Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18872
Resumo: Este relatório tem como base relatar e fundamentar as práticas pedagógicas implementadas ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2016/2017 na Escola Paulo Quintela, em Bragança. Pude observar, durante o período dedicado ao conhecimento do contexto escolar, que os alunos apresentavam défice de experiências práticas na Educação Musical que promovessem a criatividade. Para colmatar o problema detetado, reforcei a minha numa prática ativa e na análise da revisão literária com enfoque a várias pedagogias e abordagens musicais de referência. Deste modo e, assente numa panóplia de autores, tais como Edgar Willems, Christopher Azzara, John Paynter, Murray Shaffer, Zoltan Kódaly, Jos Wuytack, entre outros entendi que a minha prática e experiência profissional fosse baseada nas suas filosofias. A minha atenção recaiu ainda em Carl Orff, cuja abordagem Orff-Schulwerk, se tornou o enfoque da minha atuação para explorar, a partir de experiências musicais, a criatividade dos alunos. A metodologia seguida procurou acentar numa Investigação-Ação em Educação Musical, no sentido de uma atitude sempre em crescendo para a construção de uma prática e experiências musicais profícuas.
id RCAP_6896e28ed9eafff2f39c78d7cea2b41b
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18872
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoEducação Musicalabordagem Orff-SchulwerkCriatividadeVivência musicalDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisEste relatório tem como base relatar e fundamentar as práticas pedagógicas implementadas ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2016/2017 na Escola Paulo Quintela, em Bragança. Pude observar, durante o período dedicado ao conhecimento do contexto escolar, que os alunos apresentavam défice de experiências práticas na Educação Musical que promovessem a criatividade. Para colmatar o problema detetado, reforcei a minha numa prática ativa e na análise da revisão literária com enfoque a várias pedagogias e abordagens musicais de referência. Deste modo e, assente numa panóplia de autores, tais como Edgar Willems, Christopher Azzara, John Paynter, Murray Shaffer, Zoltan Kódaly, Jos Wuytack, entre outros entendi que a minha prática e experiência profissional fosse baseada nas suas filosofias. A minha atenção recaiu ainda em Carl Orff, cuja abordagem Orff-Schulwerk, se tornou o enfoque da minha atuação para explorar, a partir de experiências musicais, a criatividade dos alunos. A metodologia seguida procurou acentar numa Investigação-Ação em Educação Musical, no sentido de uma atitude sempre em crescendo para a construção de uma prática e experiências musicais profícuas.This report intends to report and to base the pedagogical practices implemented throughout my Supervised Teaching Practice, during the academic year 2016/2017 at the Paulo Quintela Basic School in Bragança. During the period dedicated to the knowledge of the school context, I could observe that the target students had a lack of practical experiences in music education that promoted creativity. In order to overcome the problem, I reinforced mine in an active practice and in the analysis of the literary revision with a focus on several pedagogies and reference musical approaches. Thus, based on a number of authors, such as Edgar Willems, Christopher Azzara, John Paynter, Murray Shaffer, Zoltan Kódaly and Jos Wuytack, among others, I understood that my practice and professional experience was based on his philosophies. My attention fell on Carl Orff, whose Orff-Schulwerk approach became the focus of my performance to explore, from musical experiences, the creativity of students. The methodology followed sought to emphasize a Research-Action in Music Education, in the sense of an ever-growing attitude towards the construction of a practice and fruitful musical experiences.Castro, Maria Isabel Ribeiro deBiblioteca Digital do IPBCaetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva2019-02-12T14:18:13Z201720162017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18872TID:201827948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:43:05Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18872Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:09.933980Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
spellingShingle Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
Educação Musical
abordagem Orff-Schulwerk
Criatividade
Vivência musical
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_fullStr Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_sort Prática de Ensino Supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
author Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
author_facet Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castro, Maria Isabel Ribeiro de
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Caetano, Pedro Duarte Fonseca da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Musical
abordagem Orff-Schulwerk
Criatividade
Vivência musical
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação Musical
abordagem Orff-Schulwerk
Criatividade
Vivência musical
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Este relatório tem como base relatar e fundamentar as práticas pedagógicas implementadas ao longo da minha Prática de Ensino Supervisionada, durante o ano letivo de 2016/2017 na Escola Paulo Quintela, em Bragança. Pude observar, durante o período dedicado ao conhecimento do contexto escolar, que os alunos apresentavam défice de experiências práticas na Educação Musical que promovessem a criatividade. Para colmatar o problema detetado, reforcei a minha numa prática ativa e na análise da revisão literária com enfoque a várias pedagogias e abordagens musicais de referência. Deste modo e, assente numa panóplia de autores, tais como Edgar Willems, Christopher Azzara, John Paynter, Murray Shaffer, Zoltan Kódaly, Jos Wuytack, entre outros entendi que a minha prática e experiência profissional fosse baseada nas suas filosofias. A minha atenção recaiu ainda em Carl Orff, cuja abordagem Orff-Schulwerk, se tornou o enfoque da minha atuação para explorar, a partir de experiências musicais, a criatividade dos alunos. A metodologia seguida procurou acentar numa Investigação-Ação em Educação Musical, no sentido de uma atitude sempre em crescendo para a construção de uma prática e experiências musicais profícuas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-02-12T14:18:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/18872
TID:201827948
url http://hdl.handle.net/10198/18872
identifier_str_mv TID:201827948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135352144789504