensino Básico, como disciplina fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. Na segunda parte, para além da reflexão, faz-se uma contextualização e referência às actividades desenvolvidas pela mestranda no período compreendido entre os anos letivos de 1995/96 e 2011/2012.
id RCAP_087dda468cde2777f56b03248e5da8f1
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1525
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básicoEducação visual - Ensino básicoEducação visual - Estágio pedagógicoEducação visual e tecnológico - Ensino básicoEducação tecnológicaEducação artísticaTrabalhos manuais - Ensino básicoExpressão artística - Ensino básicoVisando atender aos objectivos propostos neste Relatório Final, apresentado à Universidade da Beira Interior para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, segmenta-se a sua apresentação em duas partes. Na primeira parte, que se refere à investigação, partindo da revisão bibliográfica, bem como da análise de ideias de autores, analisa-se a importância do papel da disciplina de EVT no currículo do 2º ciclo e a sua importância enquanto promotora de diversas competências necessárias ao desenvolvimento integral do aluno. Utilizámos como suporte para a secção da análise e interpretação dos resultados a teoria de Dewey, Nóvoa e Perrenoud, entre outros. Na metodologia recorreu-se ao paradigma qualitativo utilizando-se como estratégia a entrevista semi-estruturada, aplicada individualmente a um encarregado de educação (EE), a dois professores (de Português/Inglês e Matemática/Ciências da Natureza), a um psicólogo dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), a um Ajunto da Direção de um Agrupamento de Escolas e a um Presidente do Conselho Geral de um Agrupamento de Escolas na qualidade de Presidente de uma Junta de Freguesia. Os dados recolhidos apontam para o facto de a EVT ser considerada uma disciplina tão importante como as outras e possuir um papel nitidamente marcado, no 2º Ciclo do Ensino Básico, como disciplina fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. Na segunda parte, para além da reflexão, faz-se uma contextualização e referência às actividades desenvolvidas pela mestranda no período compreendido entre os anos letivos de 1995/96 e 2011/2012.In order to meet the objectives proposed in this Final Report submitted to the University of Beira Interior for the degree of Master of Education Visual and Technological Education in Basic Education, we segment its presentation into two parts. In order to meet the objectives proposed in this Final Report submitted to the University of Beira Interior to apply for Master degree on Teaching of Visual and Technological Education in Basic Education, we segment this presentation into two parts. In the first part, which refers to research, based on the literature review and analysis of authors’ ideas, we analyze the importance of the role of the subject of EVT in the curriculum of the 2nd cycle and its importance as a promoter of various skills necessary for the students’ development. We used as support for the section of analysis and interpretation of results the theories of Dewey, Nóvoa and Perrenoud, among others. In the methodology we used the qualitative paradigm using a strategy of semi-structured interview applied individually to parents (EE), two basic education teachers (Portuguese/English and Mathematics/Natural Sciences), a psychologist from the Psychology and Guidance Services (SPO), a School Assistant Director and a General Chairman and also a Parish Council Chairman. The collected data show that the EVT is considered a subject as important as others and that it has a clearly marked role in the 2nd cycle of basic education as a central subject to the overall development of students.Universidade da Beira InteriorCorreia, Hélder Joaquim DinisuBibliorumPrata, Gregória Maria Barata Rosa2014-01-07T14:15:08Z2012-062012-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1525porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:06Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1525Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:19.733529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básico
title O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básico
spellingShingle O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básico
Prata, Gregória Maria Barata Rosa
Educação visual - Ensino básico
Educação visual - Estágio pedagógico
Educação visual e tecnológico - Ensino básico
Educação tecnológica
Educação artística
Trabalhos manuais - Ensino básico
Expressão artística - Ensino básico
title_short O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básico
title_full O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básico
title_fullStr O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básico
title_sort O papel da educação visual e tecnológica no 2º ciclo do ensino básico
author Prata, Gregória Maria Barata Rosa
author_facet Prata, Gregória Maria Barata Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Hélder Joaquim Dinis
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Prata, Gregória Maria Barata Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação visual - Ensino básico
Educação visual - Estágio pedagógico
Educação visual e tecnológico - Ensino básico
Educação tecnológica
Educação artística
Trabalhos manuais - Ensino básico
Expressão artística - Ensino básico
topic Educação visual - Ensino básico
Educação visual - Estágio pedagógico
Educação visual e tecnológico - Ensino básico
Educação tecnológica
Educação artística
Trabalhos manuais - Ensino básico
Expressão artística - Ensino básico
description Visando atender aos objectivos propostos neste Relatório Final, apresentado à Universidade da Beira Interior para obtenção do grau de Mestre em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, segmenta-se a sua apresentação em duas partes. Na primeira parte, que se refere à investigação, partindo da revisão bibliográfica, bem como da análise de ideias de autores, analisa-se a importância do papel da disciplina de EVT no currículo do 2º ciclo e a sua importância enquanto promotora de diversas competências necessárias ao desenvolvimento integral do aluno. Utilizámos como suporte para a secção da análise e interpretação dos resultados a teoria de Dewey, Nóvoa e Perrenoud, entre outros. Na metodologia recorreu-se ao paradigma qualitativo utilizando-se como estratégia a entrevista semi-estruturada, aplicada individualmente a um encarregado de educação (EE), a dois professores (de Português/Inglês e Matemática/Ciências da Natureza), a um psicólogo dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO), a um Ajunto da Direção de um Agrupamento de Escolas e a um Presidente do Conselho Geral de um Agrupamento de Escolas na qualidade de Presidente de uma Junta de Freguesia. Os dados recolhidos apontam para o facto de a EVT ser considerada uma disciplina tão importante como as outras e possuir um papel nitidamente marcado, no 2º Ciclo do Ensino Básico, como disciplina fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos. Na segunda parte, para além da reflexão, faz-se uma contextualização e referência às actividades desenvolvidas pela mestranda no período compreendido entre os anos letivos de 1995/96 e 2011/2012.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06
2012-06-01T00:00:00Z
2014-01-07T14:15:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1525
url http://hdl.handle.net/10400.6/1525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136333008994304