O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22360 |
Resumo: | Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica. |
id |
RCAP_087e7e330a2af4a259d2e46daf3fed3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22360 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de casoCulturaOrganizaçãoColaboradoresAprendizagemParticipaçãoGestãoCultureOrganizationHuman ResourcesLearningParticipationManagementMestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica.Estamos próximos do final de mais uma década que ficará marcada não só pelo questionamento e pelas incertezas como também pela renovação, pelo crescimento e pela mudança. E claro que tudo isto se reflecte no que se passa à nossa volta. As organizações não são excepção. As pressões de que são alvo, são cada vez maiores, tanto a nível externo (aumento da concorrência, maior agressividade comercial, competição, clientes exigentes ...), como a nível interno (reivindicações de maiores rendimentos, maior autonomia, mais poder, maior participação ...). Neste contexto de forças conflituosas, as empresas ensaiam respostas e (re)definem os seus objectivos. Como compatibilizar o aparentemente contraditório? Como conseguir mais do que sobreviver, assegurar o desenvolvimento? Desta forma, a gestão actual descobre a Cultura de Empresa e deixa-se seduzir por ela. O presente trabalho chama a atenção para a importância do conhecimento dos aspectos culturais de um contexto organizacional e a necessidade de entender a relação dos mesmos com a eficácia organizacional. E realizado um estudo de caso numa empresa de componentes para o automóvel - a Huf Portuguesa. Assim, a Cultura de Empresa surge como um factor de diferenciação entre as empresas e é colocada no seu verdadeiro lugar; uma técnica de gestão que sem substituir as tradicionais formas, as completa.We are near the end of a decade which will be characterized not only by questioning and uncertainties but also by innovation, growth and change. It is obvious that ali this is reflected in what goes on around us. The organizations are not an exception. The pressures they are subject to are growing larger, both at an externai level (increase of competition, more aggressive marketing campaigns, more demanding customers...), and at an internai levei (claims for higher output, a higher degree of autonomy, more power, greater participation...). In this context of conflicting forces, the companies test answers and (re)define their aims. How to balance what seems to be contradicting? How to achieve more than survival, to make sure ofthe development? This way, the modem management fmds out the Enterprise Culture and gets involved with it. This work attracts the attention to the importance of cultural aspects of an organizational context and the need to understand their relation with the organizational effectiveness. A case study has been carried out in a factory of car components - Huf Portuguesa. Thus, the Enterprise Culture appears as a factor of differentiation between the enterprises and it is set in its right place: a management technique which completes the traditional ones without replacing them.ISEGCerdeira, ConceiçãoRepositório da Universidade de LisboaSousa, Maria Teresa Gonçalves Neves2021-10-25T11:05:18Z1999-041999-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22360porSousa, Maria Teresa Gonçalves Neves de (1999). " O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:48.606844Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso |
title |
O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso |
spellingShingle |
O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves Cultura Organização Colaboradores Aprendizagem Participação Gestão Culture Organization Human Resources Learning Participation Management |
title_short |
O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso |
title_full |
O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso |
title_fullStr |
O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso |
title_sort |
O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso |
author |
Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves |
author_facet |
Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerdeira, Conceição Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura Organização Colaboradores Aprendizagem Participação Gestão Culture Organization Human Resources Learning Participation Management |
topic |
Cultura Organização Colaboradores Aprendizagem Participação Gestão Culture Organization Human Resources Learning Participation Management |
description |
Mestrado em Sistemas Sócio-Organizacionais da Actividade Económica. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-04 1999-04-01T00:00:00Z 2021-10-25T11:05:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/22360 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/22360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Sousa, Maria Teresa Gonçalves Neves de (1999). " O "valor acrescentado" da cultura de empresa: estudo de caso". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
publisher.none.fl_str_mv |
ISEG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131161161629696 |