Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/27947 |
Resumo: | O relatório final descreve as experiências sentidas ao longo do Estágio Pedagógico no papel de professora-estagiária na Escola Secundária de Caneças no ano letivo 2021/2022, fundamentado através de evidências científicas de referência. Este processo de formação caraterizado por inúmeros desafios e aprendizagens tem impacto na vida de um professor-estagiário, culminando na construção e enriquecimento da identidade profissional e pessoal desenvolvidos pelo trabalho individual e pela elevada cooperação com os seus pares. Para tal efeito, o Estágio Pedagógico respeita quatro áreas que orientam o decurso de formação, destacam os principais objetivos a seguir e as competências a alcançar para o sucesso das funções de docência na disciplina de Educação Física. O conjunto de conhecimentos adquiridos no estágio revelaram-se essenciais para o diagnóstico das dificuldades e para a aquisição de estratégias de superação e de projeção para futuras situações. Potenciaram a experiência na dinâmica escolar, especificamente no contexto da escola de estágio, a tomada de decisão, a capacidade de responsabilidade e iniciativa, o trabalho em equipa com a comunidade escolar, o sentido crítico e reflexivo bem como a capacidade de autonomia resultando, assim, num conjunto de particularidades importantes que visam ter influência na vida profissional. |
id |
RCAP_88d0e17c9ff072ed7cb8fe5b650afc2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/27947 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de CaneçasEducação físicaAprendizagemProfessorAlunoEscolaEstágio PedagógicoProcesso ensino-aprendizagemPhysical educationLearningTeacherStudentSchoolPedagogical InternshipTeaching-learning processDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO relatório final descreve as experiências sentidas ao longo do Estágio Pedagógico no papel de professora-estagiária na Escola Secundária de Caneças no ano letivo 2021/2022, fundamentado através de evidências científicas de referência. Este processo de formação caraterizado por inúmeros desafios e aprendizagens tem impacto na vida de um professor-estagiário, culminando na construção e enriquecimento da identidade profissional e pessoal desenvolvidos pelo trabalho individual e pela elevada cooperação com os seus pares. Para tal efeito, o Estágio Pedagógico respeita quatro áreas que orientam o decurso de formação, destacam os principais objetivos a seguir e as competências a alcançar para o sucesso das funções de docência na disciplina de Educação Física. O conjunto de conhecimentos adquiridos no estágio revelaram-se essenciais para o diagnóstico das dificuldades e para a aquisição de estratégias de superação e de projeção para futuras situações. Potenciaram a experiência na dinâmica escolar, especificamente no contexto da escola de estágio, a tomada de decisão, a capacidade de responsabilidade e iniciativa, o trabalho em equipa com a comunidade escolar, o sentido crítico e reflexivo bem como a capacidade de autonomia resultando, assim, num conjunto de particularidades importantes que visam ter influência na vida profissional.The final report describes in a critical and reflective way, with a projective character, the experiences felt throughout the pedagogical internship in the role of teacher-trainee at Escola Secundária de Caneças in the academic year 2021/2022, based on scientific reference evidence. This training process, highlighted by numerous challenges and learning experiences, has an impact on the life of a trainee teacher, culminating in the construction and enrichment of professional and personal identity, which are developed through individual work and high cooperation with peers. For this purpose, the pedagogical internship respects four areas that guide the course of training, highlight the main objectives to follow and the skills to be achieved for the success of teaching functions in the discipline of Physical Education. The set of knowledge acquired in the internship proved to be essential for the diagnosis of difficulties and for the acquisition of overcoming and projection strategies for future situations, enhancing the experience in school dynamics, specifically in the context of the internship school, decision-making, the capacity for responsibility and initiative, teamwork with the school community, the critical and reflective sense as well as the capacity for autonomy. Thus resulting in a set of important particularities that aim to influence professional life.Martins, Maria João FigueiraRepositório da Universidade de LisboaMartins, Marta Filipa Raimundo2023-06-23T14:50:21Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/27947TID:203319460porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-25T01:30:54Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/27947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:01:31.525083Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças |
title |
Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças |
spellingShingle |
Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças Martins, Marta Filipa Raimundo Educação física Aprendizagem Professor Aluno Escola Estágio Pedagógico Processo ensino-aprendizagem Physical education Learning Teacher Student School Pedagogical Internship Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças |
title_full |
Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças |
title_fullStr |
Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças |
title_full_unstemmed |
Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças |
title_sort |
Relatório Final de Estágio realizado na Escola Secundária de Caneças |
author |
Martins, Marta Filipa Raimundo |
author_facet |
Martins, Marta Filipa Raimundo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Maria João Figueira Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Marta Filipa Raimundo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Aprendizagem Professor Aluno Escola Estágio Pedagógico Processo ensino-aprendizagem Physical education Learning Teacher Student School Pedagogical Internship Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação física Aprendizagem Professor Aluno Escola Estágio Pedagógico Processo ensino-aprendizagem Physical education Learning Teacher Student School Pedagogical Internship Teaching-learning process Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O relatório final descreve as experiências sentidas ao longo do Estágio Pedagógico no papel de professora-estagiária na Escola Secundária de Caneças no ano letivo 2021/2022, fundamentado através de evidências científicas de referência. Este processo de formação caraterizado por inúmeros desafios e aprendizagens tem impacto na vida de um professor-estagiário, culminando na construção e enriquecimento da identidade profissional e pessoal desenvolvidos pelo trabalho individual e pela elevada cooperação com os seus pares. Para tal efeito, o Estágio Pedagógico respeita quatro áreas que orientam o decurso de formação, destacam os principais objetivos a seguir e as competências a alcançar para o sucesso das funções de docência na disciplina de Educação Física. O conjunto de conhecimentos adquiridos no estágio revelaram-se essenciais para o diagnóstico das dificuldades e para a aquisição de estratégias de superação e de projeção para futuras situações. Potenciaram a experiência na dinâmica escolar, especificamente no contexto da escola de estágio, a tomada de decisão, a capacidade de responsabilidade e iniciativa, o trabalho em equipa com a comunidade escolar, o sentido crítico e reflexivo bem como a capacidade de autonomia resultando, assim, num conjunto de particularidades importantes que visam ter influência na vida profissional. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-23T14:50:21Z 2023 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/27947 TID:203319460 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/27947 |
identifier_str_mv |
TID:203319460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131683078799360 |