Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3051
Resumo: A sociedade atual evidencia-se cada vez mais pela diversidade e idiossincrasias dos seus indivíduos, o que responsabiliza todo o sistema educativo na promoção de uma educação orientada para valores e práticas inclusivas. Este estudo, de natureza qualitativa, integrado no âmbito da formação de professores, dá conta de como alguns desses valores, e consequentes práticas, podem ser promovidos desde muito cedo, nomeadamente na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base na metodologia dos testes sociométricos, através de placas com imagens fotográficas de crianças, a investigação foi desenvolvida com um grupo de 24 crianças, entre os três e quatro anos, e uma turma do 4º ano com 20 alunos. Da análise de dados evidenciam-se as médias percentuais das suas preferências sobre aspetos culturais, de género,cor da pele e deficiência. Dos resultados destacam-se aspetos particulares de eleição, de como percecioname o que pensam sobre outras crianças consideradas“diferentes”. De salientar o papel fundamental dos docentes na promoção e sensibilização para a aceitação da diferença e da diversidade.
id RCAP_f1e0f4ee8b26f74ef2e941f2a35c7289
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3051
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mimEducação InclusivaEnsino básico (1º ciclo)Educação pré-escolarDiversidadeDiferençaA sociedade atual evidencia-se cada vez mais pela diversidade e idiossincrasias dos seus indivíduos, o que responsabiliza todo o sistema educativo na promoção de uma educação orientada para valores e práticas inclusivas. Este estudo, de natureza qualitativa, integrado no âmbito da formação de professores, dá conta de como alguns desses valores, e consequentes práticas, podem ser promovidos desde muito cedo, nomeadamente na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base na metodologia dos testes sociométricos, através de placas com imagens fotográficas de crianças, a investigação foi desenvolvida com um grupo de 24 crianças, entre os três e quatro anos, e uma turma do 4º ano com 20 alunos. Da análise de dados evidenciam-se as médias percentuais das suas preferências sobre aspetos culturais, de género,cor da pele e deficiência. Dos resultados destacam-se aspetos particulares de eleição, de como percecioname o que pensam sobre outras crianças consideradas“diferentes”. De salientar o papel fundamental dos docentes na promoção e sensibilização para a aceitação da diferença e da diversidade.2021-11-22T10:34:35Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3051por2255-0666Gomes, Ana Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-04-18T06:59:06Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3051Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-04-18T06:59:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim
title Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim
spellingShingle Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim
Gomes, Ana Paula
Educação Inclusiva
Ensino básico (1º ciclo)
Educação pré-escolar
Diversidade
Diferença
title_short Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim
title_full Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim
title_fullStr Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim
title_full_unstemmed Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim
title_sort Diversidade e inclusão, sensibilizar para o outro que é diferente de mim
author Gomes, Ana Paula
author_facet Gomes, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Ensino básico (1º ciclo)
Educação pré-escolar
Diversidade
Diferença
topic Educação Inclusiva
Ensino básico (1º ciclo)
Educação pré-escolar
Diversidade
Diferença
description A sociedade atual evidencia-se cada vez mais pela diversidade e idiossincrasias dos seus indivíduos, o que responsabiliza todo o sistema educativo na promoção de uma educação orientada para valores e práticas inclusivas. Este estudo, de natureza qualitativa, integrado no âmbito da formação de professores, dá conta de como alguns desses valores, e consequentes práticas, podem ser promovidos desde muito cedo, nomeadamente na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base na metodologia dos testes sociométricos, através de placas com imagens fotográficas de crianças, a investigação foi desenvolvida com um grupo de 24 crianças, entre os três e quatro anos, e uma turma do 4º ano com 20 alunos. Da análise de dados evidenciam-se as médias percentuais das suas preferências sobre aspetos culturais, de género,cor da pele e deficiência. Dos resultados destacam-se aspetos particulares de eleição, de como percecioname o que pensam sobre outras crianças consideradas“diferentes”. De salientar o papel fundamental dos docentes na promoção e sensibilização para a aceitação da diferença e da diversidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-22T10:34:35Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3051
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2255-0666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817543308593856512