Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Ana Sofia Carriço da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15617
Resumo: O estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental na formação académica de um professor, que, quando devidamente orientado, envolve todo o conhecimento teórico, mas também desenvolve novas estratégias de aprendizagem. O presente documento tem como objetivo relatar de forma reflexiva, crítica e sustentada as atividades e experiências mais significativas que decorreram ao longo do estágio pedagógico, destacando as que apresentaram maior impacto ao nível da formação profissional e pessoal. O agrupamento de escolas de Caneças, nomeadamente a escola secundária de Caneças, foi o palco da minha intervenção para o desenvolvimento das competências relacionadas com os objetivos específicos do estágio pedagógico, nas suas diferentes áreas, sem esquecer as relações que existem estre elas. Entre a ação humana e a estrutura inerente, este relatório aborda as crenças e conhecimentos profissionais/académicos adquiridos anteriormente, passando pelo valor inquestionável na educação física para a educação integral das crianças e jovens. O essencial consiste na reflexão na/e sobre a ação, dentro das diferentes dimensões de atuação propostas pelo modelo de formação inicial, planeamento, avaliação e condução do ensino da educação física, desporto escolar e direção de turma, intervindo não só na escola, mas também na comunidade. Este documento mostra que a singularidade deste processo pedagógico é consequência de todo o contexto escolar, de todos os seus intervenientes e da relação entre estas duas variáveis.
id RCAP_0afad5b51ef5a6109bcaa680bc20eed2
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15617
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de CaneçasEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso ensino-aprendizagemRelação escola-famíliaInvestigação-açãoPedagogical internshipPhysical educationLearning processSchool-family relationshipAction researchDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental na formação académica de um professor, que, quando devidamente orientado, envolve todo o conhecimento teórico, mas também desenvolve novas estratégias de aprendizagem. O presente documento tem como objetivo relatar de forma reflexiva, crítica e sustentada as atividades e experiências mais significativas que decorreram ao longo do estágio pedagógico, destacando as que apresentaram maior impacto ao nível da formação profissional e pessoal. O agrupamento de escolas de Caneças, nomeadamente a escola secundária de Caneças, foi o palco da minha intervenção para o desenvolvimento das competências relacionadas com os objetivos específicos do estágio pedagógico, nas suas diferentes áreas, sem esquecer as relações que existem estre elas. Entre a ação humana e a estrutura inerente, este relatório aborda as crenças e conhecimentos profissionais/académicos adquiridos anteriormente, passando pelo valor inquestionável na educação física para a educação integral das crianças e jovens. O essencial consiste na reflexão na/e sobre a ação, dentro das diferentes dimensões de atuação propostas pelo modelo de formação inicial, planeamento, avaliação e condução do ensino da educação física, desporto escolar e direção de turma, intervindo não só na escola, mas também na comunidade. Este documento mostra que a singularidade deste processo pedagógico é consequência de todo o contexto escolar, de todos os seus intervenientes e da relação entre estas duas variáveis.pedagogical internship is a fundamental step in the academic formation of a teacher, when properly oriented, involves all theoretical knowledge, but also develops new learning strategies. The purpose of this document is to report in a reflexive, critical and sustained manner the most significant activities and experiences that took place during the pedagogic stage, highlighting those that had the greatest impact on professional and personal training. Caneças Secundary School was the scene of my intervention for the development of competencies related to the specific objectives of the pedagogic internship, in their different areas, not forgetting the relationships that exist between them. Between human action and the inherent structure, this report addresses the previously acquired professional/academic beliefs and knowledge, and the unquestionable value of physical education in the integral education of children and youth. The essentials consists in the reflection on the action, and about it, within the different dimensions of action proposed by the initial model of formation, planning, evaluation and conduction of physical education teaching, school sports and class direction, intervening not only in school but also in the community. This document shows that the singularity of this pedagogical process is a consequence of the entire school context, of all its participants and of the relationship between these two variables.Ferro, Nuno Alberto SerucaRepositório da Universidade de LisboaCruz, Ana Sofia Carriço da2018-06-14T14:42:55Z2018-04-112018-04-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfimage/jpegapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/15617TID:201924200porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:33Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15617Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:15.025901Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
Cruz, Ana Sofia Carriço da
Estágio pedagógico
Educação física
Processo ensino-aprendizagem
Relação escola-família
Investigação-ação
Pedagogical internship
Physical education
Learning process
School-family relationship
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
author Cruz, Ana Sofia Carriço da
author_facet Cruz, Ana Sofia Carriço da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferro, Nuno Alberto Seruca
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Ana Sofia Carriço da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio pedagógico
Educação física
Processo ensino-aprendizagem
Relação escola-família
Investigação-ação
Pedagogical internship
Physical education
Learning process
School-family relationship
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio pedagógico
Educação física
Processo ensino-aprendizagem
Relação escola-família
Investigação-ação
Pedagogical internship
Physical education
Learning process
School-family relationship
Action research
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O estágio pedagógico assume-se como uma etapa fundamental na formação académica de um professor, que, quando devidamente orientado, envolve todo o conhecimento teórico, mas também desenvolve novas estratégias de aprendizagem. O presente documento tem como objetivo relatar de forma reflexiva, crítica e sustentada as atividades e experiências mais significativas que decorreram ao longo do estágio pedagógico, destacando as que apresentaram maior impacto ao nível da formação profissional e pessoal. O agrupamento de escolas de Caneças, nomeadamente a escola secundária de Caneças, foi o palco da minha intervenção para o desenvolvimento das competências relacionadas com os objetivos específicos do estágio pedagógico, nas suas diferentes áreas, sem esquecer as relações que existem estre elas. Entre a ação humana e a estrutura inerente, este relatório aborda as crenças e conhecimentos profissionais/académicos adquiridos anteriormente, passando pelo valor inquestionável na educação física para a educação integral das crianças e jovens. O essencial consiste na reflexão na/e sobre a ação, dentro das diferentes dimensões de atuação propostas pelo modelo de formação inicial, planeamento, avaliação e condução do ensino da educação física, desporto escolar e direção de turma, intervindo não só na escola, mas também na comunidade. Este documento mostra que a singularidade deste processo pedagógico é consequência de todo o contexto escolar, de todos os seus intervenientes e da relação entre estas duas variáveis.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-14T14:42:55Z
2018-04-11
2018-04-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15617
TID:201924200
url http://hdl.handle.net/10400.5/15617
identifier_str_mv TID:201924200
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
image/jpeg
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131101218734080