Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2510 |
Resumo: | O Projecto Curricular de Turma (PCT) é um documento de elaboração obrigatória, concebido, aprovado e avaliado pelos elementos que compõem o conselho de turma, que integra as estratégias de concretização e desenvolvimento do currículo nacional, em articulação com os Projectos Educativo e Curricular de Escola, especificadas em função do grupo - turma. Com este estudo pretendemos conhecer as representações dos professores sobre o PCT, enquanto produto do trabalho colaborativo entre os docentes da mesma turma. Tendo em conta este objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de professores de uma escola pública e, utilizando a entrevista semi-estruturada, recolhemos dados relativos à percepção do professor sobre a elaboração, implicações na prática pedagógica, avaliação e reformulação do PCT. Entre as conclusões do estudo destacamos o facto dos professores considerarem insuficiente o tempo agendado para a elaboração/avaliação/reformulação do PCT; admitirem um papel pouco activo e pouco interventivo na concepção do PCT; entenderem o PCT mais como um documento formal; apresentarem reservas à aplicabilidade do PCT na prática pedagógica; reconhecerem a importância do director de turma na consecução do PCT; referirem a extensão dos programas disciplinares e a existência de exames nacionais como obstáculos ao PCT; entenderem necessária a (in)formação específica neste domínio. |
id |
RCAP_0941609994c625aad451e55d6003fe47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2510 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexõesEscolaProjecto curricularO Projecto Curricular de Turma (PCT) é um documento de elaboração obrigatória, concebido, aprovado e avaliado pelos elementos que compõem o conselho de turma, que integra as estratégias de concretização e desenvolvimento do currículo nacional, em articulação com os Projectos Educativo e Curricular de Escola, especificadas em função do grupo - turma. Com este estudo pretendemos conhecer as representações dos professores sobre o PCT, enquanto produto do trabalho colaborativo entre os docentes da mesma turma. Tendo em conta este objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de professores de uma escola pública e, utilizando a entrevista semi-estruturada, recolhemos dados relativos à percepção do professor sobre a elaboração, implicações na prática pedagógica, avaliação e reformulação do PCT. Entre as conclusões do estudo destacamos o facto dos professores considerarem insuficiente o tempo agendado para a elaboração/avaliação/reformulação do PCT; admitirem um papel pouco activo e pouco interventivo na concepção do PCT; entenderem o PCT mais como um documento formal; apresentarem reservas à aplicabilidade do PCT na prática pedagógica; reconhecerem a importância do director de turma na consecução do PCT; referirem a extensão dos programas disciplinares e a existência de exames nacionais como obstáculos ao PCT; entenderem necessária a (in)formação específica neste domínio.Branco, Maria Luísa Frazão RodriguesuBibliorumSalcedas, Ana Luísa Gonçalves Ratado2014-10-28T16:47:04Z201020102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2510porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:38:35Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2510Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:10.253845Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões |
title |
Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões |
spellingShingle |
Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões Salcedas, Ana Luísa Gonçalves Ratado Escola Projecto curricular |
title_short |
Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões |
title_full |
Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões |
title_fullStr |
Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões |
title_full_unstemmed |
Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões |
title_sort |
Projecto curricular de turma: partilha de decisões e reflexões |
author |
Salcedas, Ana Luísa Gonçalves Ratado |
author_facet |
Salcedas, Ana Luísa Gonçalves Ratado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salcedas, Ana Luísa Gonçalves Ratado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Projecto curricular |
topic |
Escola Projecto curricular |
description |
O Projecto Curricular de Turma (PCT) é um documento de elaboração obrigatória, concebido, aprovado e avaliado pelos elementos que compõem o conselho de turma, que integra as estratégias de concretização e desenvolvimento do currículo nacional, em articulação com os Projectos Educativo e Curricular de Escola, especificadas em função do grupo - turma. Com este estudo pretendemos conhecer as representações dos professores sobre o PCT, enquanto produto do trabalho colaborativo entre os docentes da mesma turma. Tendo em conta este objectivo, desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, junto de professores de uma escola pública e, utilizando a entrevista semi-estruturada, recolhemos dados relativos à percepção do professor sobre a elaboração, implicações na prática pedagógica, avaliação e reformulação do PCT. Entre as conclusões do estudo destacamos o facto dos professores considerarem insuficiente o tempo agendado para a elaboração/avaliação/reformulação do PCT; admitirem um papel pouco activo e pouco interventivo na concepção do PCT; entenderem o PCT mais como um documento formal; apresentarem reservas à aplicabilidade do PCT na prática pedagógica; reconhecerem a importância do director de turma na consecução do PCT; referirem a extensão dos programas disciplinares e a existência de exames nacionais como obstáculos ao PCT; entenderem necessária a (in)formação específica neste domínio. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010 2010-01-01T00:00:00Z 2014-10-28T16:47:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/2510 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/2510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136339302547456 |