A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ana Catarina Santos Moniz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55868
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
id RCAP_096ebde14d2cb053bae41307b169234b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55868
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.The importance of organizational identity in SMEs: the case Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.Identidade organizacionalCultura organizacionalComunicação organizacionalComunicação internaMotivaçãoOrganizational identityOrganizational cultureOrganizational communicationInternal communicationOrganizationMotivacionCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)A linguagem, independentemente da sua natureza, é intrínseca ao ser humano. Comunicamos para sobreviver. Comunicamos porque somos seres sociais. Comunicamos para nos expressarmos e nos relacionarmos. A nível empresarial, comunicamos para vender. Mas, antes disso, comunicamos para nos entendermos. Na realidade empresarial existem duas necessidades: a de comunicar bem internamente e a de comunicar bem para vender. A primeira existe para que o trabalho flua de forma organizada e para que os colaboradores se sintam motivados. A segunda, porque é um objetivo empresarial. O presente trabalho consiste numa dissertação resultante de um estágio de comunicação em contexto empresarial e tem como objetivo conhecer e compreender a necessidade e eficácia da identidade organizacional numa pequena e média empresa (PME) como mecanismo de motivação. Em contexto do estágio, procurou-se ainda definir um breve plano de comunicação interna e externa para a Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda., fazendo também a gestão das redes sociais já existentes. Para efeitos do presente relatório foi analisada a atitude comunicacional adotada pela Moniz Dias e Tecnologia Industrial, Lda., bem como a missão e valores que esta pretende passar para os seus colaboradores e ambiente exterior. É então pretensão final compreender a importância da identidade organizacional na motivação dos colaboradores de uma PME, dado que estas constituem o maior número de empresas, em Portugal.Language, regardless of their nature, is intrinsic to the human being. We communicate to survive. We communicate because we are social beings. We communicate to express ourselves and to relate. At the business level, we communicate to sell. But first, we communicate to understand each other. In an business reality there are these two needs: to communicate well to internal staff and to communicate well to sell. The first one exists so that the work flows organized and for the employees to feel motivated. The second, because it is a business objective and because it also keeps employees motivated. The present work consists of a dissertation resulting from a communication stage in a business context and aims to know and understand the necessity and effectiveness of organizational identity in a small and medium enterprise (SME) as a motivation mechanism. In the context of the internship, we also try to define a brief internal and external communication plan for Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda., Also managing existing social networks. For the development of this report will be commented on the communicative attitude adopted by Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda., As well as the values and mission that this intends to pass on to its employees and the external environment. It is then the final intention to understand the importance of organizational identity in the motivation of employees of an SME, since these constitute the largest number of companies in Portugal.Balonas, SaraUniversidade do MinhoDias, Ana Catarina Santos Moniz20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55868por201851210info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55868Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:20.174910Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.
The importance of organizational identity in SMEs: the case Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.
title A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.
spellingShingle A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.
Dias, Ana Catarina Santos Moniz
Identidade organizacional
Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Motivação
Organizational identity
Organizational culture
Organizational communication
Internal communication
Organization
Motivacion
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.
title_full A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.
title_fullStr A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.
title_full_unstemmed A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.
title_sort A importância da identidade organizacional nas PME: o caso Moniz Dias Tecnologia Industrial, Lda.
author Dias, Ana Catarina Santos Moniz
author_facet Dias, Ana Catarina Santos Moniz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Balonas, Sara
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ana Catarina Santos Moniz
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade organizacional
Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Motivação
Organizational identity
Organizational culture
Organizational communication
Internal communication
Organization
Motivacion
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Identidade organizacional
Cultura organizacional
Comunicação organizacional
Comunicação interna
Motivação
Organizational identity
Organizational culture
Organizational communication
Internal communication
Organization
Motivacion
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55868
url http://hdl.handle.net/1822/55868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201851210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132231247069184