Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/19683 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
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Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de belezaInfluenciadores DigitaisMarketing de InfluênciaeWOMInstagramDigital InfluencersInfluencer MarketingMestrado em MarketingCom a evolução da era digital e o advento dos social networking sites, o consumidor assume um papel cada vez mais ativo, sendo simultaneamente produtor e consumidor de conteúdos online. Isto levou a um crescente número de oportunidades de influenciar e de ser influenciado através de electronic word of mouth. Surgiram, assim, os digital influencers. O influencer marketing tem-se revelado uma tendência crescente na estratégia digital das empresas, especialmente no setor de Beleza. O Instagram tem-se assumido como um canal de preferência para conduzir as campanhas de influencer marketing devido às suas características e crescente adesão especialmente pelas gerações mais jovens. Apesar da crescente importância atribuída aos digital influencers, por parte das empresas e da academia, a literatura relativa a este tema, dada a sua contemporaneidade, ainda é limitada. Assim, o presente estudo pretende dar continuidade à exploração deste tópico, propondo-se a analisar as perceções e motivações de especialistas do setor de beleza face aos digital influencers e ao influencer marketing no Instagram. A investigação seguiu uma abordagem qualitativa e uma amostragem criteriosa com a aplicação de entrevistas semi-estruturadas a profissionais do setor de beleza. Os resultados realçam a importância dos digital influencers para as marcas do setor de beleza, a necessidade da liberdade criativa dos digital influencers, a sua autenticidade e credibilidade enquanto fatores chave para uma campanha de sucesso e as dificuldades de medição de retorno de investimento, gestão de recompensação e diferenciação.The evolution of the digital age and the rise of social networking sites brought changes to the consumer behavior, today, the consumer assumes an increasingly active role as producer and consumer of online content. This transformation has led to an increasing number of opportunities to both influence and be influenced through electronic word of mouth. With this digital influencers arise. Influencer marketing has become a key element of companies' digital, especially in the beauty industry. Instagram has assumed an important role as the preferred channel for conducting influencer marketing campaigns due to its characteristics and emerging growth especially near the younger generations. The increasing importance of digital influencers has been acknowledged by companies and the academy. However, due to its contemporaneity, the literature regarding this subject faces some limitations. Thus, the present study intends to continue to explore this topic by analysing the perspective and motivations of the beauty industry professionals towards digital influencers and influencer marketing campaigns on Instagram. The research followed a qualitative approach with a non-probabilistic convenience sampling. To achieve the objective of this research semi-structured interviews were conducted to the professionals of the beauty sector, including beauty brands and digital and PR agencies. The results highlight the importance of digital influencers for beauty brands, the need of creative freedom for digital influencers, their authenticity and credibility as key factors for a successful campaign, and the difficulties of measuring return on investment, managing rewards and differentiation.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, JoannaRepositório da Universidade de LisboaCastelo, Inês Moreira2020-08-12T00:30:13Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19683porCastelo, Inês Moreira (2019). "Digital influencers no Instagram : uma abordagem qualitativa sobre as perceções de especialistas do setor de beleza". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:10Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19683Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:31.247841Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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