Relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/12619 |
Resumo: | O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo, explanar todo o percurso realizado pela professora estagiária ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Ao longo deste documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela professora estagiária no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente Relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, nomeadamente o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora; a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática; a capacidade de criar uma integração de saberes; o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e, a capacidade de planificar unidades didáticas imbuídas de intencionalidade e qualidade, na procura de aprendizagens significativas e estruturadas por parte dos alunos. Assim, foi crucial a adoção de uma postura investigativa, por parte da professora estagiária face às suas práticas pelo que, num dos capítulos que compõe este Relatório, se apresenta a súmula de um estudo direcionado para o estudo da História, com o principal intuito de aferir o potencial da abordagem metodológico-didático da história local no ensino desta disciplina. Este Relatório de Estágio é, também, uma tomada de consciência da importância de um perfil docente duplo e flexível e, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar. |
id |
RCAP_099124a40f2c2c296ffbe625b51f4f53 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/12619 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágioIntegrar saberes para multiplicar aprendizagensPrática educativa supervisionadaPerfil duplo de docenteArticulação verticalIntegração de saberesCrescimento profissionalSupervised educational practiceDual teacher profileVertical articulationKnowledge integrationProfessional growthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo, explanar todo o percurso realizado pela professora estagiária ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Ao longo deste documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela professora estagiária no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente Relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, nomeadamente o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora; a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática; a capacidade de criar uma integração de saberes; o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e, a capacidade de planificar unidades didáticas imbuídas de intencionalidade e qualidade, na procura de aprendizagens significativas e estruturadas por parte dos alunos. Assim, foi crucial a adoção de uma postura investigativa, por parte da professora estagiária face às suas práticas pelo que, num dos capítulos que compõe este Relatório, se apresenta a súmula de um estudo direcionado para o estudo da História, com o principal intuito de aferir o potencial da abordagem metodológico-didático da história local no ensino desta disciplina. Este Relatório de Estágio é, também, uma tomada de consciência da importância de um perfil docente duplo e flexível e, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar.The present Internship Report comes within the scope of the Supervised Teaching Practice course, as an integral part of the study plan of the Masters in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Portuguese and History and Geography of Portugal in the 2nd Cycle Basic Education and aims to explain the whole course carried out by the trainee teacher throughout the Supervised Educational Practice. Throughout this document a reflexive approach is taken to the actions developed by the trainee teacher in the educational context, as well as the theoretical and legal methodologies and assumptions that underpinned her interventions. Furthermore, the present Report enables the reflection on the potentialities and constraints that the teacher encountered throughout her practices, allowing her to express the learning and skills developed and acquired, namely the development of a reflective and inquiring posture; the ability to articulate theoretical knowledge with practice; the ability to create an integration of knowledge; the recognition of the importance of collaborative work in improving pedagogical action and the ability to plan didactic units imbued with intentionality and quality, in the search for meaningful and structured learning by the students. Thus, it was crucial to adopt an investigative stance on the part of the trainee teacher in face of her practices, so that, in one of the chapters that composes this Report, the summary of a study directed to the subject of History is presented, with the main purpose to assess the potential of the methodological approach of Local History in the teaching of this subject. This Internship Report is also meant to raise awareness to the importance of a dual and flexible teaching profile, and reflects a profitable growth experience 0n both a professional and personal level that is intended to continue.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia, CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Fabiana Luísa Teixeira da2019-01-09T11:59:12Z201820182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/12619TID:202136469porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:06Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/12619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:32:54.694640Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio Integrar saberes para multiplicar aprendizagens |
title |
Relatório de estágio |
spellingShingle |
Relatório de estágio Silva, Fabiana Luísa Teixeira da Prática educativa supervisionada Perfil duplo de docente Articulação vertical Integração de saberes Crescimento profissional Supervised educational practice Dual teacher profile Vertical articulation Knowledge integration Professional growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio |
title_full |
Relatório de estágio |
title_fullStr |
Relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio |
title_sort |
Relatório de estágio |
author |
Silva, Fabiana Luísa Teixeira da |
author_facet |
Silva, Fabiana Luísa Teixeira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Cristina Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fabiana Luísa Teixeira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática educativa supervisionada Perfil duplo de docente Articulação vertical Integração de saberes Crescimento profissional Supervised educational practice Dual teacher profile Vertical articulation Knowledge integration Professional growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática educativa supervisionada Perfil duplo de docente Articulação vertical Integração de saberes Crescimento profissional Supervised educational practice Dual teacher profile Vertical articulation Knowledge integration Professional growth Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada e Relatório de Estágio, parte integrante do plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo, explanar todo o percurso realizado pela professora estagiária ao longo da Prática Educativa Supervisionada. Ao longo deste documento realiza-se uma abordagem reflexiva das ações desenvolvidas pela professora estagiária no contexto educativo, assim como das metodologias e pressupostos teóricos e legais que sustentaram as suas intervenções. Além disso, o presente Relatório possibilita a reflexão acerca das potencialidades e constrangimentos com os quais a mestranda se deparou ao longo das suas práticas, permitindo expressar as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas, nomeadamente o desenvolvimento de uma postura reflexiva e indagadora; a capacidade de articular os saberes teóricos com a prática; a capacidade de criar uma integração de saberes; o reconhecimento da importância do trabalho colaborativo na melhoria da ação pedagógica e, a capacidade de planificar unidades didáticas imbuídas de intencionalidade e qualidade, na procura de aprendizagens significativas e estruturadas por parte dos alunos. Assim, foi crucial a adoção de uma postura investigativa, por parte da professora estagiária face às suas práticas pelo que, num dos capítulos que compõe este Relatório, se apresenta a súmula de um estudo direcionado para o estudo da História, com o principal intuito de aferir o potencial da abordagem metodológico-didático da história local no ensino desta disciplina. Este Relatório de Estágio é, também, uma tomada de consciência da importância de um perfil docente duplo e flexível e, é o retrato de uma experiência de crescimento pessoal e profissional profícua e que se pretende continuar. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018 2018-01-01T00:00:00Z 2019-01-09T11:59:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/12619 TID:202136469 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/12619 |
identifier_str_mv |
TID:202136469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131421889003520 |