Responsabilidade cocial corporativa tendo por base o valor da marca para o cliente: perspectiva do estudante da UTFPR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19544 |
Resumo: | Mestrado APNOR e Dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Responsabilidade cocial corporativa tendo por base o valor da marca para o cliente: perspectiva do estudante da UTFPRResponsabilidade social corporativaValor de marcaValor de marca baseado no consumidorMarca RenaultDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoMestrado APNOR e Dupla diplomação com a UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do ParanáOs estudos sobre a responsabilidade social corporativa (RSC) vêm sendo debatidos desde meados da década de 80, devido à complexidade e às consequências das relações entre empresas e sociedade. Porém, apesar da intensificação dos estudos na área, ainda não há consenso sobre a importância e o impacto da RSC nas escolhas dos consumidores. Dessa forma, o presente trabalho procurou investigar a influência das atividades de RSC da montadora automobilística Renault sobre o valor de marca, baseado na perspectiva estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). A presente investigação fundamentou-se nos estudos de RSC, nos conceitos de marca, nas definições de brand equity e nas diferentes abordagens de customer-based brand equity (CBBE), sendo que as percepções dos consumidores foram analisadas a partir dessas premissas. Para isso, foi elaborada uma pesquisa, através de um questionário online. No total foram recebidas 617 respostas, sendo que 587 respostas foram dos estudantes da UTFPR e 30 respostas do público em geral (estudantes do IPB e alunos de outras universidades do Brasil), sendo esta última censurada da presente análise. O estudo contou com análises descritivas e inferenciais das respostas e como conclusão foi possível observar a relação positiva fraca entre a RSC e o valor de marca baseado na perspectiva dos estudantes. Esse fato pode ser explicado, principalmente, devido à grande maioria das pessoas não possuírem conhecimento sobre o que é a RSC, o que acarreta uma baixa percepção do que de fato as empresas fazem em relação a RSC. Portanto, os resultados obtidos são coerentes com a realidade estudada, de que há uma percepção fraca dos estudantes do uso da RSC pela marca. Dessa forma, uma das sugestões de investigações futuras apresentadas, propõe a realização do estudo com os consumidores internos da marca Renault, visando apurar se os próprios colaboradores veem as atividades de RSC desenvolvidas na empresa como um valor de marca.The studies of corporate social responsibility (CSR) have been debated since the mid-1980s, due to the complexity and consequences of the relations between companies and society. However, despite of the intensification of studies in the area, there is still no consensus on the importance and impact of CSR in consumer choices. Thus, the present work tried to investigate the influence of the RSC activities of the Renault automobile manufacturer on the brand value, based on the students perspective of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). The present research was based on CSR studies, brand concepts, definitions of brand equity and the different approaches of consumer-based brand equity (CBBE), and consumer perceptions were analysed from these premises. For this, a research was elaborated through an online questionnaire. In total, 617 responses were received, of which 587 were UTFPR students and 30 responses from the general public (IPB students and students from other universities in Brazil), the last one was censored from the present analysis. The study used descriptive and inferential analyses of the answers. As conclusion, it was possible to observe the weak positive relation between CSR and the brand value based on the perspective of the students. This fact can be explained, mainly, because the majority of people do not have knowledge about what CSR is, leading to a low perception of what companies actually do in relation to CSR. Therefore, the results obtained are consistent with the reality studied, that there is a weak perception of the students about the use of CSR by the brand. Thus, one of the suggestions of future research presented, proposes the realization of the study with internal consumers of the Renault brand, in order to determine if the employees themselves see the CSR activities developed in the company as a brand value.Fernandes, Paula O.Niada, Aurea C. M.Biblioteca Digital do IPBRodrigues, Stefany2019-09-04T08:49:03Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19544TID:202279383porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:44:31Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19544Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:08.657889Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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