Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Marta Filipa Raimundo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/27947
Resumo: O relatório final descreve as experiências sentidas ao longo do Estágio Pedagógico no papel de professora-estagiária na Escola Secundária de Caneças no ano letivo 2021/2022, fundamentado através de evidências científicas de referência. Este processo de formação caraterizado por inúmeros desafios e aprendizagens tem impacto na vida de um professor-estagiário, culminando na construção e enriquecimento da identidade profissional e pessoal desenvolvidos pelo trabalho individual e pela elevada cooperação com os seus pares. Para tal efeito, o Estágio Pedagógico respeita quatro áreas que orientam o decurso de formação, destacam os principais objetivos a seguir e as competências a alcançar para o sucesso das funções de docência na disciplina de Educação Física. O conjunto de conhecimentos adquiridos no estágio revelaram-se essenciais para o diagnóstico das dificuldades e para a aquisição de estratégias de superação e de projeção para futuras situações. Potenciaram a experiência na dinâmica escolar, especificamente no contexto da escola de estágio, a tomada de decisão, a capacidade de responsabilidade e iniciativa, o trabalho em equipa com a comunidade escolar, o sentido crítico e reflexivo bem como a capacidade de autonomia resultando, assim, num conjunto de particularidades importantes que visam ter influência na vida profissional.
id RCAP_88d0e17c9ff072ed7cb8fe5b650afc2c
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27947
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de CaneçasEducação físicaAprendizagemProfessorAlunoEscolaEstágio PedagógicoProcesso ensino-aprendizagemPhysical educationLearningTeacherStudentSchoolPedagogical InternshipTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório final descreve as experiências sentidas ao longo do Estágio Pedagógico no papel de professora-estagiária na Escola Secundária de Caneças no ano letivo 2021/2022, fundamentado através de evidências científicas de referência. Este processo de formação caraterizado por inúmeros desafios e aprendizagens tem impacto na vida de um professor-estagiário, culminando na construção e enriquecimento da identidade profissional e pessoal desenvolvidos pelo trabalho individual e pela elevada cooperação com os seus pares. Para tal efeito, o Estágio Pedagógico respeita quatro áreas que orientam o decurso de formação, destacam os principais objetivos a seguir e as competências a alcançar para o sucesso das funções de docência na disciplina de Educação Física. O conjunto de conhecimentos adquiridos no estágio revelaram-se essenciais para o diagnóstico das dificuldades e para a aquisição de estratégias de superação e de projeção para futuras situações. Potenciaram a experiência na dinâmica escolar, especificamente no contexto da escola de estágio, a tomada de decisão, a capacidade de responsabilidade e iniciativa, o trabalho em equipa com a comunidade escolar, o sentido crítico e reflexivo bem como a capacidade de autonomia resultando, assim, num conjunto de particularidades importantes que visam ter influência na vida profissional.The final report describes in a critical and reflective way, with a projective character, the experiences felt throughout the pedagogical internship in the role of teacher-trainee at Escola Secundária de Caneças in the academic year 2021/2022, based on scientific reference evidence. This training process, highlighted by numerous challenges and learning experiences, has an impact on the life of a trainee teacher, culminating in the construction and enrichment of professional and personal identity, which are developed through individual work and high cooperation with peers. For this purpose, the pedagogical internship respects four areas that guide the course of training, highlight the main objectives to follow and the skills to be achieved for the success of teaching functions in the discipline of Physical Education. The set of knowledge acquired in the internship proved to be essential for the diagnosis of difficulties and for the acquisition of overcoming and projection strategies for future situations, enhancing the experience in school dynamics, specifically in the context of the internship school, decision-making, the capacity for responsibility and initiative, teamwork with the school community, the critical and reflective sense as well as the capacity for autonomy. Thus resulting in a set of important particularities that aim to influence professional life.Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaMartins, Marta Filipa Raimundo2023-06-23T14:50:21Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27947TID:203319460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-25T01:30:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:31.525083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
spellingShingle Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
Martins, Marta Filipa Raimundo
Educação física
Aprendizagem
Professor
Aluno
Escola
Estágio Pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Physical education
Learning
Teacher
Student
School
Pedagogical Internship
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_fullStr Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_full_unstemmed Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
title_sort Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
author Martins, Marta Filipa Raimundo
author_facet Martins, Marta Filipa Raimundo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria João Figueira
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Marta Filipa Raimundo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Aprendizagem
Professor
Aluno
Escola
Estágio Pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Physical education
Learning
Teacher
Student
School
Pedagogical Internship
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Aprendizagem
Professor
Aluno
Escola
Estágio Pedagógico
Processo ensino-aprendizagem
Physical education
Learning
Teacher
Student
School
Pedagogical Internship
Teaching-learning process
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O relatório final descreve as experiências sentidas ao longo do Estágio Pedagógico no papel de professora-estagiária na Escola Secundária de Caneças no ano letivo 2021/2022, fundamentado através de evidências científicas de referência. Este processo de formação caraterizado por inúmeros desafios e aprendizagens tem impacto na vida de um professor-estagiário, culminando na construção e enriquecimento da identidade profissional e pessoal desenvolvidos pelo trabalho individual e pela elevada cooperação com os seus pares. Para tal efeito, o Estágio Pedagógico respeita quatro áreas que orientam o decurso de formação, destacam os principais objetivos a seguir e as competências a alcançar para o sucesso das funções de docência na disciplina de Educação Física. O conjunto de conhecimentos adquiridos no estágio revelaram-se essenciais para o diagnóstico das dificuldades e para a aquisição de estratégias de superação e de projeção para futuras situações. Potenciaram a experiência na dinâmica escolar, especificamente no contexto da escola de estágio, a tomada de decisão, a capacidade de responsabilidade e iniciativa, o trabalho em equipa com a comunidade escolar, o sentido crítico e reflexivo bem como a capacidade de autonomia resultando, assim, num conjunto de particularidades importantes que visam ter influência na vida profissional.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-23T14:50:21Z
2023
2023-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/27947
TID:203319460
url http://hdl.handle.net/10400.5/27947
identifier_str_mv TID:203319460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131683078799360