Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salcedas, Ana Luísa Gonçalves Ratado
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2510
Resumo: O Projecto Curricular de Turma (PCT) é um documento de elaboração obrigatória, concebido, aprovado e avaliado pelos elementos que compõem o conselho de turma, que integra as estratégias de concretização e desenvolvimento do currículo nacional, em articulação com os Projectos Educativo e Curricular de Escola, especificadas em função do grupo - turma. Com este estudo pretendemos conhecer as representações dos professores sobre o PCT, enquanto produto do trabalho colaborativo entre os docentes da mesma turma. Tendo em conta este objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de professores de uma escola pública e, utilizando a entrevista semi-estruturada, recolhemos dados relativos à percepção do professor sobre a elaboração, implicações na prática pedagógica, avaliação e reformulação do PCT. Entre as conclusões do estudo destacamos o facto dos professores considerarem insuficiente o tempo agendado para a elaboração/avaliação/reformulação do PCT; admitirem um papel pouco activo e pouco interventivo na concepção do PCT; entenderem o PCT mais como um documento formal; apresentarem reservas à aplicabilidade do PCT na prática pedagógica; reconhecerem a importância do director de turma na consecução do PCT; referirem a extensão dos programas disciplinares e a existência de exames nacionais como obstáculos ao PCT; entenderem necessária a (in)formação específica neste domínio.
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