O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22360
Resumo: Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica.
id RCAP_087e7e330a2af4a259d2e46daf3fed3c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de casoCulturaOrganizaçãoColaboradoresAprendizagemParticipaçãoGestãoCultureOrganizationHuman ResourcesLearningParticipationManagementMestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica.Estamos próximos do final de mais uma década que ficará marcada não só pelo questionamento e pelas incertezas como também pela renovação, pelo crescimento e pela mudança. E claro que tudo isto se reflecte no que se passa à nossa volta. As organizações não são excepção. As pressões de que são alvo, são cada vez maiores, tanto a nível externo (aumento da concorrência, maior agressividade comercial, competição, clientes exigentes ...), como a nível interno (reivindicações de maiores rendimentos, maior autonomia, mais poder, maior participação ...). Neste contexto de forças conflituosas, as empresas ensaiam respostas e (re)definem os seus objectivos. Como compatibilizar o aparentemente contraditório? Como conseguir mais do que sobreviver, assegurar o desenvolvimento? Desta forma, a gestão actual descobre a Cultura de Empresa e deixa-se seduzir por ela. O presente trabalho chama a atenção para a importância do conhecimento dos aspectos culturais de um contexto organizacional e a necessidade de entender a relação dos mesmos com a eficácia organizacional. E realizado um estudo de caso numa empresa de componentes para o automóvel - a Huf Portuguesa. Assim, a Cultura de Empresa surge como um factor de diferenciação entre as empresas e é colocada no seu verdadeiro lugar; uma técnica de gestão que sem substituir as tradicionais formas, as completa.We are near the end of a decade which will be characterized not only by questioning and uncertainties but also by innovation, growth and change. It is obvious that ali this is reflected in what goes on around us. The organizations are not an exception. The pressures they are subject to are growing larger, both at an externai level (increase of competition, more aggressive marketing campaigns, more demanding customers...), and at an internai levei (claims for higher output, a higher degree of autonomy, more power, greater participation...). In this context of conflicting forces, the companies test answers and (re)define their aims. How to balance what seems to be contradicting? How to achieve more than survival, to make sure ofthe development? This way, the modem management fmds out the Enterprise Culture and gets involved with it. This work attracts the attention to the importance of cultural aspects of an organizational context and the need to understand their relation with the organizational effectiveness. A case study has been carried out in a factory of car components - Huf Portuguesa. Thus, the Enterprise Culture appears as a factor of differentiation between the enterprises and it is set in its right place: a management technique which completes the traditional ones without replacing them.ISEGCerdeira, ConceiçãoRepositório da Universidade de LisboaSousa, Maria Teresa Gonçalves Neves2021-10-25T11:05:18Z1999-041999-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22360porSousa, Maria Teresa Gonçalves Neves de (1999). " O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:48.606844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso
title O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso
spellingShingle O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso
Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves
Cultura
Organização
Colaboradores
Aprendizagem
Participação
Gestão
Culture
Organization
Human Resources
Learning
Participation
Management
title_short O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso
title_full O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso
title_fullStr O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso
title_full_unstemmed O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso
title_sort O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso
author Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves
author_facet Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerdeira, Conceição
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura
Organização
Colaboradores
Aprendizagem
Participação
Gestão
Culture
Organization
Human Resources
Learning
Participation
Management
topic Cultura
Organização
Colaboradores
Aprendizagem
Participação
Gestão
Culture
Organization
Human Resources
Learning
Participation
Management
description Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-04
1999-04-01T00:00:00Z
2021-10-25T11:05:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22360
url http://hdl.handle.net/10400.5/22360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves de (1999). " O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISEG
publisher.none.fl_str_mv ISEG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131161161629696