Compet?ncia Emocional dos Profissionais de Sa?de num Contexto de uma Unidade de Cuidados Coron?rios: estudo de abordagem qualitativa com recurso a tecnologias online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rui
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Martins, Silvana, Gomes, Lisa, Cain?, Jo?o, Macedo, Ana Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/Pereira, R., Martins, S., Gomes, L., Cain?, J., & Macedo, A. P. (2022). Compet?ncia emocional dos profissionais de sa?de num contexto de uma unidade de cuidados coron?rios: estudo de abordagem qualitativa com recurso a tecnologias online. Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(1), 1?12. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.228
https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.228
Resumo: Contexto e Objetivo: A complexidade associada aos cuidados de sa?de exige que os profissionais mobilizem diferentes tipos de compet?ncias. Dentro destas, a compet?ncia emocional assume-se como um fator de prote??o em situa??es de elevado stress laboral. Adicionalmente, este tipo de compet?ncia encontra-se positivamente associada a outras como a empatia, a resili?ncia, o suporte social, a satisfa??o laboral e o cuidar, que constituem elementos essenciais no desempenho profissional dos profissionais de sa?de. Assim, este estudo procurou compreender a compet?ncia emocional e o seu papel na gest?o de situa??es complexas, na adapta??o ao contexto de trabalho e no cuidado ? pessoa com doen?a coron?ria. M?todo: O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, tendo como referencial te?rico-metodol?gico o estudo de caso explicativo. Participaram cinco profissionais de sa?de (4 enfermeiros e um m?dico) de uma unidade de cuidados coron?rios de um hospital da regi?o norte de Portugal. Para a recolha de dados optou-se pela realiza??o de um focus group, em fevereiro de 2021. Os resultados foram analisados tendo em considera??o os pressupostos de an?lise de dados qualitativos propostos por Bardin. Resultados: As narrativas destes profissionais deixaram transparecer a complexidade da tarefa laboral, as emo??es com que preenchem a jornada de trabalho e o seu papel em momentos cruciais de tomada de decis?o. Todos os participantes referiram a necessidade de se desenvolverem iniciativas que promovam o desenvolvimento de diferentes tipos de compet?ncias. Conclus?o: Este estudo possibilitou aceder a viv?ncias dos profissionais de sa?de numa ?poca de grandes desafios devido ? pandemia. As narrativas partilhadas possibilitaram a identifica??o de ?reas de maior vulnerabilidade e fragilidade que caracterizam o contexto profissional onde estes participantes atuam. / Background and Aim: The complexity of health care requires professionals to mobilize different skills. Within these, emotional competence is a protective factor in situations of high work stress. Additionally, this type of competence is positively associated with abilities such as empathy, resilience, social support, job satisfaction, and caring, which are essential elements in the professional performance of health professionals. Therefore, this study aimed to understand emotional competence and its role in the management of complex situations, in the adaptation to the work context, and in the care of a person with coronary artery disease. Method: The study follows a qualitative approach, following a theoretical-methodological referential of a descriptive case study. Five health professionals (4 nurses and one physician) from a coronary care unit of a hospital in the northern region of Portugal participated. A focus group was used for data collection, and it was realized in February 2021. The results were analyzed considering the assumptions of the qualitative data analysis proposed by Bardin. Results: The narratives of these professionals conveyed the complexity of the work task, the emotions with which they fill the workday, and their role in crucial moments of decision making. All participants mentioned the need to develop initiatives that promote the development of different types of skills. Conclusions: This study allowed accessing the experiences of health professionals at a time of great challenges due to the pandemic. The shared narratives identified areas of greater vulnerability and fragility that characterize the professional context where these participants work.
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Adicionalmente, este tipo de compet?ncia encontra-se positivamente associada a outras como a empatia, a resili?ncia, o suporte social, a satisfa??o laboral e o cuidar, que constituem elementos essenciais no desempenho profissional dos profissionais de sa?de. Assim, este estudo procurou compreender a compet?ncia emocional e o seu papel na gest?o de situa??es complexas, na adapta??o ao contexto de trabalho e no cuidado ? pessoa com doen?a coron?ria. M?todo: O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, tendo como referencial te?rico-metodol?gico o estudo de caso explicativo. Participaram cinco profissionais de sa?de (4 enfermeiros e um m?dico) de uma unidade de cuidados coron?rios de um hospital da regi?o norte de Portugal. Para a recolha de dados optou-se pela realiza??o de um focus group, em fevereiro de 2021. Os resultados foram analisados tendo em considera??o os pressupostos de an?lise de dados qualitativos propostos por Bardin. Resultados: As narrativas destes profissionais deixaram transparecer a complexidade da tarefa laboral, as emo??es com que preenchem a jornada de trabalho e o seu papel em momentos cruciais de tomada de decis?o. Todos os participantes referiram a necessidade de se desenvolverem iniciativas que promovam o desenvolvimento de diferentes tipos de compet?ncias. Conclus?o: Este estudo possibilitou aceder a viv?ncias dos profissionais de sa?de numa ?poca de grandes desafios devido ? pandemia. As narrativas partilhadas possibilitaram a identifica??o de ?reas de maior vulnerabilidade e fragilidade que caracterizam o contexto profissional onde estes participantes atuam. / Background and Aim: The complexity of health care requires professionals to mobilize different skills. Within these, emotional competence is a protective factor in situations of high work stress. Additionally, this type of competence is positively associated with abilities such as empathy, resilience, social support, job satisfaction, and caring, which are essential elements in the professional performance of health professionals. Therefore, this study aimed to understand emotional competence and its role in the management of complex situations, in the adaptation to the work context, and in the care of a person with coronary artery disease. Method: The study follows a qualitative approach, following a theoretical-methodological referential of a descriptive case study. Five health professionals (4 nurses and one physician) from a coronary care unit of a hospital in the northern region of Portugal participated. A focus group was used for data collection, and it was realized in February 2021. The results were analyzed considering the assumptions of the qualitative data analysis proposed by Bardin. Results: The narratives of these professionals conveyed the complexity of the work task, the emotions with which they fill the workday, and their role in crucial moments of decision making. All participants mentioned the need to develop initiatives that promote the development of different types of skills. Conclusions: This study allowed accessing the experiences of health professionals at a time of great challenges due to the pandemic. The shared narratives identified areas of greater vulnerability and fragility that characterize the professional context where these participants work.Departamento de Investiga??o & Desenvolvimento do Instituto Superior Miguel Torga2023-05-24T15:07:04Z2023-05-242022-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/Pereira, R., Martins, S., Gomes, L., Cain?, J., & Macedo, A. P. (2022). 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Revista Portuguesa De Investiga??o Comportamental E Social, 8(1), 1?12. https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.228https://doi.org/10.31211/rpics.2022.8.1.228por2183-4938http://repositorio.ismt.pt/jspui/handle/123456789/1537Pereira, RuiMartins, SilvanaGomes, LisaCain?, Jo?oMacedo, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:37Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/1537Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:11.994093Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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