Estudo exploratório sobre a aplicação de estratégias Inbound Marketing pelas empresas e pelos profissionais de marketing digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/13219 |
Resumo: | Versão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri) |
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Estudo exploratório sobre a aplicação de estratégias Inbound Marketing pelas empresas e pelos profissionais de marketing digitalInbound marketingOutbound marketingMarketing digitalLeads qualificadosQualified leadsDigital marketingInbound marketingOutbound marketingGestãoVersão final (Esta versão contém as críticas e sugestões dos elementos do júri)Esta investigação teve como objetivo principal perceber a importância do Inbound Marketing para as empresas e profissionais de marketing digital que promovem os seus produtos/serviços e mensurar os resultados obtidos. Pretendeu-se também perceber quais os obstáculos à aplicação das estratégias de Inbound Marketing e se essas implicam a implementação do Outbound Marketing em detrimento da primeira, ou a utilização de ambas. Nesta investigação, foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo. No método qualitativo utilizou-se o inquérito por entrevista a 13 profissionais de marketing digital. No método quantitativo usou-se o inquérito por questionário a uma amostra por conveniência obtendo-se 532 questionários validados de profissionais de marketing digital. Os resultados obtidos permitiram concluir que as empresas e os profissionais de marketing digital têm conhecimento da estratégia de Inbound Marketing e aplicam-na nas suas atividades. Concluem-se, também, que este tipo de estratégia permite obter leads mais qualificadas, o que permite que as empresas obtenham um ROI mais expressivo.This research had as main goal to realize the importance of Inbound Marketing for companies and for the digital marketing professionals that promoted their products/services and evaluated their results. It was also intended to understand the obstacles to the application of Inbound Marketing strategies and whether these imply the implementation of Outbound Marketing over the first or the use of both. In this investigation, qualitative and quantitative methods were used. In the qualitative method, was used the interiew survey to question 13 digital marketing professionals. In the quantitative method, the questionnaire survey was used to a sample for convenience, obtaining 532 validated questionnaires. The obtained results allowed us to conclude that digital marketing companies and professionals are aware of the Inbound Marketing strategy and apply it in their activities. It was also concluded that this type of strategy allows to obtain more qualified leads, which allows companies to obtain a more expressive ROI..Teixeira, Sandrina FranciscaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMenezes, Rui Guilherme Lobarinhas Afonso Bessa2019-03-29T11:11:05Z2018-12-122018-12-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/13219TID:202207706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:55:11Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/13219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:33:22.372802Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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