Artes visuais, educação visual e pensamento crítico: um caminho a percorrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Marta Kazamby Ferreira Soares
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/21432
Resumo: O presente estudo relata um processo de investigação, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, que decorreu na Escola Secundária de Estarreja e contou com a participação de alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico (8.º e 9.º anos). Vive-se numa sociedade que cada vez mais é caraterizada pela rápida mudança de paradigma, que é cada vez mais exigente com os seus cidadãos, esperando deles uma maior competência, especialização, autonomia e proatividade. Estas competências são desenvolvidas pela prática do exercício do pensamento crítico que deverá ser fomentada desde cedo nas crianças. A escola deve ser um local privilegiado, primordial, onde se exercita esse pensamento com a finalidade de ensinar os alunos a serem indivíduos mais completos, cidadãos participativos na sociedade. Esta investigação centra-se na disciplina de Educação Visual, como disciplina promotora, estimuladora, potenciadora de imaginação, criatividade e, consequentemente, de pensamento crítico a partir dos seus conteúdos do currículo nacional, particularmente a comunicação visual, explorando a imagem através do desenho de representação e de ilustração, sempre com a finalidade de incentivar os alunos a questionar e a pensar.
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