Relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiana Luísa Teixeira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/12619
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo, explanar todo o percurso realizado pela professora estagiária ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Ao longo deste documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela professora estagiária no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente Relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, nomeadamente o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora; a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática; a capacidade de criar uma integração de saberes; o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e, a capacidade de planificar unidades didáticas imbuídas de intencionalidade e qualidade, na procura de aprendizagens significativas e estruturadas por parte dos alunos. Assim, foi crucial a adoção de uma postura investigativa, por parte da professora estagiária face às suas práticas pelo que, num dos capítulos que compõe este Relatório, se apresenta a súmula de um estudo direcionado para o estudo da História, com o principal intuito de aferir o potencial da abordagem metodológico-didático da história local no ensino desta disciplina. Este Relatório de Estágio é, também, uma tomada de consciência da importância de um perfil docente duplo e flexível e, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.
id RCAP_099124a40f2c2c296ffbe625b51f4f53
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágioIntegrar saberes para multiplicar aprendizagensPrática educativa supervisionadaPerfil duplo de docenteArticulação verticalIntegração de saberesCrescimento profissionalSupervised educational practiceDual teacher profileVertical articulationKnowledge integrationProfessional growthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo, explanar todo o percurso realizado pela professora estagiária ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Ao longo deste documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela professora estagiária no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente Relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, nomeadamente o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora; a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática; a capacidade de criar uma integração de saberes; o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e, a capacidade de planificar unidades didáticas imbuídas de intencionalidade e qualidade, na procura de aprendizagens significativas e estruturadas por parte dos alunos. Assim, foi crucial a adoção de uma postura investigativa, por parte da professora estagiária face às suas práticas pelo que, num dos capítulos que compõe este Relatório, se apresenta a súmula de um estudo direcionado para o estudo da História, com o principal intuito de aferir o potencial da abordagem metodológico-didático da história local no ensino desta disciplina. Este Relatório de Estágio é, também, uma tomada de consciência da importância de um perfil docente duplo e flexível e, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.The present Internship Report comes within the scope of the Supervised Teaching Practice course, as an integral part of the study plan of the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle Basic Education and aims to explain the whole course carried out by the trainee teacher throughout the Supervised Educational Practice. Throughout this document a reflexive approach is taken to the actions developed by the trainee teacher in the educational context, as well as the theoretical and legal methodologies and assumptions that underpinned her interventions. Furthermore, the present Report enables the reflection on the potentialities and constraints that the teacher encountered throughout her practices, allowing her to express the learning and skills developed and acquired, namely the development of a reflective and inquiring posture; the ability to articulate theoretical knowledge with practice; the ability to create an integration of knowledge; the recognition of the importance of collaborative work in improving pedagogical action and the ability to plan didactic units imbued with intentionality and quality, in the search for meaningful and structured learning by the students. Thus, it was crucial to adopt an investigative stance on the part of the trainee teacher in face of her practices, so that, in one of the chapters that composes this Report, the summary of a study directed to the subject of History is presented, with the main purpose to assess the potential of the methodological approach of Local History in the teaching of this subject. This Internship Report is also meant to raise awareness to the importance of a dual and flexible teaching profile, and reflects a profitable growth experience 0n both a professional and personal level that is intended to continue.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Fabiana Luísa Teixeira da2019-01-09T11:59:12Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12619TID:202136469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:54.694640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio
Integrar saberes para multiplicar aprendizagens
title Relatório de estágio
spellingShingle Relatório de estágio
Silva, Fabiana Luísa Teixeira da
Prática educativa supervisionada
Perfil duplo de docente
Articulação vertical
Integração de saberes
Crescimento profissional
Supervised educational practice
Dual teacher profile
Vertical articulation
Knowledge integration
Professional growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio
title_full Relatório de estágio
title_fullStr Relatório de estágio
title_full_unstemmed Relatório de estágio
title_sort Relatório de estágio
author Silva, Fabiana Luísa Teixeira da
author_facet Silva, Fabiana Luísa Teixeira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiana Luísa Teixeira da
dc.subject.por.fl_str_mv Prática educativa supervisionada
Perfil duplo de docente
Articulação vertical
Integração de saberes
Crescimento profissional
Supervised educational practice
Dual teacher profile
Vertical articulation
Knowledge integration
Professional growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Prática educativa supervisionada
Perfil duplo de docente
Articulação vertical
Integração de saberes
Crescimento profissional
Supervised educational practice
Dual teacher profile
Vertical articulation
Knowledge integration
Professional growth
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo, explanar todo o percurso realizado pela professora estagiária ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Ao longo deste documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela professora estagiária no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente Relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, nomeadamente o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora; a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática; a capacidade de criar uma integração de saberes; o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e, a capacidade de planificar unidades didáticas imbuídas de intencionalidade e qualidade, na procura de aprendizagens significativas e estruturadas por parte dos alunos. Assim, foi crucial a adoção de uma postura investigativa, por parte da professora estagiária face às suas práticas pelo que, num dos capítulos que compõe este Relatório, se apresenta a súmula de um estudo direcionado para o estudo da História, com o principal intuito de aferir o potencial da abordagem metodológico-didático da história local no ensino desta disciplina. Este Relatório de Estágio é, também, uma tomada de consciência da importância de um perfil docente duplo e flexível e, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-09T11:59:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/12619
TID:202136469
url http://hdl.handle.net/10400.22/12619
identifier_str_mv TID:202136469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131421889003520