A relação escola-família como potenciadora do sucesso educativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Daniela Sofia Casanova
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2300
Resumo: O presente relatório de estágio, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, apresenta um trabalho investigativo envolvendo duas instituições direcionadas à Educação Pré-Escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico, situadas no distrito do Porto. Neste estudo participaram trinta e sete Encarregados de Educação e as três educadoras do contexto da Educação Pré-Escolar. No que concerne ao 1º Ciclo do Ensino Básico os intervenientes foram onze docentes e dez Encarregados de Educação. A temática da relação escola-família tem sido o enfoque de vários investigadores, mostrando-se que esta relação traz benefícios para o desenvolvimento da criança. Assim, nos dois contextos de ensino supervisionado tentou-se perceber de que forma é visto, pelos agentes educativos, os benefícios do envolvimento/participação das famílias para o desenvolvimento da criança. Optou-se então por uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa, aplicando-se inquéritos por questionário realizados aos Encarregados de Educação e aos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e efetuando-se entrevistas às educadoras e ao professor cooperante do 1º Ciclo do Ensino Básico, assim como registos de atividades e análise documental dos documentos de regime de autonomia, administração e gestão das instituições. Assim sendo, através dos resultados obtidos foi possível constatar que há conexão entre a componente teórica e a componente prática da investigação, na qual se verifica que todos os agentes educativos valorizam a relação que é estabelecida entre as famílias e as instituições e que existe entre os profissionais de educação e os Encarregados de Educação, uma perceção de que o envolvimento/participação da família potencia o sucesso educativo da criança
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