A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104 |
Resumo: | Introdução: A educação e a saúde são espaços de produção de saberes destinados ao desenvolvimento humano. As mudanças na formação se operam de forma concomitante com a produção de muitos processos na gestão, no ensino, no serviço e na atenção. Objetivos: Verificar se os projetos pedagógicos dos cursos de residência obstétrica, de médicos (as) e enfermeiros (as), dos serviços de saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal contemplam as recomendações das diretrizes nacionais e internacionais de atenção ao parto normal. Métodos: Estudo descritivo, exploratório, com triangulação de dados, de abordagem qualitativa, por meio de análise documental realizada em oito projetos pedagógicos e análise de conteúdo de entrevistas com 35 preceptores. Resultados: Apenas os projetos pedagógicos do curso de enfermagem contemplam textualmente as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde relacionadas às boas práticas obstétricas. Segundo os preceptores, eles buscam o alinhamento entre a teoria e a prática desde a sala de aula até os cenários de práticas. Conclusões: Sugere-se que os conteúdos dos projetos pedagógicos dos cursos da residência sejam revistos e atualizados, sempre que necessário, visando corroborar com a formação adequada dos futuros profissionais. |
id |
RCAP_0afab38d59f1ece5301cdab6c26ca6af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/149 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residênciaThe theme of good obstetric practices in the context of political-pedagogical project of the residenceProfessional Training; Political-Pedagogical Project; Internship and Residency; Natural Childbirth.Formação Profissional; Projeto Político-Pedagógico; Residência; Parto Normal.Introdução: A educação e a saúde são espaços de produção de saberes destinados ao desenvolvimento humano. As mudanças na formação se operam de forma concomitante com a produção de muitos processos na gestão, no ensino, no serviço e na atenção. Objetivos: Verificar se os projetos pedagógicos dos cursos de residência obstétrica, de médicos (as) e enfermeiros (as), dos serviços de saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal contemplam as recomendações das diretrizes nacionais e internacionais de atenção ao parto normal. Métodos: Estudo descritivo, exploratório, com triangulação de dados, de abordagem qualitativa, por meio de análise documental realizada em oito projetos pedagógicos e análise de conteúdo de entrevistas com 35 preceptores. Resultados: Apenas os projetos pedagógicos do curso de enfermagem contemplam textualmente as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde relacionadas às boas práticas obstétricas. Segundo os preceptores, eles buscam o alinhamento entre a teoria e a prática desde a sala de aula até os cenários de práticas. Conclusões: Sugere-se que os conteúdos dos projetos pedagógicos dos cursos da residência sejam revistos e atualizados, sempre que necessário, visando corroborar com a formação adequada dos futuros profissionais.Introduction: Education and health are spaces for the production of knowledge for human development. The changes in training take place concurrently with the production of many processes in management, teaching, service and care. Objectives: To verify if the pedagogical projects of the obstetric residency courses, of doctors and nurses, of the health services of the Secretariat of Health of the Federal District include the recommendations of the national and international guidelines of care for normal childbirth. Methods: Descriptive, exploratory study, with data triangulation, with a qualitative approach, through documentary analysis carried out in eight pedagogical projects and content analysis of interviews with 35 preceptors. Results: Only the pedagogical projects of the nursing course textually contemplate the recommendations of the Ministry of Health and the World Health Organization related to good obstetric practices. According to the preceptors, they seek the alignment between theory and practice from the classroom to the practice scenarios. Conclusions: It is suggested that the contents of the pedagogical projects of the residency courses be reviewed and updated whenever necessary in order to corroborate the appropriate training of future professionals.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 93-104New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 93-104New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 93-1042184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/149https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/149/147Peres de Carvalho, Elisabete MesquitaGöttems, Leila Bernarda DonatoGuilhem, Dirce Belleziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:25Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.596033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência The theme of good obstetric practices in the context of political-pedagogical project of the residence |
title |
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência |
spellingShingle |
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência Peres de Carvalho, Elisabete Mesquita Professional Training; Political-Pedagogical Project; Internship and Residency; Natural Childbirth. Formação Profissional; Projeto Político-Pedagógico; Residência; Parto Normal. |
title_short |
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência |
title_full |
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência |
title_fullStr |
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência |
title_full_unstemmed |
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência |
title_sort |
A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência |
author |
Peres de Carvalho, Elisabete Mesquita |
author_facet |
Peres de Carvalho, Elisabete Mesquita Göttems, Leila Bernarda Donato Guilhem, Dirce Bellezi |
author_role |
author |
author2 |
Göttems, Leila Bernarda Donato Guilhem, Dirce Bellezi |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peres de Carvalho, Elisabete Mesquita Göttems, Leila Bernarda Donato Guilhem, Dirce Bellezi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professional Training; Political-Pedagogical Project; Internship and Residency; Natural Childbirth. Formação Profissional; Projeto Político-Pedagógico; Residência; Parto Normal. |
topic |
Professional Training; Political-Pedagogical Project; Internship and Residency; Natural Childbirth. Formação Profissional; Projeto Político-Pedagógico; Residência; Parto Normal. |
description |
Introdução: A educação e a saúde são espaços de produção de saberes destinados ao desenvolvimento humano. As mudanças na formação se operam de forma concomitante com a produção de muitos processos na gestão, no ensino, no serviço e na atenção. Objetivos: Verificar se os projetos pedagógicos dos cursos de residência obstétrica, de médicos (as) e enfermeiros (as), dos serviços de saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal contemplam as recomendações das diretrizes nacionais e internacionais de atenção ao parto normal. Métodos: Estudo descritivo, exploratório, com triangulação de dados, de abordagem qualitativa, por meio de análise documental realizada em oito projetos pedagógicos e análise de conteúdo de entrevistas com 35 preceptores. Resultados: Apenas os projetos pedagógicos do curso de enfermagem contemplam textualmente as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde relacionadas às boas práticas obstétricas. Segundo os preceptores, eles buscam o alinhamento entre a teoria e a prática desde a sala de aula até os cenários de práticas. Conclusões: Sugere-se que os conteúdos dos projetos pedagógicos dos cursos da residência sejam revistos e atualizados, sempre que necessário, visando corroborar com a formação adequada dos futuros profissionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104 https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104 |
url |
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/149 https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/149/147 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
publisher.none.fl_str_mv |
Ludomedia |
dc.source.none.fl_str_mv |
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 93-104 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 93-104 New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 93-104 2184-7770 10.36367/ntqr.3.2020 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130347058757632 |