Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Cristiana Lourenço
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/39589
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado de educação pré-escolar e ensino do 1ºCEB, referindo-se à intervenção concretizada junto de um grupo de 20 crianças que frequentavam o 4º ano de escolaridade. O relatório encontra-se estruturado em duas partes distintas e complementares entre si. A primeira parte, ocupa-se com a fundamentação teórica e a segunda parte descreve um pequeno projeto piloto onde os alunos tiveram oportunidade de identificar e expressar os seus sentimentos e referir as suas preferências, uns em relação aos outros e em determinadas situações, usando diferentes formas de comunicação. Na primeira parte, foram abordados diversos pontos, nomeadamente a inclusão social, a importância da educação inclusiva na escola, as vantagens da educação inclusiva, a legislação em vigor e as dificuldades que os docentes enfrentam para tornar a inclusão uma realidade nas suas escolas. Referimos também as mudanças na sociedade e tudo o que está implícito nos constantes desafios para as escolas e nas soluções/ mudanças que são realizadas para todos os alunos, em particular para os alunos com medidas seletivas ou adicionais. Na segunda parte, na componente prática deste trabalho, descrevemos o projeto piloto que teve como objetivo levar as crianças a exprimirem pensamentos/ideias que tinham uns sobre os outros e, acima de tudo, levá-los a expressar os seus sentimentos e emoções, usando diferentes formas de expressão (oralidade, gestos das LGP e a Braille). No final, pudemos inferir que foi um projeto muito vantajoso, tendo sido produtivo explorá-lo com a turma. No decurso da sua implementação as crianças transmitiram emoções, resolveram problemas e fizeram novas escolhas. Sem dúvida que a escola inclusiva tem vantagens para todos, derrubando barreiras e promovendo o convívio entre pares, a amizade e as relações sociais. Assim, este projeto piloto, pretende ser o primeiro passo de um outro projeto mais ambicioso, onde o foco poderá ser a promoção da inclusão social e educativa dos alunos com medidas de suporte á aprendizagem seletivas e adicionais.
id RCAP_0a9865ac01477ca93e8361a23115bd28
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39589
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outrosInclusão SocialEmoçõesEducação InclusivaO presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado de educação pré-escolar e ensino do 1ºCEB, referindo-se à intervenção concretizada junto de um grupo de 20 crianças que frequentavam o 4º ano de escolaridade. O relatório encontra-se estruturado em duas partes distintas e complementares entre si. A primeira parte, ocupa-se com a fundamentação teórica e a segunda parte descreve um pequeno projeto piloto onde os alunos tiveram oportunidade de identificar e expressar os seus sentimentos e referir as suas preferências, uns em relação aos outros e em determinadas situações, usando diferentes formas de comunicação. Na primeira parte, foram abordados diversos pontos, nomeadamente a inclusão social, a importância da educação inclusiva na escola, as vantagens da educação inclusiva, a legislação em vigor e as dificuldades que os docentes enfrentam para tornar a inclusão uma realidade nas suas escolas. Referimos também as mudanças na sociedade e tudo o que está implícito nos constantes desafios para as escolas e nas soluções/ mudanças que são realizadas para todos os alunos, em particular para os alunos com medidas seletivas ou adicionais. Na segunda parte, na componente prática deste trabalho, descrevemos o projeto piloto que teve como objetivo levar as crianças a exprimirem pensamentos/ideias que tinham uns sobre os outros e, acima de tudo, levá-los a expressar os seus sentimentos e emoções, usando diferentes formas de expressão (oralidade, gestos das LGP e a Braille). No final, pudemos inferir que foi um projeto muito vantajoso, tendo sido produtivo explorá-lo com a turma. No decurso da sua implementação as crianças transmitiram emoções, resolveram problemas e fizeram novas escolhas. Sem dúvida que a escola inclusiva tem vantagens para todos, derrubando barreiras e promovendo o convívio entre pares, a amizade e as relações sociais. Assim, este projeto piloto, pretende ser o primeiro passo de um outro projeto mais ambicioso, onde o foco poderá ser a promoção da inclusão social e educativa dos alunos com medidas de suporte á aprendizagem seletivas e adicionais.Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-Repositório ComumFrancisco, Cristiana Lourenço2022-03-02T10:39:49Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39589202945936porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/39589Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:26.142774Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outros
title Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outros
spellingShingle Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outros
Francisco, Cristiana Lourenço
Inclusão Social
Emoções
Educação Inclusiva
title_short Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outros
title_full Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outros
title_fullStr Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outros
title_full_unstemmed Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outros
title_sort Sensibilizar para incluir: o projeto eu e os outros
author Francisco, Cristiana Lourenço
author_facet Francisco, Cristiana Lourenço
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Baptista, Maria Madalena Belo da Silveira, 1963-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Cristiana Lourenço
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão Social
Emoções
Educação Inclusiva
topic Inclusão Social
Emoções
Educação Inclusiva
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do mestrado de educação pré-escolar e ensino do 1ºCEB, referindo-se à intervenção concretizada junto de um grupo de 20 crianças que frequentavam o 4º ano de escolaridade. O relatório encontra-se estruturado em duas partes distintas e complementares entre si. A primeira parte, ocupa-se com a fundamentação teórica e a segunda parte descreve um pequeno projeto piloto onde os alunos tiveram oportunidade de identificar e expressar os seus sentimentos e referir as suas preferências, uns em relação aos outros e em determinadas situações, usando diferentes formas de comunicação. Na primeira parte, foram abordados diversos pontos, nomeadamente a inclusão social, a importância da educação inclusiva na escola, as vantagens da educação inclusiva, a legislação em vigor e as dificuldades que os docentes enfrentam para tornar a inclusão uma realidade nas suas escolas. Referimos também as mudanças na sociedade e tudo o que está implícito nos constantes desafios para as escolas e nas soluções/ mudanças que são realizadas para todos os alunos, em particular para os alunos com medidas seletivas ou adicionais. Na segunda parte, na componente prática deste trabalho, descrevemos o projeto piloto que teve como objetivo levar as crianças a exprimirem pensamentos/ideias que tinham uns sobre os outros e, acima de tudo, levá-los a expressar os seus sentimentos e emoções, usando diferentes formas de expressão (oralidade, gestos das LGP e a Braille). No final, pudemos inferir que foi um projeto muito vantajoso, tendo sido produtivo explorá-lo com a turma. No decurso da sua implementação as crianças transmitiram emoções, resolveram problemas e fizeram novas escolhas. Sem dúvida que a escola inclusiva tem vantagens para todos, derrubando barreiras e promovendo o convívio entre pares, a amizade e as relações sociais. Assim, este projeto piloto, pretende ser o primeiro passo de um outro projeto mais ambicioso, onde o foco poderá ser a promoção da inclusão social e educativa dos alunos com medidas de suporte á aprendizagem seletivas e adicionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-02T10:39:49Z
2022-01-01T00:00:00Z
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/39589
202945936
url http://hdl.handle.net/10400.26/39589
identifier_str_mv 202945936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130036192673792