Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/19768 |
Resumo: | Este trabalho decorre das experiências de ensino-aprendizagem realizadas em contexto de estágio profissional com vista à obtenção de requisitos para o exercício do ensino da Educação Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico, do sistema educativo Português. Desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, durante o ano letivo de 2017/2018, este relatório apresenta, analisa e reflete sobre as atividades desenvolvidas e que se articulam em três vertentes de ação: 1.ª) a ação pedagógica da disciplina conforme o Currículo Nacional; 2.ª) o projeto artístico a partir da qual se desenvolveu a ação pedagógica; 3.ª) a ação de investigação que, a partir da análise reflexiva, permitiu, por um lado, potenciar a melhoria das práticas e das experiências pedagógico-artísticas e, por outro, perceber o impacto das mesmas através da apreciação feita pelos agentes envolvidos no processo. Para o efeito, foram realizados dois projetos de teatros musicais, através dos quais foram manipulados elementos estético-artísticos interdisciplinares, visando permitir experiências pedagógicas significativas, no âmbito da Educação Musical. Os resultados apresentados, que são, por um lado, o relato do próprio processo pedagógico-artístico e a manipulação dos seus elementos estéticos e, por outro, a aferição do impacto das experiências realizadas nos agentes envolvidos no processo, sugerem que a realização de ações educativas baseadas na concepção/desenvolvimento/concretização de processos artísticos podem contribuir para melhorar o modo como os alunos experienciam os conteúdos programáticos da Educação Musical. |
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Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoEducação musicalEducação artísticaInterdisciplinariedade artísticaEducação baseada em ArteDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoEste trabalho decorre das experiências de ensino-aprendizagem realizadas em contexto de estágio profissional com vista à obtenção de requisitos para o exercício do ensino da Educação Musical no 2.º Ciclo do Ensino Básico, do sistema educativo Português. Desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, durante o ano letivo de 2017/2018, este relatório apresenta, analisa e reflete sobre as atividades desenvolvidas e que se articulam em três vertentes de ação: 1.ª) a ação pedagógica da disciplina conforme o Currículo Nacional; 2.ª) o projeto artístico a partir da qual se desenvolveu a ação pedagógica; 3.ª) a ação de investigação que, a partir da análise reflexiva, permitiu, por um lado, potenciar a melhoria das práticas e das experiências pedagógico-artísticas e, por outro, perceber o impacto das mesmas através da apreciação feita pelos agentes envolvidos no processo. Para o efeito, foram realizados dois projetos de teatros musicais, através dos quais foram manipulados elementos estético-artísticos interdisciplinares, visando permitir experiências pedagógicas significativas, no âmbito da Educação Musical. Os resultados apresentados, que são, por um lado, o relato do próprio processo pedagógico-artístico e a manipulação dos seus elementos estéticos e, por outro, a aferição do impacto das experiências realizadas nos agentes envolvidos no processo, sugerem que a realização de ações educativas baseadas na concepção/desenvolvimento/concretização de processos artísticos podem contribuir para melhorar o modo como os alunos experienciam os conteúdos programáticos da Educação Musical.This work stems from teaching-learning experiences carried out in the context of a professional internship in order to obtain requirements for the exercise of the teaching of Music Education in the 2nd Basic Education Cycle of the portuguese educational system. Developed within the scope of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice, of the Master Degree in Teaching Music Education in Basic School, during the academic year of 2017/2018, this report presents, analyzes and reflects on the activities developed and articulated in three strands of action: 1) the pedagogical action of the discipline according to the National Curriculum; 2) the artistic project from which the pedagogical action was developed; 3) the research action that, based on the reflexive analysis, allowed, on the one hand, to enhance the improvement of pedagogical-artistic practices and experiences and, on the other, to perceive the impact of the same through the appreciation made by the agents involved in the process. For this purpose, two musical theater projects were carried out, through which aesthetic-artistic interdisciplinary elements were manipulated, aiming to allow significant pedagogical experiences in the field of Music Education. The results presented are the report of the pedagogical-artistic process itself and the manipulation of its aesthetic elements and the assessment of the impact of the experiments carried out on the agents involved in the process, suggest that the performance of actions education based on the conception / development / realization of artistic processes can contribute to improve the way students experience the subject of Music Education.Alves, Vasco Paulo CecílioBiblioteca Digital do IPBCabral, Mariana Filipa Fernandes Gonçalves2019-11-05T12:01:31Z201920182019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/19768TID:202284883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:45:09Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/19768Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:10:22.170246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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