Música ‘Nacional’ e Redes Intertextuais em Adaptações de Livros Brasileiros no Cinema Novo: Os casos de Menino de engenho (1965) e Capitu (1968)
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Publication Date: | 2022 |
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Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.836 |
Summary: | Este artigo analisa o emprego de música preexistente nos filmes Menino de engenho (Walter Lima Jr, 1965) e Capitu (Paulo César Saraceni, 1968), ambas adaptações de obras literárias brasileiras, como uma faceta da afirmação da identidade nacional, em conformidade com o projeto do Cinema Novo. Menino de engenho se centra, principalmente, na música de Villa-Lobos, compositor nacionalista brasileiro, enquanto Capitu integra compositores brasileiros de diversas épocas. Por meio de procedimentos de análise fílmica e da pesquisa de arquivos fonográficos, a partir da perspectiva de estudos interartes de Claus Clüver, destacamos as relações intertextuais evocadas pelas músicas desses filmes com o romantismo musical e pictórico, com outros filmes do Cinema Novo e do pioneiro Humberto Mauro, além de outras referências (como a peça Othello, de William Shakespeare). Observamos a conformidade da música com a estética do cinema moderno, embora, por vezes, mantendo códigos do cinema clássico. |
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Música ‘Nacional’ e Redes Intertextuais em Adaptações de Livros Brasileiros no Cinema Novo: Os casos de Menino de engenho (1965) e Capitu (1968)‘National’ Music and Intertextuality in Adaptations of Brazilian Books in Cinema Novo: The Cases of Menino de engenho (1965) and Capitu (1968)Cinema Novopreexisting musicintertextualitynational identityfilm analysisCinema Novomúsica preexistenteintertextualidadeidentidade nacionalanálise fílmicaEste artigo analisa o emprego de música preexistente nos filmes Menino de engenho (Walter Lima Jr, 1965) e Capitu (Paulo César Saraceni, 1968), ambas adaptações de obras literárias brasileiras, como uma faceta da afirmação da identidade nacional, em conformidade com o projeto do Cinema Novo. Menino de engenho se centra, principalmente, na música de Villa-Lobos, compositor nacionalista brasileiro, enquanto Capitu integra compositores brasileiros de diversas épocas. Por meio de procedimentos de análise fílmica e da pesquisa de arquivos fonográficos, a partir da perspectiva de estudos interartes de Claus Clüver, destacamos as relações intertextuais evocadas pelas músicas desses filmes com o romantismo musical e pictórico, com outros filmes do Cinema Novo e do pioneiro Humberto Mauro, além de outras referências (como a peça Othello, de William Shakespeare). Observamos a conformidade da música com a estética do cinema moderno, embora, por vezes, mantendo códigos do cinema clássico.This article analyses the employment of preexisting music in the films Menino de engenho [Plantation Boy] (Walter Lima Jr, 1965) and Capitu (Paulo César Saraceni, 1968), both adaptations of Brazilian literary works, as an expression of the affirmation of national identity, in conformity with the project of Cinema Novo. Menino de engenho is mostly based on music by Brazilian nationalist composer Villa-Lobos, while Capitu incorporates Brazilian composers of many periods. Drawing on film analysis and on research of phonographic archives, and through the framework of Claus Clüver’s inter-arts studies, the article highlights the intertextual relationships of these films’ music with musical and pictorial Romanticism, with other works of Brazilian Cinema Novo and of film pioneer Humberto Mauro, as well as other references (such as William Shakespeare’s Othello). The article demonstrates that the use of music in these films conforms to modern cinema aesthetics, even though classic cinema codes can be also found.AIM - Associação de Investigadores da Imagem em Movimento2022-07-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.836https://doi.org/10.14591/aniki.v9n2.836Aniki: Portuguese Journal of the Moving Image; Vol 9 No 2 (2022): Cinema and anthropology; 81-109Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento; v. 9 n. 2 (2022): Cinema e antropologia; 81-1092183-175010.14591/aniki.v9n2reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/836http://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/836/486Direitos de Autor (c) 2022 Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Luiza Beatriz2024-01-26T02:03:27Zoai:aim.org.pt/ojs/:article/836Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:57:23.380114Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este artigo analisa o emprego de música preexistente nos filmes Menino de engenho (Walter Lima Jr, 1965) e Capitu (Paulo César Saraceni, 1968), ambas adaptações de obras literárias brasileiras, como uma faceta da afirmação da identidade nacional, em conformidade com o projeto do Cinema Novo. Menino de engenho se centra, principalmente, na música de Villa-Lobos, compositor nacionalista brasileiro, enquanto Capitu integra compositores brasileiros de diversas épocas. Por meio de procedimentos de análise fílmica e da pesquisa de arquivos fonográficos, a partir da perspectiva de estudos interartes de Claus Clüver, destacamos as relações intertextuais evocadas pelas músicas desses filmes com o romantismo musical e pictórico, com outros filmes do Cinema Novo e do pioneiro Humberto Mauro, além de outras referências (como a peça Othello, de William Shakespeare). Observamos a conformidade da música com a estética do cinema moderno, embora, por vezes, mantendo códigos do cinema clássico. |
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