A relação escola-família na promoção do sucesso escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Inês Sá e Lemos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2688
Resumo: O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, apresenta um trabalho de investigação envolvendo uma instituição direcionada à Educação Pré-Escolar, situada no distrito do Porto. No presente estudo participaram Encarregados de Educação e cinco Educadoras do contexto da Educação Pré-Escolar. A temática da relação escola-família tem sido o enfoque de diversos investigadores, demostrando que a respetiva relação inclui benefícios para o desenvolvimento da criança. Desta forma, tentou-se perceber nos contextos de ensino supervisionados, como são conhecidas/vistas, as vantagens do envolvimento/participação da família para o desenvolvimento da criança, pelos agentes educativos e Encarregados de educação. Assim, optou-se por uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa, aplicando-se inquéritos por questionários realizados aos Encarregados de Educação, entrevistas às Educadoras, e ainda registos de atividades. Através, dos resultados obtidos, foi possível apurar que existe ligação entre a componente teórica e a componente prática da investigação, na qual se pode confirmar que todos os agentes educativos apreciam/valorizam a relação que é criada entre as famílias e as instituições e que se vivencia, entre Profissionais de Educação e Encarregados de Educação, uma perceção de que o envolvimento/participação da família promove/reforça o sucesso educativo da criança.Palavras-chave: Participação, Envolvimento, Promoção, Escola, Família, Sucesso Educativo, Educação Pré-Escolar
id RCAP_69b4a1e23aabac55f9e29f0601fc6975
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2688
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação escola-família na promoção do sucesso escolarEducação Pré-Escolar - Envolvimento parentalSucesso EducativoO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, apresenta um trabalho de investigação envolvendo uma instituição direcionada à Educação Pré-Escolar, situada no distrito do Porto. No presente estudo participaram Encarregados de Educação e cinco Educadoras do contexto da Educação Pré-Escolar. A temática da relação escola-família tem sido o enfoque de diversos investigadores, demostrando que a respetiva relação inclui benefícios para o desenvolvimento da criança. Desta forma, tentou-se perceber nos contextos de ensino supervisionados, como são conhecidas/vistas, as vantagens do envolvimento/participação da família para o desenvolvimento da criança, pelos agentes educativos e Encarregados de educação. Assim, optou-se por uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa, aplicando-se inquéritos por questionários realizados aos Encarregados de Educação, entrevistas às Educadoras, e ainda registos de atividades. Através, dos resultados obtidos, foi possível apurar que existe ligação entre a componente teórica e a componente prática da investigação, na qual se pode confirmar que todos os agentes educativos apreciam/valorizam a relação que é criada entre as famílias e as instituições e que se vivencia, entre Profissionais de Educação e Encarregados de Educação, uma perceção de que o envolvimento/participação da família promove/reforça o sucesso educativo da criança.Palavras-chave: Participação, Envolvimento, Promoção, Escola, Família, Sucesso Educativo, Educação Pré-EscolarThis report carried out in the framework of a Master’s Degree in Pre-School Education, presents a research work involving an institution directed at Pre-School Education, located in the District of Porto. In the present study took part parents/carers and five educators of the context of PreSchool Education. The theme of the school-family relationship has been the focus of several researchers, showing that this relationship includes benefits for the child’s development. In this way, we tried to understand in supervised educational contexts as educational agents as well as parents/carers can perceive/see the advantages of the involvement /participation of the family in the child’s development. Thus, we chose a quantitative and qualitative nature methodology, applying surveys by doing questionnaires directed to parents, interviews to educators and even records of activities. Through the results that were obtained, it was possible to establish that there is a connection between the theoretical and the practical components of the research, in which we can confirm that all educational agents enjoy/appreciate the relationship that is created between families and institutions and that is experienced between education professionals and parents/carers, a perception that the family involvement/participation promotes/strengthens the child’s educational success.2018-07-31T10:19:41Z2018-07-27T00:00:00Z2018-07-272018-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2688TID:201957108porVasconcelos, Inês Sá e Lemos deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:58:17Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2688Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:58:17Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação escola-família na promoção do sucesso escolar
title A relação escola-família na promoção do sucesso escolar
spellingShingle A relação escola-família na promoção do sucesso escolar
Vasconcelos, Inês Sá e Lemos de
Educação Pré-Escolar - Envolvimento parental
Sucesso Educativo
title_short A relação escola-família na promoção do sucesso escolar
title_full A relação escola-família na promoção do sucesso escolar
title_fullStr A relação escola-família na promoção do sucesso escolar
title_full_unstemmed A relação escola-família na promoção do sucesso escolar
title_sort A relação escola-família na promoção do sucesso escolar
author Vasconcelos, Inês Sá e Lemos de
author_facet Vasconcelos, Inês Sá e Lemos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Inês Sá e Lemos de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-Escolar - Envolvimento parental
Sucesso Educativo
topic Educação Pré-Escolar - Envolvimento parental
Sucesso Educativo
description O presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, apresenta um trabalho de investigação envolvendo uma instituição direcionada à Educação Pré-Escolar, situada no distrito do Porto. No presente estudo participaram Encarregados de Educação e cinco Educadoras do contexto da Educação Pré-Escolar. A temática da relação escola-família tem sido o enfoque de diversos investigadores, demostrando que a respetiva relação inclui benefícios para o desenvolvimento da criança. Desta forma, tentou-se perceber nos contextos de ensino supervisionados, como são conhecidas/vistas, as vantagens do envolvimento/participação da família para o desenvolvimento da criança, pelos agentes educativos e Encarregados de educação. Assim, optou-se por uma metodologia de natureza quantitativa e qualitativa, aplicando-se inquéritos por questionários realizados aos Encarregados de Educação, entrevistas às Educadoras, e ainda registos de atividades. Através, dos resultados obtidos, foi possível apurar que existe ligação entre a componente teórica e a componente prática da investigação, na qual se pode confirmar que todos os agentes educativos apreciam/valorizam a relação que é criada entre as famílias e as instituições e que se vivencia, entre Profissionais de Educação e Encarregados de Educação, uma perceção de que o envolvimento/participação da família promove/reforça o sucesso educativo da criança.Palavras-chave: Participação, Envolvimento, Promoção, Escola, Família, Sucesso Educativo, Educação Pré-Escolar
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-31T10:19:41Z
2018-07-27T00:00:00Z
2018-07-27
2018-06-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2688
TID:201957108
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2688
identifier_str_mv TID:201957108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543304426815488