A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres de Carvalho, Elisabete Mesquita
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Göttems, Leila Bernarda Donato, Guilhem, Dirce Bellezi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104
Resumo: Introdução: A educação e a saúde são espaços de produção de saberes destinados ao desenvolvimento humano. As mudanças na formação se operam de forma concomitante com a produção de muitos processos na gestão, no ensino, no serviço e na atenção. Objetivos: Verificar se os projetos pedagógicos dos cursos de residência obstétrica, de médicos (as) e enfermeiros (as), dos serviços de saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal contemplam as recomendações das diretrizes nacionais e internacionais de atenção ao parto normal. Métodos: Estudo descritivo, exploratório, com triangulação de dados, de abordagem qualitativa, por meio de análise documental realizada em oito projetos pedagógicos e análise de conteúdo de entrevistas com 35 preceptores. Resultados: Apenas os projetos pedagógicos do curso de enfermagem contemplam textualmente as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde relacionadas às boas práticas obstétricas. Segundo os preceptores, eles buscam o alinhamento entre a teoria e a prática desde a sala de aula até os cenários de práticas. Conclusões: Sugere-se que os conteúdos dos projetos pedagógicos dos cursos da residência sejam revistos e atualizados, sempre que necessário, visando corroborar com a formação adequada dos futuros profissionais.
id RCAP_0afab38d59f1ece5301cdab6c26ca6af
oai_identifier_str oai:ojs.publi.ludomedia.org:article/149
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residênciaThe theme of good obstetric practices in the context of political-pedagogical project of the residenceProfessional Training; Political-Pedagogical Project; Internship and Residency; Natural Childbirth.Formação Profissional; Projeto Político-Pedagógico; Residência; Parto Normal.Introdução: A educação e a saúde são espaços de produção de saberes destinados ao desenvolvimento humano. As mudanças na formação se operam de forma concomitante com a produção de muitos processos na gestão, no ensino, no serviço e na atenção. Objetivos: Verificar se os projetos pedagógicos dos cursos de residência obstétrica, de médicos (as) e enfermeiros (as), dos serviços de saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal contemplam as recomendações das diretrizes nacionais e internacionais de atenção ao parto normal. Métodos: Estudo descritivo, exploratório, com triangulação de dados, de abordagem qualitativa, por meio de análise documental realizada em oito projetos pedagógicos e análise de conteúdo de entrevistas com 35 preceptores. Resultados: Apenas os projetos pedagógicos do curso de enfermagem contemplam textualmente as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde relacionadas às boas práticas obstétricas. Segundo os preceptores, eles buscam o alinhamento entre a teoria e a prática desde a sala de aula até os cenários de práticas. Conclusões: Sugere-se que os conteúdos dos projetos pedagógicos dos cursos da residência sejam revistos e atualizados, sempre que necessário, visando corroborar com a formação adequada dos futuros profissionais.Introduction: Education and health are spaces for the production of knowledge for human development. The changes in training take place concurrently with the production of many processes in management, teaching, service and care. Objectives: To verify if the pedagogical projects of the obstetric residency courses, of doctors and nurses, of the health services of the Secretariat of Health of the Federal District include the recommendations of the national and international guidelines of care for normal childbirth. Methods: Descriptive, exploratory study, with data triangulation, with a qualitative approach, through documentary analysis carried out in eight pedagogical projects and content analysis of interviews with 35 preceptors. Results: Only the pedagogical projects of the nursing course textually contemplate the recommendations of the Ministry of Health and the World Health Organization related to good obstetric practices. According to the preceptors, they seek the alignment between theory and practice from the classroom to the practice scenarios. Conclusions: It is suggested that the contents of the pedagogical projects of the residency courses be reviewed and updated whenever necessary in order to corroborate the appropriate training of future professionals.Ludomedia2020-07-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 93-104New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 93-104New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 93-1042184-777010.36367/ntqr.3.2020reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/149https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/149/147Peres de Carvalho, Elisabete MesquitaGöttems, Leila Bernarda DonatoGuilhem, Dirce Belleziinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-13T09:12:25Zoai:ojs.publi.ludomedia.org:article/149Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:47:59.596033Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência
The theme of good obstetric practices in the context of political-pedagogical project of the residence
title A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência
spellingShingle A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência
Peres de Carvalho, Elisabete Mesquita
Professional Training; Political-Pedagogical Project; Internship and Residency; Natural Childbirth.
Formação Profissional; Projeto Político-Pedagógico; Residência; Parto Normal.
title_short A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência
title_full A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência
title_fullStr A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência
title_full_unstemmed A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência
title_sort A temática das boas práticas obstétricas no contexto do projeto político-pedagógico da residência
author Peres de Carvalho, Elisabete Mesquita
author_facet Peres de Carvalho, Elisabete Mesquita
Göttems, Leila Bernarda Donato
Guilhem, Dirce Bellezi
author_role author
author2 Göttems, Leila Bernarda Donato
Guilhem, Dirce Bellezi
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peres de Carvalho, Elisabete Mesquita
Göttems, Leila Bernarda Donato
Guilhem, Dirce Bellezi
dc.subject.por.fl_str_mv Professional Training; Political-Pedagogical Project; Internship and Residency; Natural Childbirth.
Formação Profissional; Projeto Político-Pedagógico; Residência; Parto Normal.
topic Professional Training; Political-Pedagogical Project; Internship and Residency; Natural Childbirth.
Formação Profissional; Projeto Político-Pedagógico; Residência; Parto Normal.
description Introdução: A educação e a saúde são espaços de produção de saberes destinados ao desenvolvimento humano. As mudanças na formação se operam de forma concomitante com a produção de muitos processos na gestão, no ensino, no serviço e na atenção. Objetivos: Verificar se os projetos pedagógicos dos cursos de residência obstétrica, de médicos (as) e enfermeiros (as), dos serviços de saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal contemplam as recomendações das diretrizes nacionais e internacionais de atenção ao parto normal. Métodos: Estudo descritivo, exploratório, com triangulação de dados, de abordagem qualitativa, por meio de análise documental realizada em oito projetos pedagógicos e análise de conteúdo de entrevistas com 35 preceptores. Resultados: Apenas os projetos pedagógicos do curso de enfermagem contemplam textualmente as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde relacionadas às boas práticas obstétricas. Segundo os preceptores, eles buscam o alinhamento entre a teoria e a prática desde a sala de aula até os cenários de práticas. Conclusões: Sugere-se que os conteúdos dos projetos pedagógicos dos cursos da residência sejam revistos e atualizados, sempre que necessário, visando corroborar com a formação adequada dos futuros profissionais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104
https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104
url https://doi.org/10.36367/ntqr.3.2020.93-104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/149
https://publi.ludomedia.org/index.php/ntqr/article/view/149/147
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
publisher.none.fl_str_mv Ludomedia
dc.source.none.fl_str_mv New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Qualitative Research in Health: advances and challenges; 93-104
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigación Cualitativa en Salud: avances y desafíos; 93-104
New Trends in Qualitative Research; Vol. 3 (2020): Investigação Qualitativa em Saúde: avanços e desafios; 93-104
2184-7770
10.36367/ntqr.3.2020
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130347058757632