Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/349
Resumo: Dissertação de Mestrado na área científica de Gestão, Especialidade de Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Professor Doutor Filipe Coelho.
id RCAP_f1616a2f2fe9d819a4f423a3ea69db48
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/349
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêuticaMarcaValor da marcaDeterminantes do valor da marcaDissertação de Mestrado na área científica de Gestão, Especialidade de Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Professor Doutor Filipe Coelho.O objectivo central deste trabalho de investigação é identificar as determinantes do valor da marca no contexto de um estudo de caso na indústria farmacêutica em Portugal. Este trabalho procura também sugerir orientações que permitam à empresa maximizar o valor da sua marca. A realização de um trabalho de investigação com estes objectivos justifica-se porque a marca e o valor que lhe está associado representam vantagens competitivas para a empresa detentora da marca. Assim, perceber quais as determinantes do valor associado à marca é perceber também como a empresa se poderá posicionar num mercado cada vez mais concorrencial e maduro, podendo desta forma promover e estimular determinantes essenciais com o objectivo de aportar mais valor para a marca. As hipóteses desenvolvidas foram testadas partindo de uma amostra de 83 questionários, aplicados junto de país a nível nacional que se encontram numa fase pré-natal. Da análise, resultou que o valor associado à marca é essencialmente explicado pelas seguintes variáveis: preço prémio, valor percepcionado e inovação. Estes resultados realçam a importância que variáveis relacionadas com a oferta da organização têm na formação e consolidação do valor associado à marca. Por outro lado, sublinham a importância que estratégias orientadas para a construção da marca têm na diferenciação da oferta, ou seja, na construção de vantagens competitivas sustentáveis e de elementos de diferenciação.IC-OnlineJorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões2010-12-10T09:35:11Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/349porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:41:03Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/349Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:25.289157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
title Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
spellingShingle Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões
Marca
Valor da marca
Determinantes do valor da marca
title_short Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
title_full Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
title_fullStr Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
title_full_unstemmed Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
title_sort Os determinantes do valor da marca : um estudo de caso na indústria farmacêutica
author Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões
author_facet Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Jorge, Vasco Alexandre dos Santos Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Marca
Valor da marca
Determinantes do valor da marca
topic Marca
Valor da marca
Determinantes do valor da marca
description Dissertação de Mestrado na área científica de Gestão, Especialidade de Marketing, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, orientada pelo Professor Doutor Filipe Coelho.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-10T09:35:11Z
2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/349
url http://hdl.handle.net/10400.8/349
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136949640888320